TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suplemento Alimentar a Base de Farinha

Por:   •  12/9/2016  •  Artigo  •  1.887 Palavras (8 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

A batata-doce (Ipomea batatas) é um tubérculo, da família Convolvulaceae, originária da América Central e da América do Sul. Possui um gosto adocicado, formato irregular, com coloração arroxeada por fora e esbranquiçada no seu interior, sendo utilizado na fabricação de doces, biscoitos e sucos. O tubérculo é rico em fibras, vitaminas A, E, C e do complexo B, como também antioxidantes. A fabricação de o suplemento alimentar a base da batata doce seria de rápida aceitação, por já ser utilizada in natura, além de seus mais variados benefícios e apresentar um valor mais em conta que os demais.

Palavras – chave: Convolvulaceae. Alimento funcional.

ABSTRACT

The sweet potato (Ipomoea batatas) is a tuber, Convolvulaceae family, native to Central America and South America. It has a sweet taste, irregular shape, with purplish outside and whitish inside, being used in the manufacture of candy, cookies and juice. The tuber is rich in fiber, vitamins A, E, C and B complex, as well as antioxidants. The manufacture of the food supplement the basis of sweet potato would be rapid acceptance by longer be used fresh, as well as its various benefits and display a value greater account than the others.

Keywords: Concolculaceae. Functional food.

1. INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, casos de doenças crônicas vêm se tornando cada vez mais comuns, dentre elas, câncer e diabetes. Com isso, o ser humano passa a se preocupar mais com seus hábitos alimentares, deixando de lado alimentos industrializados dando preferência àqueles mais saudáveis e benéficos ao corpo. A introdução de fibras, vitaminas e sais minerais contribuem para a produção de diversos alimentos nutritivos, tornando-se mais acessível ao consumidor.

A batata-doce (Ipomea batatas) é um tubérculo, da família Convolvulaceae, originária da América Central e da América do Sul. Esta é considerada um alimento funcional, ou seja, que além de seus aspectos nutricionais básicos o produto inclui substâncias que possuem atividades biológicas, denominadas nutracêuticos, envolvidas na prevenção de doenças, que consequentemente auxilia na saúde.

O tubérculo possui um gosto adocicado, formato irregular, com coloração arroxeada por fora e esbranquiçada no seu interior, sendo utilizado na fabricação de doces, biscoitos e sucos. É uma cultura tipicamente tropical e subtropical, rústica e de fácil manutenção, apresentando também boa resistência contra a seca e ampla adaptação.

A batata doce faz referência a pessoas que buscam maior produção de massa muscular, energia para seus treinos e amparar o controle de peso. Por ser um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, sua absorção torna-se mais lenta, passando a liberar glicose na corrente sanguínea agora aos poucos, e sem estimular muito a insulina, sendo indicado então para diabéticos.

Rica em fibras, auxilia na digestão e no emagrecimento, o que proporciona a sensação de saciedade e diminui o apetite. A vitamina A e o cálcio fortalece o sistema imunológico, a manutenção dos ossos e na prevenção do câncer. Já a vitamina E e C beneficia o tecido epitelial, reduz as cãibras e auxilia a formação de colágeno. Com a presença de antioxidantes os processos de desgastes são beneficiados pela melhora na recuperação e o aumento de sínteses anabólicas, amenizando os problemas de saúde. (Mendes, 2013)

Além disso, as vitaminas do complexo B são de extrema importância nos processos metabólicos, como na síntese de macronutrientes, ou seja, a síntese proteica, glicídica e lipídica. Baseado no contexto acima, essa pesquisa tem como objetivo a obtenção de farinha a partir da batata-doce como suplementação alimentar.

2. JUSTIFICATIVA

A fabricação de um suplemento alimentar à base de batata-doce torna-se interessante pelo fato de já ser bastante utilizada in natura pelos fitness, na dieta batata doce e frango. Neste caso, a batata-doce como tubérculo seria substituída pelo suplemento fabricado, facilitando assim o consumo e diminuindo a quantidade, em gramas, ingerida.

Um ponto de destaque seria também uma rápida aceitação do mercado consumidor, já que esta é a quarta hortaliça mais consumida no país, tendo em vista seus inúmeros benefícios à saúde e de desenvolvimento muscular já citados anteriormente.

Outro fator relevante da utilização da batata como matéria-prima, é o fato de a mesma ser facilmente encontrada, principalmente na nossa região, como também o baixo custo, que proporcionará um preço mais acessível para a população.

3. OBJETIVOS

• Elaborar a farinha da batata-doce

3.2 Objetivos específicos

• Caracterização físico-química da farinha da batata-doce

• Determinar a quantidade das porções que devem ser ingeridas

4. METODOLOGIA

4.1 OBTENÇÃO DA FARINHA

A batata-doce utilizada no processo será transportada da feira-livre de Jardim do Seridó para Currais Novos.

Inicialmente as batatas serão lavadas numa solução de Hidroclorito de Sódio, usando ½ colher de chá por litro de água. Após este procedimento elas devem ser colocadas em uma superfície elevada e dotada de furos para que a mesma sirva de escorredor. Em seguida deve-se retirar a casca, afim de que não aja alteração no sabor da farinha. Posteriormente, a batata será cortada em finas rodelas com espessura de 2 mm para facilitar no processo de secagem, colocada em um desidratador por um período de 12 horas na temperatura de 70ºC, e por último triturada.

A farinha produzida será depositada em potes, armazenada em um local fresco e seco e analisadas particularmente.

4.2 ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICA

4.2.1 Umidade (U)

A umidade será determinada através do método gravimétrico com emprego de calor, baseando-se na perda de peso do material submetido ao aquecimento em estufa a 105°C até peso constante segundo a metodologia da AOAC (1995).

4.2.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com