TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção Textual Interdisciplinar em Grupo

Por:   •  20/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR

KÊNIA CRISTINA ASSIS DE ANDRADE

ANA CRISTINA VERAS BARBOSA

JORGE DOS SANTOS

PORTIFOLIO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

SAO LUIS – MA 2022

Produção Textual Interdisciplinar em Grupo

Trabalho apresentado à disciplina atividades interdisciplinares para obtenção parcial de nota.

São Luís

2022

O atendimento a um indivíduo de 66 anos, saudável e que não possui restrições médicas consiste em um treino de musculação somado a um cárdio feito em um contra turno. Essa abordagem aumenta significativamente a taxa metabólica basal do indivíduo e proporciona trabalho a vias metabólicas de diferentes substratos para obtenção de resultados ótimos na busca de autonomia e melhoria na qualidade de vida.

Por conta da idade avançada (66 anos) os ossos, músculos, ligamentos e demais tecidos já estão apresentando características de desgaste natural, porém o fato de ser um indivíduo saudável e ser fisicamente ativo o faz levar uma vida ótima considerando os contrapontos citados no início do parágrafo e o pondo em uma escala de comparação com outros indivíduos da sua idade.

Com a orientação adequada muitas complicações inerentes ao envelhecimento são minimizados e os tecidos do corpo (músculos, articulações, tendões, ligamentos etc...) continuam sendo perfeitamente funcionais e a atividade metabólica natural do corpo também se mantém em  perfeito equilíbrio.

Um treino de musculação somado a um cárdio feito em um contra turno se mostram muito viáveis uma vez que o indivíduo se encontra aposentado e tem a disponibilidade para fazer exercício físico duas vezes ao dia. Uma corrida leve a moderada e um treino de musculação bem estruturado considerando todas as variáveis (intensidade, volume etc...) e com acompanhamento integral garantindo que esse indivíduo irá executa-los com segurança oferece ao mesmo uma validação de melhorias propostas pela atividade física dentro do melhor cenário possível, bem planejada e bem executada.

O trabalho de exercício físico na empresa de telemarketing é um programa de ginástica laboral realizado no meio do expediente. A faixa etária dos funcionários é entre 18 a 30 anos. Eles permanecem sentados por 6 horas e tem 15 minutos de intervalo para a prática do exercício físico dentro do ambiente de trabalho.

        Na faixa etária bem elástica em que se encontra a população desse trabalho realizado (18 à 30 anos) temos influência da maturação natural do corpo ainda jovem, o que pode “mascarar” maus hábitos no sentido de que uma má alimentação, privação de sono e sedentarismo ainda tem seus malefícios atenuados pelo metabolismo bem eficaz do corpo nessa janela de idade. Porém ao considerar que os danos são reduzidos numa vida mais sedentária temos um aumento proporcional de benefícios quando pensamos no cenário oposto, onde os hábitos de boa alimentação, qualidade de sono e principalmente atividade física tem melhores resultados tendo em vista que o corpo reage bem melhor quando exposto a essas situações de atividade física, descanso e nutrição. Considerando que o trabalho feito na empresa é o mínimo que cada indivíduo ali estaria praticando com regularidade não podemos afirmar o mesmo sobre hábitos alimentares e de descanso, porém devido a inércia é mais provável que alguém que pratica uma atividade em ambiente laboral tem mais chances de ter hábitos ativos fisicamente fora do ambiente do que alguém que se encontra em cenário de total sedentarismo.

        Com a prática regular de atividade física durante a jornada de trabalho os funcionários tem uma melhora considerável no rendimento, passarão a ter uma saúde até mesmo fora do ambiente laboral consideravelmente melhor, os índices de absenteísmo irão diminuir e por último o melhor dos benefícios que é a melhoria da postura e minimização máxima de quaisquer tipos de dores, desconfortos e DORTs provenientes do serviço.

        A abordagem usada pra essa população foi a ginástica laboral, onde foram feitas rotinas compostas por uma série de alongamentos feitos sentados (em posição de trabalho) em pé (para promover alongamento dos membros inferiores e estimular a circulação sanguínea pelo corpo inteiro) e ajustes na forma de sentar, digitar e também foram lhes dadas orientações a respeito de como se portar em relação a breves pausas para ir ao banheiro ou beber água rapidamente para dar ao corpo aquele leve estímulo de movimento. As rotinas de alongamento seguem a lógica de suprir as necessidades de movimentação de cada segmento do corpo indo da cabeça às pernas de forma gradual e dura cerca de 13 a 15 minutos para que seja dado tempo (de 1 a 2 minutos) dos funcionários se acomodarem novamente à sua posição habitual de serviço.

O atendimento a um cliente de 45 anos em quadro atual de sedentarismo que se encontra em estado de sobrepeso e  não possui nenhum problema de saúde ou restrições  médicas é feito regularmente em um salão de academia.

        Devido a idade e o estilo de vida sedentário o indivíduo acaba tendo respostas mais lentas ao estímulo físico no retorno às atividades. Com o quadro de sobrepeso as atividades devem ser bem leves e ter progressões bem estruturadas a fim de evitar lesões nas articulações e para condicionar a musculatura aos poucos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com