TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Por:   •  11/3/2019  •  Resenha  •  2.534 Palavras (11 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FABIANA DA ROSA TAVARES

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Tubarão, 2018.

Nome: Fabiana da Rosa Tavares

Curso: Educação Física – Bacharel       Data: 09/11/2018

Disciplina: Saúde e Segurança no Trabalho

ARTIGO

 Doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho e à ginástica laboral como estratégia de enfrentamento

CREDENCIAIS DO AUTOR

Paulo Henrique Barbosa 1

Flavia Carneiro 1

Lucas Risseti Delbim 2

Marcelo Studart Hunger 3

Anderson Martelli 4

1 Graduação em Educação Física pela Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo - Município de Mogi Guaçu – SP

2 Mestre em Sustentabilidade e Qualidade de Vida – (UNIFAE). Docente do Curso de Educação Física da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo - Município de Mogi Guaçu – SP, Brasil

3 Mestre em Performance Humana pela Universidade Metodista de Piracicaba. Docente do Curso de Graduação em Educação Física da FMG - Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo - Município de Mogi Guaçu – SP

4 Professor da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo, FMG, Mogi Guaçu-SP, Brasil

Especialista em Laboratório Clínico - Patologia Clínica pela Faculdade de Ciências Médicas – UNICAMP

RESUMO DO ARTIGO

Com a Revolução Industrial, o trabalho desenvolvido nas fábricas e o avanço tecnológico facilitaram o manuseio das máquinas, mas restringiu o movimento corporal durante o controle do funcionamento delas, ocasionando rotinas monótonas e a falta de poder de decisão do trabalhador, fatores que interferem na apreensão individual e coletiva do ambiente de trabalho e da saúde ocupacional. Com o aparecimento do especialista – que realiza tarefas pré-determinadas durante toda a jornada de trabalho, ou seja, comporta-se no dia a dia com movimentações restritas e imensamente repetitivas, esta, apresenta como principal fator desencadeante para o aumento do número do caso de tenossinovites e outros distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), principalmente nos membros superiores.

Segundo Figueiredo e Mont’Alvão, as doenças ocupacionais são patologias originadas após a Revolução Industrial, no século XVIII, ao impor um ritmo de trabalho mecânico ao homem, ocasionando assim uma série de movimentos constantes, repetidos e em grande velocidade. Nos dias atuais o impacto da nova forma de produção efetivada a partir da sociedade capitalista reflete um grande número de trabalhadores acometidos pelas doenças ocupacionais. Paradoxalmente, os ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas e a redução das doenças ocupacionais.

Com a evolução da tecnologia, o trabalho vem se tornando mais complexo e exige das pessoas uma qualificação profissional mais apurada. Neste sentido, o ser humano tem sido considerado como um dos elementos na análise e projetos ergonômicos, com o envolvimento de questões mais amplas, não se limitando ao escopo do cargo ou tarefa. Ao realizar algum tipo de trabalho, o indivíduo está introduzido em um ambiente social mais amplo, podendo impactar socialmente na vida e no bem estar desse indivíduo, levando-o a situações de maior ou menor desgaste.

Todas as ações que a empresa e os colaboradores desenvolvem na busca da integração biopsicossocial e do controle dos fatores de riscos ocupacionais estão ligadas a gestão da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dentre elas as atividades associativas e esportivas, programas de ginástica laboral (GL), eventos de turismo e cultura, atendimento à família, processos de seleção e avaliação de desempenho, carreira, remuneração e programas participativos, que exercem influência sobre a qualidade de vida dos funcionários, medidas ergonômicas e de cuidados com a alimentação.

Segundo Mendes e Leite1 os programas de GL em paralelo aos programas de QVT, promoção de saúde e lazer no ambiente ocupacional somado à ergonomia, visam amenizar os efeitos deletérios que o mau uso da tecnologia e a intensificação do desenvolvimento do trabalho podem acarretar. Nesta perspectiva somam-se às ações necessárias uma nova abordagem organizacional que define e considera o colaborador como parte integrante de uma cadeia produtiva que, invariavelmente necessitam de ações profiláticas e atuantes para amenizar e/ou sanar algum distúrbio ou problema latente.

Assim, o presente estudo apresenta como objetivos retratar a GL como estratégia de enfrentamento e conscientização em face de algumas doenças ocupacionais visando à redução do sofrimento laboral, mesmo que de forma local e pontual auxiliando na implantação de diretrizes e figurando como instrumento de consulta e pesquisa.

MATERIAL E MÉTODO

Para a composição da presente revisão foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos científicos disponíveis nas bases de dados nacionais e internacionais: Scielo, Bireme, Pubmed e Google acadêmico publicados até 2014 utilizando como descritores isolados ou em combinação: Distúrbios osteomusculares, ginástica laboral, ergonomia, trabalho, qualidade de vida e adicionalmente a consulta de livros acadêmicos para complementação das informações sobre as doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho e a ginástica laboral como forma de enfrentamento.

Para seleção do material, efetuaram-se três etapas. A primeira foi caracterizada pela pesquisa do material que compreendeu entre os meses de fevereiro a julho de 2014 com a seleção de 58 trabalhos. A segunda compreendeu a leitura dos títulos e resumos dos trabalhos, visando uma maior aproximação e conhecimento, sendo excluídos os que não tivessem relação e relevância com o tema. Após essa seleção, buscaram-se os textos que se encontravam disponíveis na íntegra, totalizando 33 trabalhos, sendo estes, inclusos na revisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (184.3 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com