TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A imagem do corpo e a influência da mídia

Por:   •  27/9/2016  •  Dissertação  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  953 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)

Aluno (a): Luana Gerusa Amorim

Matrícula: C22724-2                       Turma: EF1A17                Turno: Manha

  1. APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE

TEMA: A imagem do corpo e a influência da mídia - Qual o papel do professor?

DISCIPLINAS DO SEMESTRE RELACIONADAS AO TEMA:

Motricidade Humana  

OBJETIVO DO TRABALHO DE APS: O presente trabalho tem como enfoque o tema a imagem do corpo e a influência da mídia - Qual o papel do professor? Devendo ser citados as formas de corpos apresentado pela mídia e até onde vai esse desejo pelo corpo ideal, com o objetivo de aprofundamento dos estudos e requisitos para obtenção de aprovação na disciplina de Atividades Praticas Supervisionadas.

 JUSTIFICATIVA: A preferência pelo tema vem pela sua imensa importância e alienação que causa nos indivíduos que buscam o ideal de corpo perfeito imposto pela mídia.

  1. DESENVOLVIMENTO

        

IMAGEM CORPORAL E A INFLUÊNCIA DA MÍDIA

Na busca por um corpo perfeito muitas pessoas ultrapassam seus limites para conquistar uma aparência de modelo, um ideal estabelecido pela mídia a qual julga que um corpo belo e magro é mais importante que a própria saúde. Com o desejo de alcançar resultados em curto prazo e satisfatórios, sem precisar investir muito em tempo e esforço, percebe-se o grande aumento na comercialização de medicamentos, o aumento das cirurgias plásticas e dietas rigorosas.

As propagandas mostram homens e mulheres cada vez mais magros, as lojas de roupas estão com os manequins cada vez menores e o acesso em clínicas de estéticas está cada vez mais ao alcance das pessoas. Os números de cirurgias plásticas aumentam e possibilitam conquistar o padrão de beleza imposto pela sociedade.

A mídia tem grande influência sobre o que é ser belo, mostram corpos sarados, as modelos muito magras. Esse padrão de beleza mostrado pelos meios de comunicação faz com que as pessoas optem por inúmeros tratamentos estéticos, que tenham um resultado rápido sem muitos esforços.

Para o sujeito saber quem é, necessita ter a consciência dos seus sentimentos. O desenvolvimento da imagem corporal depende do processo de construção da própria identidade corporal, relacionada ao meio. Para que a representação da imagem corporal esteja realmente relacionada ao sujeito, o corpo deve existir por si só.” (LOWEN, 1979).

CORPO E CULTURA

A celebração ao corpo ideal pode fazer que o individuo exclua sua subjetividade, optando pelo ideal que a mídia e a cultura impõe, chegando ao ponto de extrema alienação e não tem uma opinião crítica do próprio corpo, ou seja, faz do corpo um objeto de uso, eliminando suas características e colocando as características que o meio impõe como ideal. Como conseqüência o indivíduo perde sua total noção sobre o corpo, e anseia muito pelo corpo perfeito, ou o que supostamente a mídia acha perfeito, fazendo o uso da corpolatria, ou seja, sem perceber já é adepto da anorexia, bulimia, vigorexia, entre tantos fatores anteriores que acabam com a saúde e consciência humana.

O uso de símbolos, como tatuagens, piercings, é uma forma do indivíduo se diferenciar no meio social em que vive. Acredita que essas maneiras os diferenciam, por um lado sim, esteticamente, mas não se preocupam em se diferenciar socialmente, e de forma geral também são alienados e usa a mídia como veículo da forma ideal, do corpo ideal.

Geralmente essa busca pela diferença cria grupos chamados de Tribos urbanas, que de alguma forma demonstram sua diferença por gostos musicais, maneiras de convívio, porém nenhum grupo luta fortemente para acabar com a alienação que a mídia passa, e aceita as regras ditas pela mesma.

“As pessoas seguem padrões culturais de comportamento, muitas vezes desconhecem os limites e o significado de tais comportamentos que seguem. A cultura estabelece o seu próprio sentido, escolhe características que configuram o que o ser humano tanto nos aspecto intelectual e moral quanto no físico. Porém, á comportamentos que se encontram presentes em todos os seres humanos, independentemente da formação que cada um tenha aprendido. É evidente que existem conjuntos de motivações orgânicas que levam os seres humanos a determinados comportamentos.” (RODRIGUES, 1983).

CIRURGIA PLÁSTICA

Hoje em dia pode se dizer que no campo cirurgia plástica não existe essa de dizer que só mulher faz,hoje a cultura das cirurgias é tão forte que leva homens, mulheres, é uma forma mais rápida de conquistar o desejado, porém  não pensam que tira suas próprias características para aderir a do outro, como exemplo,a pessoa não gosta do nariz e fala ai eu quero ficar com o nariz de fulano, na cirurgia ele consegue isso,e acaba com sua identidade. A mídia e sua alienação tornam os indivíduos que á cultuam robôs, pois todos buscam a mesma perfeição e conseqüentemente optam pelo igual.

“As modificações corporais garantem uma fundação autógena da identidade pessoal, uma produção do simbólico que dispense o outro e o ambiente público.” (ORTEGA, 2008).

O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCACÃO FÍSICA

    Quando se fala em educação física na escola, é muito importante a participação do professor no que se refere o agir, na forma de ver e tratar sobre imagem corporal e principalmente a forma de pensar sobre o assunto.

    Com o reconhecimento da imagem corporal e o acesso à mídia, a busca do corpo perfeito vem gerando preocupação nos profissionais da saúde, porém alguns profissionais de Educação Física não estão estabelecendo limites a seus alunos, nem mesmo distingue-se uma prática saudável de um exercício obsessivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (127.7 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com