TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia da Educação Física

Por:   •  18/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

Curso bacharelado em educação física

Componente Curricular: Pedagogia da educação física

Estudante: Lucas Gustavo Souza Aquino

Referência do texto:  LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

No início do capitulo o autor aborda os termos educação pedagogia e didática  respeito da educação do indivíduo existe várias formos de aprendizado Cada sociedade tem um papel importante na forção dos indivíduos ensinando capacidades físicas e espirituais para preparar o indivíduo para a convivência em sua vida social provendo experiencias ,valores, crenças , costumes, modo de agir, religião e  politica assim moldando um indivíduo com várias experiencias além das adquiridas nas instituição de ensino formais que seria a escolarização, ‘’Os estudos que tratam das diversas modalidades de educação   costumam caracterizar  as influências  educativas como não intencionais e  intencionais’’.

Não extinguindo um papel importante da escolarização onde entra a pedagogia com sua didática que através de ferramentas teóricas e práticas   vai dar ao indivíduo um olhar crítico para todas as experiências vividas para saber pesar em que vai lhe acrescentar algo construtivo para formação de sua educação. “Neste caso, constituem-se disciplinas propriamente pedagógicas tais como a Teoria da Educação, Teoria da Escola, Organização Escolar, destacando-se a Didática como sendo a Teoria do Ensino”.

Ainda debruçando sobre a influência educativa sobre o sujeito, o autor caracteriza de duas maneiras Influências intencionais e influências não intencionais. De uma maneira simples, podemos dizer que a educação não intencional  ou informal como também é tratada pelo autor é toda aquela que se efetua sem a necessidade de uma instituição de ensino ou afins, e nem por isso deixa de ser um processo de aquisição de conhecimentos, experiência, ideias, valores e práticas.

Esta é a educação adquirida, por exemplo, no seio familiar, nos grupos de amigos, entre outros, aonde não há uma intenção de dogmatizar, o processo não é feito   sistematicamente e não o corre de forma consciente. Já a educação intencional, ou

formal, é aquela adquirida através de um processo aonde é acentuada a intenção e a consciência do educador. Ocorre de uma maneira sistematizada, com objetivos definidos, em instituições ou organizações criadas para esta finalidade, como é o caso da educação escolar ou extraescolar (em igrejas, centro de formação, empresa, ONG ’s, etc.).  

Admitindo este conceito de educação intencional, podemos afirmar que os educadores intencionais não são apenas professores, com formação específica para docência, mas também os pais, chefes de famílias, dirigentes de organizações, e muitas vezes, estes educadores não são presentes, atuando atrás de um canal de televisão, do rádio, propagandas, etc.

Em meio   a toda esta situação, o autor nos leva a refletir sobre o papel do educador/professor, da sua prática pedagógica e da própria didática como um mecanismo infalível para instigar em cada indivíduo o espírito crítico quanto à estas questões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com