TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONCEPÇÕES DE CRIANÇA, EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.869 Palavras (8 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 8

CONCEPÇÕES DE CRIANÇA, EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

     A concepção de criança é um assunto muito amplo, a criança é um sujeito social e histórico, tem em si uma natureza singular que significa que é um ser que sente e pensa em um mundo com seu jeito próprio, que necessariamente precisa ser compreendido e respeitado a partir destas singularidades.

      Podemos também dizer que a criança é um ser lúdico, pois ela faz suas próprias construções através do brincar e também fundamentalmente através de vínculos afetivos, nessas situações elas podem construir e reorganizar suas ideias e sentimentos em relação ao mundo, sobre as pessoas e sobre si mesma. O conceito de mundo é ampliado através da estimulação de suas habilidades e dos desafios propostos, sempre levando em conta o que a criança já sabe, e de sua capacidade de adquirir conhecimento em seu processo de desenvolvimento.

     Na Educação Infantil, que é a educação para crianças de 0 a 5 anos nos traz o desafio de estabelecer relações com a criança e a infância e a organização do espaço e do tempo de cada uma , a constituição brasileira , o ECA e a LDB nos estabelecem varias concepções , desde o direito da criança ao acesso a educação , como também diretrizes e bases para se conseguir atingir todas essas habilidades citadas anteriormente . A concepção de educação infantil passa pelo projeto de formação do sujeito critico, criativo e capaz de se apropriar de conhecimento na construção da cidadania.

      Devemos ampliar o olhar da criança e estabelecer instrumentos e processos que levem em conta a especificidade e consequentemente a estratégia para a compreensão de cidadão com direito ao acesso e á permanência na educação, onde a brincadeira ,a cultura , possam promover e garantir a manutenção das infâncias.

     Seguindo para o Ensino Fundamental onde tudo isso deve ser continuado, neste vemos a obrigatoriedade da matricula, onde agora ele passa a ter 9 anos ,onde o objetivo é proporcionar as crianças um tempo mais longo no convívio escolar , mas oportunidade de aprender e ensino de qualidade .

       E neste contexto vemos a necessidade de respeitar a individualidade da criança, nesta perspectiva de considerar que a criança esta inserida em determinado contexto social e deve ser respeitada.

        Não podemos caracterizar a criança como um adulto em miniatura, mesmo que ela não possua algumas habilidades como a escrita, ela é capaz de escrever ou contar embora de maneira primitiva.

       Nos educadores temos então como papel nos tornarmos protagonistas na elaboração de um novo projeto politico-pedagógico do ensino fundamental bem como consequentemente redimensionar a educação infantil.

QUESTÕES RESPONDIDAS PELA EQUIPE.

  • Qual é a nomenclatura adequada para o primeiro ano de ensino fundamental de nove anos?

ETAPA DE ENSINO

FAIXA ETÁRIA

DURAÇÃO

Educação Infantil

Até 5 anos de idade

5 anos

Creche

Até 3 anos de idade

3 anos

Pré-escola

4 e 5 anos de idade

2 anos

Ensino Fundamental

Até 14 anos de idade

9 anos

Anos iniciais

De 6 a 10 anos de idade

5 anos

Anos finais

De 11 a 14 anos de idade

4 anos

  • Com a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, a Educação Infantil será até 5 anos de idade?

Sim, a faixa etária prevista para a Educação Infantil é de até 5 anos.

  • Professores contratados inicialmente para trabalhar na Educação Infantil podem ser remanejados para o Ensino fundamental?

Isso cabe a cada sistema de ensino decidir e observar através das leis, quanto a contratação dos profissionais da educação, pois existem algumas leis que permitem a mesma carreira, tanto para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental, e outras que definem carreiras distintas.

  • No Ensino Fundamental de nove anos, o primeiro anos se destina a alfabetização?

Não, pois é necessário que se implemente e assegure através do trabalho pedagógico o estudo de diversas áreas do conhecimento no primeiro ano.

  • O conteúdo do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos é o mesmo que o trabalhado no último ano da pré-escola de seis anos?

Não, pois as crianças de 6, 7 8, 9 e 10 anos precisam de uma proposta curricular que atenda as características, potencialidades e necessidades especificas de sua infância.

  • A matriz curricular para o Ensino Fundamental de nove anos continuará a mesma do Ensino Fundamental de oito anos?

Não, pois o Ensino Fundamental de nove anos exige: elaboração de novas Diretrizes Curriculares Nacionais pelo Conselho Nacional de Educação; reelaboração da Proposta Pedagógica das secretarias de educação e também exige, atualização do Projeto Pedagógico das escolas.

CONCEITO DE INTERDISCIPLINARIDADE:

          A interdisciplinaridade é um modelo de ensino que busca integrar as disciplinas, onde a produção do saber se dá pelo desenvolvimento de atitudes e práticas de conhecimento, usando preferencialmente situações do dia a dia das crianças (alunos), de coisas que fazem parte de suas vivências para, a partir daí, construir-se um saber científico e sistematizado, envolvendo duas ou mais disciplinas do currículo daquela turma.

          Trabalhando as disciplinas de maneira interdisciplinar, utilizando-as, por exemplo, para esmiuçar um assunto que seja de interesse dos alunos, seja ele por ser atual, por fazer parte do currículo daquele ano escolar, ou simplesmente aguçar a curiosidade da turma; as matérias escolares deixam de ser fragmentadas, tendo um fim em si mesmas, para então fazerem parte de um contexto bem mais amplo, dando à elas um sentido muito mais significativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com