TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MÚSICA COMO MÉTODO DE ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: COMO DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS NA SALA DE AULA

Por:   •  12/7/2022  •  Artigo  •  3.561 Palavras (15 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 15

A MÚSICA COMO MÉTODO DE ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: COMO DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS NA SALA DE AULA

Janderson Lima da Silva

Orientador(a): Prof.ª Dorotea Maria Leal Costa

RESUMO

Atualmente o contato com a língua inglesa ainda é escasso a alguns alunos, é preciso inovar o ensino em sala para que o estudante mantenha seu foco e consiga assim aprender de fato o que lhe está sendo passado. Sendo a música uma linguagem universal usada para comunicação, educação, entretenimento, etc., se partirmos desse ponto é possível ver que na educação à música tem um importante papel, comprovando que este é um dos melhores métodos de ensino por ser um estimulante das funções cognitiva, do corpo, das emoções e audição, além de ser acessível tanto para aluno quanto professor facilitando o emprego dessa metodologia de ensino. Este artigo tem como objetivo a utilização da música como ferramenta pedagógica utilizada para a aprendizagem da língua inglesa em uma escola do ensino médio, de modo levar os aprendizes a uma absorção máxima do conteúdo revelando assim que a música pode ser muito interessante na construção do conhecimento, aumentando até a probabilidade de um melhor desenvolvimento da leitura e da pronuncia da desse idioma. O método utilizado foi o de observação participativa, questionários com os discentes discutindo os fatores positivos de atividades desenvolvidas a partir das canções tocadas e pesquisa bibliográfica. Sendo possível percebe após os questionários uma real melhora no interesse dos alunos em aprender após a aplicação do experimento de completar os verbos faltantes na letra apenas ouvindo a reprodução do áudio em sala, assim como também houve melhora no método de transferência desse conhecimento, pois o educando estimulado passa a atender melhor as expectativas do educador indagando, e possibilitando a construção e assimilação do conhecimento.

Palavras-chave: Musica, Educação, Língua estrangeira, Língua Inglesa.

ABSTRACT

Currently the contact with the English language is still scarce for some students, it is necessary to innovate the teaching in room so that the student maintains its focus and is able to thus learn in fact what is being passed to him. Since music is a universal language used for communication, education, entertainment, etc., if we start from this point it is possible to see that in education to music plays an important role, proving that this is one of the best teaching methods because it stimulates the functions cognitive, body, emotional and hearing, as well as being accessible to both student and teacher facilitating the use of this teaching methodology. This article aims to use music as a pedagogical tool used to learn the English language in a high school, so as to lead the learners to a maximum absorption of content revealing that music can be very interesting in the construction of knowledge , increasing to the probability of a better development of the reading and pronunciation of that language. The method used was participatory observation, questionnaires with the students discussing the positive factors of activities developed from the songs played and bibliographic research. It is possible to perceive after the questionnaires a real improvement in the students' interest in learning after the application of the experiment of completing the missing verbs in the letter only by listening to the reproduction of the audio in the room, as well as there was an improvement in the method of transfer of this knowledge, since the stimulated educator starts to better meet the expectations of the educator by investigating, and making possible the construction and assimilation of knowledge.

Keywords: Music, Education, Foreign Language, English Language.

1 INTRODUÇÃO

Não é de hoje que a música é utilizada como método de ensino, para uma criança no maternal ela uma das maiores propulsoras ao entendimento de porquê escovar os dentes, ou lavar as mãos, no ensino infantil a mistura de música e números tornam a matemática mais simples, ou até mesmo para o ensino religioso.

Quando se trata de ensino médio temos um público adolescente e a música está inserida em vários aspectos da vida deste individuo, por que não utiliza-la para o ensino da língua estrangeira, já que os mesmo tem acesso a esse conteúdo pelas plataformas digitais, mas leva-los ao entendimento do que estão ouvindo, como entender a colocação do verbo e até mesmo de fato cantar com uma pronunciação apropriada. Este trabalho tem como tema “- A música como método de ensino da Língua Inglesa: Como despertar o interesse dos alunos na sala de aula”.

Na educação, está comprovado que este é um dos melhores métodos de aprendizagem. Aprender com música é muito efetivo, pois estimula a função cognitiva, o corpo, emoção e audição (GUIA, 2015). Para os mentores de línguas estrangeiras, a utilização de músicas no ensino se torna mais fácil, principalmente quando se acredita que a tradução não é necessária para transformar informações em conhecimentos de forma significativa.

Conforme MORENO (2011), A música é uma linguagem universal que exerce um grande poder na nossa mente, altera o nosso humor, nos deixa relaxado e muitas vezes ouvimos uma música uma única vez e ela já fica na nossa cabeça. LIMA (2009) articula que ultimamente, principalmente no meio juvenil as músicas têm sido de grande importância, e a maioria são de artistas estrangeiros e isso influencia muito no aprendizado, principalmente por causa da atração dos alunos com as músicas e isso acaba se tornando um caminho para o aprendizado.

Sobre a justificativa pode-se afirmar que mesmo a língua inglesa achando-se entre as línguas mais faladas no mundo, os desafios de fazer essa disciplina atrativa no Brasil é muito alta principalmente nas escolas públicas, onde erroneamente é tratada como menos importante e em alguns casos não reprovativa, levando o aluno ao descaso com a disciplina e com o conhecimento que ela fornece, que não servira só para aquele momento, mas para auxiliar até mesmo no mercado de trabalho. E apesar de muitas cousas serem feitas a fim de que os alunos tenham condições propicias de aprendizagem, ainda assim, é perceptível que a ausência de interesse e motivação são elementos contínuos na pratica diária escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (147.2 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com