TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do desenvolvimento psicomotor por meio da prática do futebol na escola.

Por:   •  7/4/2017  •  Monografia  •  4.257 Palavras (18 Páginas)  •  885 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS

[pic 1]

Trabalho de Conclusão do Curso

A importância do desenvolvimento psicomotor por meio da prática do futsal na escola.

Kaleb Lima Cavalcante

Lino Rolim de Carvalho

Prof(a). Orientador(a):

Ricardo Jesus

Rio de Janeiro, 2016






Kaleb Lima Cavalcante e Lino Rolim de Carvalho                                                          

A importância do desenvolvimento psicomotor por meio da prática do futsal na escola.

Trabalho de Conclusão do Curso Apresentado

como Requisito Parcial à Obtenção do Grau de

Licenciado em Educação Física

Escola de Educação Física e Desportos

Centro de Ciências da Saúde

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Orientador(a): Prof. Ricardo Jesus

Rio de Janeiro, 2016

[pic 2]

RESUMO

Título: Prática do futebol na escola, como aliado no Desenvolvimento de Habilidades Motoras Fundamentais

Autores: Kaleb Lima Cavalcante e Lino Rolim de Carvalho.

Orientador: Prof. Ricardo Jesus

        O futebol é um esporte que tornou-se querido em todos os locais do Brasil, na qual temos o costume de falar que a habilidade vem de berço, e que todo Brasileiro já nasce sabendo jogar bola, porem esta afirmação não é verdadeira já que este conhecimento não aparece de uma hora para outra, sabe-se que algumas habilidades psicomotoras como lateralidade e coordenação motora fundamentalmente importante para jogar futebol, começam a ser desenvolvidas na infância, é acrescida na adolescência, estruturada na juventude, e segue amadurecendo pelo restante da sua vida até o final da mesma.
     Logo, esse trabalho tem à finalidade de pesquisar as funções psicomotoras, afim de desenvolver as habilidades com a prática do futebol, ajustando os conteúdos diante das faixas etárias, seguindo uma sequência do mais fácil para o mais difícil para alcançando um bom desenvolvimento motor. Seguindo assim uma ordem de habilidade da mais simples para a mais especifica, propondo tarefas mais simples para as mais desafiadoras com vista na construção do conhecimento das habilidades futebolística.

      Definimos este estudo por capítulos no qual veremos o que são as funções psicomotoras como por exemplo: o esquema corporal, imagem corporal, lateralidade e as outras funções psicomotora. No segundo capitulo veremos a relação da psicomotricidade com o futebol e à escola, através da pedagogia psicomotora, essencialmente para os alunos nos determinados estágios em que eles se encontram. Buscando objetivar o estudo à trazer para os profissionais da área de Educação Física o futebol como meio de desenvolvimento psicomotor. Considerando o futebol como uma modalidade que leva há um benefício humano.

Futebol

Psicomotricidade

Habilidades Motoras

     Palavras-chave:

1 – INTRODUÇÃO

Sabe-se que existem vários tipos de jogos que se utilizam da bola como instrumento para a realização das partidas, este objeto tornam os jogos muito mais dinâmico e recreativos, aumentando assim a sensação de prazer em jogar partidas em que se precisam da bola para serem realizadas. Sendo está busca do prazer, uma ferramenta que multiplica os números de participantes de todas as idades.
        Escolhemos então o futebol dentre os esportes com bola, pois mesmo sendo um esporte de origem inglesa, é um esporte que se tornou muito querido no Brasil, e que somos os maiores campeões mundiais, sendo vencedores em cinco mundiais e uma vez campeão olímpico, e dentre os esportes com bola é certamente o mais praticado em nosso país.
Acreditamos que dois pontos são essencialmente significativos para a grande adesão dos Brasileiros em jogar o futebol, primeiramente é o princípio de igualdade no qual a partida deve conter, devendo possuir o mesmo número de jogadores entre os adversários, e sem nenhum favorecimento, seja ela da arbitragem ou de qualquer outro meio, democratizando assim o jogo e proporcionando igualdade de chance para alcançar a vitória.

O segundo aspecto é o acesso ao jogo, bastando que o praticante possua uma bola, sendo está produzida de qualquer material, e dois objetos para se tornarem as traves, fazendo parecer assim o gol e pronto, a partida já pode começar. Considerando este baixíssimo custo financeiro e proporcionando prazer aos seus participantes, o futebol se tornou um esporte muito atraente.

Claro que outros aspectos tornam o futebol um esporte apaixonante, como por exemplo: à grande quantidades de jogadores que são ídolos, a possibilidade de ascensão financeira a paixão por algum clube, dentre outros atrativos, o futebol se tornou um esporte de paixão nacional, o tornando altamente praticado entre os adultos e as crianças, proporcionando diversão e desafio aos praticantes desta cultura corporal.

         Como dito anteriormente o futebol é um esporte que se tornou paixão nacional inclusive entre as crianças, cabendo à nós profissionais de educação física, saber explorar este esporte que é altamente procurado pelo público infantil, a fim de desenvolver aspectos psicomotores das crianças que irão tornar-se seus alunos.

         A inserção do futebol na escola fez como que se tornasse um dos esportes mais praticado entre os alunos, e se não, o esporte mais praticado e dominante. À hegemonia do futebol entre os alunos vem desde sua introdução na mesma. Introdução esta que ocorreu junto com a entrada de outros esportes, legitimando assim as práticas corporais na escola.
Segundo Vago (1996) O esporte é legitimado pela sociedade e é exatamente isso que garantiria a legitimidade para o ensino da educação física na escola: ensinar esporte. Mas, paradoxalmente, parece que a Educação Física somente seria legitimada na escola na medida em que transmitisse (ensinasse) esse elemento da cultura tal como ele se realiza nas sociedades modernas.
Podemos percebemos que à sociedade privilegia a prática esportiva como à do futebol, porem devendo seguir os elementos e códigos que o futebol transmite, com seu rígido critério de regras e técnicas.
        Contudo sabemos que os alunos ao chegarem na escola, sem possuir uma homogeneidade e em alguns casos os praticantes parecem não possuir nenhum tipo habilidade motora, então como realizar à pratica do futebol com estes alunos, sem deixar de lado estes critérios técnicos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (296.3 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com