TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Atividade Física na Terceira Idade

Por:   •  6/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 5

“A importância da Atividade Física na Terceira Idade

Os efeitos da atividade física sobre a capacidade funcional e aptidão muscular”

Resumo

         A medida que se entra na fase adulta, passa-se a experimentar importantes alterações fisiológicas que afetam o comportamento humano. Não existe apenas uma, mas sim um conjunto de fatores que causam o envelhecimento e que se comportam de forma dinâmica em cada pessoa. O nível no qual essas teorias abordam a essas questões, varia a partir do nível celular ao nível de todo o organismo. O envelhecimento é um processo contínuo durante o qual ocorre um declínio progressivo de todos os processos fisiológicos, sendo que muitos gerontólogos acreditam que algumas modificações fisiológicas e psicológicas observadas no idoso podem, de fato, ser em parte atribuídas ao estilo de vida sedentário, apresenta o chamado ciclo vicioso do envelhecimento e afirma que este está associado a uma redução na atividade física.

Palavras chaves: Aptidão Física – Capacidade funcional – atividade física - envelhecimento

Abstract:

The you enter adulthood, is set to experience significant physiological changes that affect human behavior. There is not just one but a number of factors that cause aging and behave dynamically in each person. The level at which these theories address these questions, ranging from the cellular level to the level of the whole organism. Aging is a continuous process during which there is a progressive decline of all physiological processes, and many gerontologists believe that some physiological and psychological changes observed in the elderly may, in fact, be partly attributed to the sedentary lifestyle, presents called aging vicious cycle and asserts that it is associated with a reduction in physical activity.

Key words: Physical Fitness - Functional capacity - physical activity - aging

Introdução

A população idosa no Brasil está crescendo de uma forma muito acelerada que mais ou menos até 2020 essa população aumente 13% chegando a 30 milhões de pessoas. Por isso tem que ser realizado programas que atendem essa população, pois cada vez mais estão procurando ter uma boa qualidade de vida.

De acordo com Caetano, 2006 diz que “O envelhecimento pode variar de individuo para individuo, sendo gradativo para uns e mais rápido para outros”. Por isso, a Educação Física tem o papel de despertar ao idosos uma vida ativa e mais saudável, para que tenha um bom desenvolvimento das tarefas do cotidianas, como um simples limpar a casa.

Na sociedade, ser velho e envelhecer são vistos negativamente, mas a velhice pode ser vista como uma fase com muito potencial para o crescimento da sociedade com as suas experiências adquiridas com os anos vividos.

Segundo Berger (1989), a qualidade de vida da população idosa está melhorando. Dentre os diferentes programas que começam a ser oferecidos aos idosos visando ao aumento de sua qualidade de vida e do crescimento de sua participação na sociedade encontram-se os programas de atividade física.

Os benefícios da atividade física sobre a capacidade funcional para o Idoso

O envelhecimento é um fenômeno que atinge todos os seres humanos, independentemente. Sendo caracterizado como processo dinâmico, progressivo e irreversível, ligados intimamente a fatores biológicos, psíquicos e sociais (BRITO E LITVOC, 2004).

A incapacidade funcional decorrente das limitações físicas é um fato que a maioria das mulheres e homens (mais mulheres tem problemas funcionais devido a menopausa) essas pessoas têm incapacidade ou dificuldade de realizar as atividades do seu cotidiano como um simples levantar do sofá.

Segundo Phillips e Haskell, 1995, “a incapacidade sempre tem origem numa condição patológica”, de acordo com esses autores apontam que a artrite, as doenças cardíacas, a cegueira ou diminuição da visão, a perda da força de membros inferiores e as doenças cerebrovasculares, essas cinco patologias são as principais causas da incapacitação e de limitação das atividades dos idosos, e com isso faz com que a população jovem pensam que envelhecer está associado a fragilidade, doenças e perda de vitalidade, mas é um grande erro pensar dessa maneira, pois essas patologias são frutos de uma vida sedentária. A realização da prática de atividade física é a principal forma de prevenção e melhora das incapacidades funcionais.

Os benefícios da atividade física sobre a aptidão muscular

Para que o idoso possa realizar suas tarefas do dia a dia, como carregar suas compras, subir escadas e abaixar-se para pegar algum objeto no chão, é necessário de pouca aptidão cardiovascular, mas necessita também de conjuntos de capacidades como força muscular, resistência muscular localizada e flexibilidade, conjunto este denominado “aptidão muscular” (Blair et al.1994).

A capacidade de síntese de proteínas diminui significativamente, há um declínio nas funções imunológicas, um aumento na massa gorda, perda de força muscular e uma importante perda da densidade de cálcio nos ossos. (MAZO; LOPEZ; BENEDETTI, 2004; GARCIA et al.. 2006).  Os efeitos das alterações musculares são a diminuição da força e o aumento da dificuldade de coordenação, e isso faz com que o idoso tenha uma diminuição da capacidade de realizar as atividades do seu cotidiano. Em decorrência da idade, a elasticidade e estabilidade dos músculos, tendões e ligamentos se deterioram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (150.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com