TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A temática deste estudo tem por finalidade trabalhar a avaliação física de crianças com faixa etária entre 6 á 11 anos

Por:   •  23/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CATÓLICA DE VITÓRIA CENTRO UNIVERSITÁRIO

Projeto de extensão

Avaliação Física em Crianças (6 á 11 anos)

[pic 2]

Professor: Thiago da Silva Machado

Alunos: Josemar Fonseca Lima; Gislaine Honorato Silvestre; Lívia Borges de Sousa; Leticia Gomes Silva Sousa.

Vitória

2019

INTRODUÇÃO

A temática deste estudo tem por finalidade trabalhar a avaliação física de crianças com faixa etária entre 6 á 11 anos. O objetivo do projeto é de oferecer avaliação gratuitamente aos alunos da escola, serão contemplados todos os alunos matriculados.

A avaliação física será feita pelos alunos do 2º período do curso de educação física da Católica de Vitória Centro Universitário e será supervisionada pelo professor de Educação física da escola selecionada.

“Avaliação física é um processo que nos permite, objetiva ou subjetivamente, comparar critérios e determinar a evolução de uma determinada pessoa ou grupo, num determinado período, seus avanços e retrocessos”. (Iana Rafaella 2008, p.7)

A avaliação deve ser sistemática e a mais ampla possível, de acordo com os objetivos e as características do beneficiário, devendo conter anamnese completa, análise dos fatores de risco para coronariopatia, classificação de risco e verificação dos principais sintomas ou sinais sugestivos de doença cardiovascular e pulmonar, podendo ser composta também de medidas antropométricas, testes neuromotores, avaliação metabólica, avaliação cardiorrespiratória e avaliação postural.

A intenção desse projeto de extensão tem por finalidade de que essa avaliação seja incorporada culturalmente na escola.

A Avaliação Física durante o período escolar tem como base a aplicação de uma série de procedimentos que visam a acompanhar, o desenvolvimento da criança e do adolescente e permitem analisar, de forma qualitativa, os aspectos físicos e as adaptações em função do tempo. A aplicação de uma avaliação física periódica possui inúmeros benefícios, principalmente o de identificar possíveis distúrbios de ordem motora, postural e metabólica. Dessa forma, podem-se classificar indivíduos ou grupos de risco e, através de descrições e comparações, elaborar programas preventivos ou até mesmo interventivos no contexto escolar.

Concomitantemente às constantes modificações ocorridas nos padrões de comportamento no mundo contemporâneo, observa-se um aumento nos distúrbios físicos e psíquicos entre crianças e adolescentes. Entre os distúrbios físicos mais comuns, podemos citar: a obesidade, os desvios posturais, as alterações no crescimento e o comprometimento dos padrões motores.

Entrevista 

Foi realizada uma entrevista com o profissional de educação física na escola que fica localizado no município de Cariacica E.M.E.F Leonilda das Graças Langa que foi fundada em1986 no bairro Valverde.

A escola é coordenada pela diretora Ângela Aparecida dos Santos, e mantida pela prefeitura de Cariacica, a instituição tem o funcionamento de 07h00min as 12h00min e de 13h00min as 18h00min, que atende 240 alunos.

Sendo 6 turmas pela manhã e 6 pela tarde, do 1° ao 5° ano do ensino fundamental com a faixa etária de 06 a 11 anos de idade.

Com a nossa visita ao local, observamos que é a instituição é uma escola pequena, mas com boa estrutura para realizar aulas de educação física. Utiliza uma quadra, praça com mesas de xadrez, uma área aberta com desenhos no chão para brincarem de amarelinha, bolas, mesa de totó e possuem uma balança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com