TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Psicomotor dos Alunos Portadores de Necessidades Especiais

Por:   •  23/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.641 Palavras (7 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO, ARTES E LETRAS

FACALE/UFGD - GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS

[pic 2]

ANDERSON DA SILVA ANDRADE

O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR UTILIZANDO JOGOS TEATRAIS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

DOURADOS

2014

ANDERSON DA SILVA ANDRADE

 

O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR UTILIZANDO JOGOS TEATRAIS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Projeto de trabalho apresentado à disciplina de Estágio I como requisito parcial de avaliação da disciplina do Curso de Licenciatura em Artes da Universidade Federal da Grande Dourados

Orientadora: Flávia Janiaski

DOURADOS

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO   ..................................................................................................04

2. OBJETIVOS  .......................................................................................................05

     2.1 Objetivo Geral   ...........................................................................................05

     2.2 Objetivos Específicos   ..............................................................................05

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA   ........................................................................06

4. ABORDAGEM METODOLÓGICA   ....................................................................09

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  ..................................................................10

  1. INTRODUÇÃO

O projeto O Desenvolvimento Psicomotor Utilizando Jogos Teatrais Na Educação Especial é uma proposta de trabalho apresentada à disciplina de estágio I, do curso de Artes Cênicas da UFGD. O projeto visa ajudar o desenvolvimento psicomotor dos alunos através de jogos adaptados que serão usados com alunos especiais todas as quintas e sextas-feiras, na Escola Especializada Arco Íris, durante o primeiro semestre de 2014.

Considerando que as escolas especiais são carentes de profissionais na área de artes surge o meu interesse em buscar conhecimento que por sua vez é escasso no que se diz respeito aos jogos teatrais trabalhados com crianças especiais que comparadas com a maioria das pessoas, podem ter diferenças físicas, intelectuais e sensoriais o que contribui para grandes dificuldades com interação no meio social.

A importância desta pesquisa se dá tanto por meu interesse pessoal em conhecer melhor o ensino especial como o interesse em poder contribuir de alguma forma ao bem estar das crianças que frequentam a instituição.

  1. OBJETIVOS
  1. - OBJETIVO GERAL
  • Buscar e praticar teorias relacionadas ao exercício do teatro como forma de aprendizagem, recreação e desenvolvimento psicomotor às crianças portadoras de necessidades especiais da Escola Especializada Arco Íris.
  1.  - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Aplicar jogos teatrais como forma de recreação;
  • Usar o teatro como forma de aprendizagem;
  • Proporcionar o desenvolvimento psicomotor nos alunos;
  • Conhecer a realidade desta instituição especializada;
  • Aprimorar a comunicação, desenvoltura, concentração e espontaneidade dos alunos;
  • Contribuir para a elevação da autoestima e bem-estar.
  • Levantar dados para serem utilizados nos relatórios de Estágio I;
  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O teatro é uma expressão artística milenar, vivida pelo homem desde sua ancestralidade mais distante até a atualidade, contribuindo de forma significativa para o complexo sistema de vida humana. É nutrido pela insaciável necessidade do ser humano em compreender ideias, sensações, sentimentos. Provocando, sensibilizando, emocionando e transformando a sociedade. Segundo os PCNs de Arte (Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte):

A dramatização acompanha o desenvolvimento da criança como uma manifestação espontânea, assumindo feições e funções diversas, sem perder jamais o caráter de interação e de promoção de equilíbrio entre ela e o meio ambiente. Essa atividade evolui do jogo espontâneo para o jogo de regras, do individual para o coletivo. (Parâmetros curriculares nacionais: arte / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental, p. 57, 1997)

A teatralidade faz parte desde os primeiros anos escolares das crianças e a escola como instituição formadora do pensamento, deve se atentar a isto, para então dar oportunidades aos alunos de desenvolverem seus potenciais dramáticos, que é necessário não só como forma artística, mas também na vida cotidiana e crescimento pessoal. O teatro proporciona viver experimentos sensoriais diversos, que através dos jogos teatrais o jogador se coloca em condição de simulação, buscando nessa realidade equivalente seus anseios, conceitos e valores.

A finalidade do jogo teatral na educação escolar é o crescimento pessoal e o desenvolvimento cultural dos jogadores por meio do domínio, da comunicação e do uso interativo da linguagem teatral, numa perspectiva improvisacional ou lúdica. O princípio do jogo teatral é o mesmo da improvisação teatral, ou seja, a comunicação que emerge da espontaneidade das interações entre sujeitos engajados na solução cênica de um problema de atuação. (JAPIASSU, 2001, p.26)

O estágio na Associação Pestalozzi de Dourados – Escola Especializada Arco Íris vem com a proposta de trabalhar o desenvolvimento psicomotor dos alunos com os mais diversos quadros de Condutas Típicas utilizando os jogos teatrais.

De acordo com o MEC (2005) Condutas Típicas é uma terminologia utilizada para caracterizar manifestações de comportamento típicas de portadores de síndromes e quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos que ocasionam atrasos no desenvolvimento e prejuízos no relacionamento social, em grau que requeira atendimento educacional especializado.

No que se refere ao psicomotor a ABP - Associação Brasileira de Psicomotricidade diz que é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (191.2 Kb)   docx (95.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com