TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIDA ATIVA NA TERCEIRA IDADE

Por:   •  17/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  5.921 Palavras (24 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 24

VIDA ATIVA NA TERCEIRA IDADE

UNIVERSIDADE CLARETIANO

CURSO BACHARELADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

VIDA ATIVA NA TERCEIRA IDADE

ACADÊMICO:

CLAUDIO MARCIO DA COSTA SANTOS

FEIRA DE SANTANA

MARÇO DE 2015

CLAUDIO MARCIO DA COSTA SANTOS

VIDA ATIVA NA TERCEIRA IDADE

FEIRA DE SANTANA-BA

2015

RESUMO

O presente estudo é uma pesquisa que tem o propósito de abordar o processo de envelhecimento, as alterações fisiológicas ocasionadas pelo envelhecimento biológico, os efeitos do sedentarismo, e como foco principal apontar os benefícios que a atividade física e o exercício físico proporcionam para a saúde e qualidade de vida do idoso, mas será utilizada somente a nomenclatura atividade física para representar os dois conceitos. Os dados necessários à pesquisa foram retirados de artigos publicados em revistas especializadas, livros e pesquisas na internet, referentes ao período de 1989 a 2010. Pelo estudo ficou demonstrado que um programa adequado de atividade física é um importante meio de prevenção, recuperação e promoção da saúde na terceira idade.

Palavras Chave: Saúde; Idoso; Terceira Idade; Atividade Física.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2.1 Objetivo Geral 5

2.2 Objetivos Específicos 5

3. JUSTIFICATIVA 5

5. QUESTÕES DE PESQUISA6

6. REVISÃO DE LITERATURA: 6

6.1 O processo de Envelhecimento 6

6.3 O Sedentarismo 9

6.4 Os benefícios decorrentes da Atividade Física 11

6.4.1 Efeitos Fisiológicos 11

6.4.2 Efeitos Psicológicos 13

6.4.3 Efeitos Sociais 14

7. METODOLOGIA 15

7.1 Desenho da Pesquisa 16

7.1.1 Critérios de Inclusão 17

7.1.2 Critérios de Exclusão 17

7.1.3 Procedimento para Coleta de Dados 17

7.1.4 Estratégias para Coleta 18

7.1.5 Instrumentos para Coletas de Informações 18

7.1.6 Procedimento para Analise de Dados 18

8. RESULTADOS ESPERADOS 19

8.1 Análise dos Resultados 19

9. CRONOGRAMA 20

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 21

1. INTRODUÇÃO

Diante do aumento de expectativa de vida no Brasil e no mundo, muito se tem discutido sobre as condições de vida na terceira idade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2008), a população de idosos no Brasil deverá chegar a aproximadamente 30 milhões de pessoas em 2020 (cerca de 13% dos brasileiros).

O avanço da ciência no controle de doenças que causam a mortalidade, a melhora do saneamento básico e das condições de saúde pública, a melhora na educação, são alguns dos fatores que tem contribuído para o aumento da expectativa de vida no nosso país. Mas, à medida em que aumenta a idade cronológica as pessoas ficam menos ativas, o que facilita o aparecimento de doenças crônicas e degenerativas. E, para tentar minimizar ou mesmo retardar esse processo, a atividade física vem sendo indicada como parte fundamental nos programas mundiais de promoção da saúde.

O exercício físico papel importante no sistema fisiológico dos idosos. Quandoestimulado, o corpo procura adaptar se ao estimulo resultando num desempenho superior que se encontrava. Essas respostas, do corpo ao exercício, provocam até alterações emocionais, melhorando a autoestima do idoso.

Nos últimos anos é grande o incentivo à prática de atividades físicas que podem ser realizadas em academias (exercícios de força), clubes (natação, dança), ou mesmo em praças públicas (caminhadas), fazendo com que o idoso abandone o sedentarismo e as doenças, próprios desta fase da vida, e passe a se sentir mais confiante, independente e ativo.

Cresce, também, a cada dia, o número de produtos e serviços voltados a essa população, principalmente no setor de turismo e entretenimento, buscando proporcionar aos idosos uma vida mais dinâmica, saudável e com uma participação mais ativa na sociedade.

Porém, para se atender as reais necessidades dos idosos, tanto na área da saúde quanto na social, ainda é necessário que governos e comunidades se unam para criar projetos voltados para a terceira idade.

Mas, apesar dos inúmeros benefícios da prática de atividades físicas, ainda são grandes os desafios para minimizar a inatividade, considerando-se que os avanços tecnológicos têm contribuído cada vez mais para a redução das atividades motoras, seja no trabalho, em casa ou mesmo no lazer, o que irá exigir dos pesquisadores e profissionais da saúde uma maior atenção para se encontrar soluções que garantam melhores condições de vida na terceira idade.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Identificar os principais benefícios que a atividade e o exercício físico proporcionam na saúde física e mental e socialna terceira idade.

2.2 Objetivos Específicos

Apontar alterações fisiológicas e psicológicas que ocorrem no corpo do idoso decorrentes da terceira idade;

Mencionar as melhorias na saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.4 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com