TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Neuroanatomia

Por:   •  18/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

WENDELL BRITO DE MELO – R.A. 8007861  

Neuroanatomia

Trabalho apresentado ao Centro Universitário      Claretiano, para a disciplina de Neuroanatomia, como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Edson Donizetti Verri.

(CLARETIANO - CUIABÁ)
2017

  1. Qual é a importância da posição anatômica para sua atuação profissional como educador físico?

R:   É importante para  o  profissional pois com a posição anatômica temos um ponto de partida para o estudo dos movimentos feitos pele corpo,  tornando mais fácil o estudo e sua aplicação.

  1. Explique os planos de secção mediano ou sagital, frontal ou coronal e transversal. Quais são os termos de relação de cada um destes planos de secção?

R: Plano mediano ou sagital: divide o corpo em duas metades, direita e esquerda.

            Plano frontal ou coronal: são planos verticais que passam através do corpo em

            Ângulos retos com o plano mediano, dividindo em duas partes, anterior e  posterior.

           Plano transversal : são planos que cortam o corpo horizontalmente. Divide o   corpo em duas metades diferentes, superior e inferior.  

          Os termos de relação são: Anterior/ventral/frontal/Posterior/dorsal/Médio

  1. Quais são os ossos do membro superior e inferior e, a sua classificação, quanto ao seu tipo?

R: Membros Superior:

- Clavícula: osso longo

- Escápula: osso plano ou irregular

- Úmero: osso longo

- Ulna: osso longo

- Rádio: osso longo

- Mão de divide em carpo, metacarpo e falange

Membros Inferiores:

- Ossos do quadril: ílio, o ísquio e o púbis: Plano ou irregular.

- Fêmur: osso longo

- Tíbia: osso longo

- Fíbula: osso longo

- tarso, metatársicos e falanges: ossos curtos

  1. Dê a classificação morfológica e funcional das articulações do ombro, cotovelo e punho. Qual é sua importância para sua atuação profissional?

R:

 OMBRO  

Articulação Esternoclavicular/ Tipo sinovial.

COTOVELO  

três articulações: úmero-ulnar, úmero-radial e rádio-ulnar proximal / tipo sinoviais.

PUNHO  

Morfologia:  Articulação  móvel,  do  tipo  sinovial  trocoide  (na  articulação  rádio -ulnar distal) e sinovial condilar (na articulação rádio-cárpica)

  1. Quais são os eixos anatômicos e quais movimentos ocorre em cada um destes eixos? Estes eixos estão perpendiculares a qual plano de secção?

R: Plano Sagital: Flexão, Extensão, Hiperextensão, Dorsiflexão, Flexão.

Plano Frontal: Abdução/Adução, Desvio Ulnar e Radial, Elevação, Depressão, Inversão, Eversão, Flexão Lateral, Extensão Lateral.

 Plano Transversal: Rotação medial, rotação lateral, Pronação, Supinação, Adução horizontal, Abdução horizontal.

  1. O que é um músculo agonista, antagonista, postural e sinergista (classificação funcional dos músculos esqueléticos)?

R:

- Agonista: é o principal músculo produzindo movimento articular ou mantendo uma postura.  É o musculo principal do exercício.

- Antagonista: é um músculo que não está se contraindo e nem auxilia ao movimento mais que passivamente se alonga ou encurta para permitir que o movimento ocorra.  

- Sinergista: é o músculo é que se contrai ao mesmo no tempo do agonista, mas não é o principal músculo responsável pelo movimento ou manutenção da postura. 

  1. Citar os músculos com sua origem e inserção que atuam no ombro durante os movimentos de flexão, extensão, abdução, adução, rotação medial e lateral.

R:

- Peitoral maior: Origem na metade medial da clavícula, no esterno e nas cartilagens costais das 6 primeiras costelas e na aponeurose do músculo oblíquo externo do abdome. Inserção no tubérculo maior do úmero. Sua ação é flexionar, aduzir e rodar medialmente o ombro

- Músculo deltoide: Origem no terço lateral da clavícula, no acrômio e na espinha da escápula. Inserção na tuberosidade deltóide do úmero. Sua ação é flexionar, abduzir e estender o ombro.

- Grande dorsal: Origem nos processos espinhosos das seis últimas vértebras torácicas, em todas as vértebras lombares, no sacro e na crista ilíaca. Inserção na margem medial do sulco intertubercular do úmero. sua ação é estender, aduzir e rodar medialmente o ombro.

- Músculo supraespinal: origem na fossa supraespinal da escápula. Inserção no tubérculo maior do úmero e sua ação é abdução do ombro.

- Músculo Infraespinal: Origem : na fossa infraespinal da escapula. Inserção no tubérculo maior do úmero e sua ação é rodar lateralmente o ombro.

- Músculo subescapular: Origem na fossa subescapular da escápula. Inserção no tubérculo menor do úmero e sua ação é rotação medial do ombro.

- Músculo redondo maior: Origem na borda lateral da escápula e ângulo inferior da escápula. Inserção no tubérculo menor do úmero e sua ação é rotação medial do ombro.

- Músculo redondo menor: Origem na borda lateral da escápula. Inserção no tubérculo maior do úmero e sua ação é rotação lateral do ombro.

- Músculo coracobraquial: Origem no processo coracoide da escápula. Inserção na face anteromedial do úmero e sua ação é flexionar horizontalmente o ombro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (142.8 Kb)   docx (570.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com