TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  2/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 5

PRÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Nome Completo: Luisa Renck Lucion

RGM: 21612447

Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul

Data: 10/05/2022

Atividade Reflexiva I

Roteiro de Reconhecimento Escolar

  1. Quais pontos você observaria ao adentrar em uma instituição escolar? Indique itens relacionados à estrutura pedagógica geral e específica à Educação Física. Comente sobre os itens que você encontrou e quais itens você esperaria encontrar.

Quando entramos em uma escola, devemos prestar a atenção a sua estrutura física: o pátio, os banheiros, os espaços específicos para a educação infantil, quando houver, se os brinquedos estão em boa qualidade de conservação, como são as salas de aula, se existem auxiliares para a educação infantil, se existe separação dos espaços utilizados por crianças maiores e menores. O educador físico deve observar também o ambiente destinado as aulas de Educação Física: se existe quadra poli esportiva, se a quadra é coberta ou se é um ginásio fechado, como é a iluminação, se existe materiais suficientes e adequados para as aulas, se o espaço atende as demandas da escola.

Ao entrar na escola, encontrei um ambiente muito bem preparado para receber seus alunos. A escola em questão recebe desde crianças da Educação Infantil até adolescentes do Ensino Médio. Nessa escola é possível que a criança seja matriculada no Maternal (3 anos de idade) e percorra toda a sua vida estudantil na mesma instituição de ensino, saindo apenas quando se formar e for fazer faculdade. Existem prédios separados, um para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e outro para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O pátio, onde são realizados os intervalos é compartilhado, porém existem horários diferentes de recreio, fazendo com que os alunos maiores não utilizem o espaço enquanto os menores lancham. As turmas de Educação Infantil possuem auxiliares em sala de aula, ajudando as professoras nas situações mais diversas. Existem banheiros acessíveis em ambos os prédios. Quanto aos ambientes específicos à Educação Física, a escola possui apenas um ginásio poli esportivo. Devido a quantidade de salas, as vezes existe a necessidade de duas turmas utilizarem o mesmo ambiente simultaneamente, nesse caso, existe uma rede que é estendida por toda a largura da quadra dividindo o ambiente em dois, dessa forma, a atividade de uma turma não atrapalha a da outra. A escola possui também uma grande quantidade de bolas, das mais diversas modalidades, bambolês, cones, cordas, colchonetes, dois postes e uma rede de vôlei. Se trata de uma instituição com uma grande gama de materiais esportivos, facilitando o preparo das aulas de Educação Física. A maior dificuldade que eu percebi foi a necessidade de dividir a quadra entre duas turmas diferentes pois, mesmo com a rede separando os lados, o ambiente fica excessivamente barulhento quando em ocasião de uso conjunto, dessa forma dificultando a comunicação do professor com os alunos.

  1. Descreva o que você perguntaria aos responsáveis pela gestão escolar (direção ou coordenação pedagógica)? Qual seria a resposta esperada?

A elaboração do Projeto Pedagógico da escola teve a participação da comunidade e dos professores, especialmente o de Educação Física? Como as necessidades da comunidade local são trabalhadas durante as aulas? Como se desenvolve a participação de alunos com necessidades especiais, durante as aulas? Como é a relação desses alunos com os colegas? A escola trabalha a inclusão e aceitação das diferenças?

A resposta que eu esperaria dos responsáveis pela gestão escolar é de que o Projeto Pedagógico foi pensado em conjunto pelos docentes e pela comunidade local baseado nas necessidades específicas encontradas. Que os alunos são incentivados a aceitar as diferenças entre os colegas e ajudá-los quando em dificuldade, e que existe adaptação das aulas de Educação Física para os alunos com necessidades especiais

c) Ao professor de Educação Física o que perguntaria? Qual seria a resposta esperada?

Existe algum documento norteador para seu planejamento de aula? Quais são os métodos utilizados, e quais as formas de avaliação?

Esperaria que ele dissesse que existe sim um documento, o Projeto Pedagógico, no qual se baseia para realizar o planejamento de suas aulas e que ele, juntamente com todo o corpo docente e representantes da comunidade tivesse ajudado a elaborá-lo. Que através do documento elaborado, o professor poderia traçar objetivos específicos para as aulas de Educação Física e, pela análise das aulas e da participação dos alunos refletir os pontos positivos da aula, os que deram errado e, assim, fazer com que as decisões futuras fossem mais assertivas.

d) Relativo ao planejamento pedagógico o que seria importante questionar (como projeto pedagógico, plano curricular, plano de ensino e planos de aulas)?

Um planejamento pedagógico é um documento feito pela equipe de gestão escolar, com a participação docente, funcionários da escola, de representantes da comunidade e dos alunos. Nesse documento constam todas as etapas para se alcançar as metas ao final do ano letivo, como se fosse um passo a passo. Através das discussões é possível se que antecipe situações que possam ocorrer durante o ano, e assim estar preparado para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem em situações adversas. Ainda que se tente prever a grande maioria das situações, nem todas são possíveis de serem antecipadas, como pudemos ver no início do ano de 2020, quando o mundo inteiro foi surpreendido pela Pandemia do Covid 19, situação a qual não havia precedentes. Com essa Pandemia, as aulas presenciais foram suspensas, e a comunidade escolar teve que se reinventar como um todo, tanto gestores, para criar novas possibilidades de ensino aos professores e alunos, os professores precisaram desenvolver novas didáticas de motivação ao aprendizado, os alunos precisaram aprender com aulas à distância, e os pais acompanharam as aulas mais de perto por seus filhos estarem recebendo as instruções dentro de suas casas, através de aulas on-line com programas como o “zoom”. Eu questionaria quais os impactos que essas mudanças tiveram no planejamento pedagógico daquele ano e dos anos posteriores. Também, como se deu a participação de representantes da comunidade após a situação pandêmica, se eles se envolveram mais durante o planejamento pedagógico e que tipo de soluções foram elaboradas. Perguntaria ainda, quais as lições aprendidas, quais metodologias foram utilizadas apenas durante o momento de epidemia e posteriormente descartadas, e quais soluções foram inseridas de forma permanente, por terem facilitado o aprendizado dos alunos e a didática de ensino dos professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com