TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES

Por:   •  3/5/2015  •  Resenha  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPÍRITO SANTO

UTILIZAÇÃO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES

COLATINA

2014

CONCEITO

Os suplementos alimentares são substâncias químicas produzidas especialmente para complementar a alimentação, encontrados na forma de comprimido, cápsulas, ampolas ou infusões. Fornecem nutrientes, como vitamina mineral, fibrasácidos graxos ou aminoácidos.

FUNÇÃO

A principal função do suplemento é equilibrar as deficiências alimentares nas dietas de pessoas que não conseguem adquirir todos os nutrientes que o organismo necessita. E tem como objetivo melhorar o desempenho físico, reduzir os efeitos adversos dos treinos contínuos.

INDICAÇÃO

O suplemento tem uma indicação para necessidade de cada pessoa, portanto a mesma deve ser feita por um nutricionista ou outro profissional da saúde capacitado para tal, para que haja benefícios e não malefícios para o indivíduo.

No geral o uso é indicado apenas para quem realiza algum tipo de atividade física, pois necessitam de recuperação e fortalecimento muscular mais rápido , com exceção de alguns suplementos que são indicados na prevenção e tratamento de doenças ou para suprir a falta de algum nutriente adequado. A idade indicada para começar a suplementação é a partir dos 16 anos, por que não haverá interferência no crescimento.

CONTRAINDICAÇÃO

Antes consumir um suplemento alimentar, é preciso considerar a influência de outros medicamentos, doenças preexistentes e condições gerais de saúde. “Doses elevadas de vitamina E podem aumentar o risco de hemorragia em cardiopatas que utilizam anticoagulantes. Outro grupo sujeito aos riscos, quando não há supervisão médica, é o de gestantes.O uso excessivo e indiscriminado de vitaminas C e E pode ser prejudicial. Da mesma forma, os idosos também devem ser cuidadosos, uma vez que geralmente fazem uso de vários medicamentos e podem apresentar uma fragilidade maior em alguns órgãos, como fígado e rim. Pessoas com diabetes, pressão alta, anemia e hepatite só podem fazer uso desse medicamento após avaliação médica criteriosa.

SOBREDOSAGEM

A ingestão excessiva de suplementos alimentares podem ter efeitos nocivos a longo prazo. A sobredosagem do suplemento pode ser pior do que a própria carência da substância, pois compromete o funcionamento do metabolismo e de alguns órgãos, podendo levar até à morte. O fígado e os rins podem ser prejudicados quando a pessoa faz uso de altas doses de suplementos. Problemas com espinhas e flatulência também podem ocorrer, porém isso vai depender da tolerância de cada pessoa a determinado produto. Estes produtos têm um limite máximo diárias recomendadas que devem ser respeitadas.

REFERÊNCIAS

http://bbelmulher.com.br/arquivo/post/conheca-os-riscos-e-beneficios-do-suplemento-alimentar

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/variedades/vida-e-saude/noticia/2013/02/descubra-o-que-o-excesso-de-suplementos-pode-provocar-no-seu-organismo-4048285.html

http://www.tuasaude.com/suplementos-alimentares/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com