TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ALIADA AO CONSUMO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES

Por:   •  12/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.989 Palavras (8 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 8

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ALIADA AO CONSUMO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM ACADEMIAS

LEOPOLDO MACIEL DE ANDRADE

RESUMO

O exercício físico traz benefícios aos indivíduos, e deve ser combinado à alimentação adequada, para oferecer uma vida saudável e a melhora estética.

A nutrição e o exercício estabelecem uma inter-relação importante, pois uma alimentação balanceada e nutritiva melhora o rendimento do organismo, o desempenho físico, promove o reparo e construção de tecidos corporais, além de potencializar o efeito dos treinos. O objetivo deste estudo foi analisar os benefícios de aliar a alimentação saudável e o uso de suplementos alimentares por praticantes de atividade física em academias.

As academias em si favorecem a disseminação de padrões estéticos estereotipados, como corpo magro, baixa quantidade de gordura ou com elevado volume e hipertrofia muscular. Isso tudo, eleva o motivo pelo qual a maioria dos frequentadores de academia busca uma nutrição ideal e adequada ao seu tipo de treino.

Com tudo, ressalta-se que esta é uma atividade privativa do nutricionista e deve ser feita respeitando o consumo e gasto energético de cada pessoa.

Palavras-chave: Alimentação Saudável. Suplemento. Nutrição esportiva.

INTRODUÇÃO

É a partir da nossa alimentação que obtemos os nutrientes fundamentais para o funcionamento do nosso organismo. Dessa forma, é necessário que a nossa dieta seja variada, equilibrada e forneça quantidades adequadas de calorias e nutrientes para assegurar seu crescimento e desenvolvimento.

Uma alimentação saudável é aquela que atende todas as exigências do corpo, promovendo saúde e qualidade de vida (Philippi, 2008).

A nutrição é uma importante ferramenta dentro da prática desportiva e, quando bem orientada promove a manutenção da saúde do atleta, além de favorecer o funcionamento das vias metabólicas associadas ao exercício físico, como por exemplo, armazenamento de energia através da formação de glicogênio muscular.

As academias em si favorecem a disseminação de padrões estéticos estereotipados, como corpo magro, baixa quantidade de gordura ou com elevado volume e hipertrofia muscular. Com tudo isso eleva o motivo pelo qual a maioria dos frequentadores de academias buscam uma nutrição ideal e adequada ao seu tipo de treino.

Nesse sentido também tem crescido o interesse da população pela prática de atividade física (Silva e colaboradores, 2010), uma vez que o exercício associado a boas práticas alimentares traz benefícios para o individuo, tanto de maneira isolada como de maneira sinergética (Viebig e Nacif, 2011).

Durante a prática de atividade física, tanto o atleta quanto as pessoas que se exercitam por prazer precisam suprir adequadamente as necessidades do corpo (Nicastro e Colaboradores, 2008).

A nutrição e os exercícios estabelecem uma inter-relação importante. Pois uma alimentação balanceada e nutritiva melhora o rendimento do organismo, o desempenho físico, promove o reparo e reconstrução dos tecidos corporais, além de potencializar o efeito dos treinos (Fontes e Navarro, 2010).  Promove ainda o controle e manutenção do peso, aumento da resistência cardiorrespiratória e melhora a estética (Marangon e Welker, 2008).

Como alternativa na busca destes objetivos, o número de academias tem crescido nos últimos anos. Paralelamente tem aumentado o consumo de suplementos alimentares e sua oferta no mercado (Araújo e Navarro, 2008).

Bem sabemos que apesar de a preocupação com a saúde e estética ter aumentado significativamente, existe muita falta de informação e orientação em relação à nutrição ideal. O que muitas vezes leva o praticante de atividade física desenvolver e/ou manter hábitos alimentares inadequados, ou consumir erroneamente suplementos alimentares, prejudicando o alcance de seus objetivos com a prática de exercícios físicos.

O objetivo deste trabalho foi demonstrar através de uma revisão sistemática os benefícios de uma alimentação saudável aliada a uma suplementação adequada para os praticantes de atividades físicas em academias.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Alimentar-se de maneira saudável tem se tornado uma preocupação global, visto que as doenças crônicas não transmissíveis, tais como, diabetes, câncer, doenças cardiovasculares e obesidade representam uma grande ameaça para a saúde da população (Missadia e Rezende, 2011).

E durante as práticas esportivas, o organismo tem diferentes necessidades por vitaminas e minerais. A alimentação é ajustada de acordo com a prática esportiva, intensidade, duração, aumento da massa muscular ou diminuição do percentual de gordura.

Deve-se aumentar a quantidade de antioxidantes que combatem os radicais livres produzidos durante o exercício físico.

Existem alguns estudos onde apontam dicas alimentares para praticantes de exercícios físicos, dentre elas constam as seguintes:

  • Aumento do consumo de carboidratos, pois é a maior fonte de energia;
  • Manter um consumo adequado de alimentos ricos em proteínas (leite ou derivados, peito de peru, ovos e carnes em geral), pois estas são essenciais para uma boa recuperação das fibras musculares após os esforços físicos;
  • Aumentar o consumo de vitaminas e minerais, encontrados nas frutas, verduras e legumes. O exercício aumenta a produção de radicais livres, e o nosso organismo se utiliza destas vitaminas e minerais para sua neutralização.
  • Garantir uma hidratação antes, durante e após o exercício;
  • Nunca se exercitar em jejum e nem deixe, da última refeição à hora do exercício, um intervalo maior do que 4 horas;
  • O fracionamento correto da dieta fará com que seu metabolismo acelere;
  • Aumentar o consumo de alimentos integrais, pois são ricos em fibras.
  • Mastigar bem os alimentos. Isto permite que a chegada do alimento ao estômago seja lenta, ampliando o tempo para o órgão enviar uma mensagem de saciedade para o cérebro.
  • Aumentar o consumo de líquidos. Água hidrata o corpo e atua na eliminação de toxinas.
  • Preferir os queijos claros. O queijo é rico em proteínas e apresenta teor variado de gordura. Quanto mais amarelado, maior é o seu teor de gordura.
  • Evitar bebidas alcoólicas durante as refeições. Sendo o álcool tóxico ao organismo, o corpo se encarregará de eliminá-lo primeiro, enquanto os demais nutrientes da dieta serão armazenados em reservas de gordura.
  • Preferir carnes magras (assadas, cozidas ou grelhadas).

Lembrando sempre que se deve ter um acompanhamento por profissionais habilitados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com