TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO

Por:   •  12/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.275 Palavras (14 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 14

ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICAO E DANÇA COMO CONTEUDO DA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR.

Trabalho do 4°semestre apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de 1. Metodologia do Ensino da Atividade Rítmica e dança; 2.Educação Física Escolar e Saúde; 3. Metodologia do Ensino da Ginástica escolar; 4. Educação Física Adaptada e Primeiros Socorros; 5.Seminário da Prática

Professores: Túlio Moura; Patrícia Proscêncio; Eloise Werle de Almeida; Alessandra Begiatto Porto; Luana Conti; Tutor eletrônico: Erika dos Santos Miranda

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo trazer à importância da temática ritmo nas aulas de Educação Física. A presente produção textual também tratará de sobre a temática Ritmo, como sua conceituação, classificação dos ritmos e as possibilidades de explorá-lo a partir dos conteúdos Dança e Ginástica nas aulas de educação física na educação infantil. Já na segunda parte abordaremos o tema sobre alunos com Síndrome de Down.

As atividades de Educação Física podem favorecer ao desenvolvimento das pessoas com síndrome de Down. O objetivo geral é demonstrar os benefícios das atividades de Educação Física para os alunos com a síndrome. Os objetivos específicos são: definir o que é a síndrome de Down; situar a pessoa com síndrome de Down no contexto histórico-cultural das sociedades; apontar os benefícios da Educação Física para as pessoas com Down; destacar os benefícios das atividades físicas para as pessoas. A síndrome de Down é um acidente genético que afeta as pessoas do mundo inteiro, pela presença de mais um cromossomo em sua genética. Quem é acometido tem mais propensão à obesidade, diabetes e outros distúrbios ou doenças, mas estudos mostram que as pessoas com Down têm vivido mais e melhor, inclusive trabalhando e constituindo famílias. Este trabalho tem uma abordagem histórico-cultural a respeito das pessoas com Síndrome de Down (SD), um acidente genético que afeta a qualidade de vida, mas não anula o sujeito.

Sabe-se que currículos, programas, estruturas e formações profissionais não têm se adequado à nova exigência, de modo que as escolas precisam, progressivamente, desenvolver projetos que ofereçam às pessoas com deficiência as oportunidades necessárias ao seu desenvolvimento. Segundo dados do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de – o preconceito tem ocorrido em grandes percentuais justamente em locais em que a criança deveria receber mais acolhida e atenção, conforme acontece no dia a dia dessas crianças. A proporção de 30% de preconceito nas escolas é preocupante, posto que se trata de um lugar onde as pessoas devem se aceitar e se apoiar continuamente. Os grupos não podem ser alheios, mas formar equipes que busquem cumprir seus objetivos: ensinar e aprender. Sendo assim, sente-se a necessidade ainda maior de ver as escolas aplicando projetos favoráveis às pessoas com Down, mas as evidências são poucas. A questão geral da pesquisa aqui apresentada é a seguinte: Como as atividades de Educação Física pode favorecer o desenvolvimento das pessoas com SD?

DESENVOLVIMENTO

TEMA: A Dança enquanto conteúdo da educação física escolar.

A dança é considerada uma das artes mais antigas, é a única que dispensa qualquer tipo de material como ferramenta, pois depende somente do corpo. Nas escolas a dança é descontextualizada no currículo escolar, raramente é tratada como um conteúdo que possui um conhecimento é considerado apenas uma diversão. A dança é um conteúdo que pode ser tratado em diversos níveis escolares, como já dito a dança é pouco familiarizada no ambiente escolar, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância de socializar os conteúdos com a dança, buscando elevar o padrão cultural dos educadores. A dança transmite sentimentos, emoções, vivencia nas culturas, a dança faz com que os alunos conheçam outras culturas, tradições, modos de viver diferentes, o processo educacional poderão contribuir para aprimorar as habilidades físicas, e potencial de cada pessoa, sempre tem um aluno mais tímido que através da dança consegue se expressar e comunicar melhor pode descobrir uma nova linguagem corporal, podendo despertar o interesse de curiosidade e pesquisar assim aprendendo cada vez mais, e levando a serem cidadãos participativos, com opiniões próprias. Vimos à necessidade de um resgate da cultura brasileira no mundo da dança através das origens culturais, no intuito de despertar a identidade social dos alunos, poderão conhecer diferentes qualidades do movimento expressivo, além de conhecer as técnicas de execução de movimentos e também aprendem a improvisar e construir coreografias e o mais importante é passar a valorizar e apreciar diversas manifestações expressivas.

“Dançar é movimentar-se pelo espaço, é sentir o corpo livre, é comunicar-se consigo mesmo, é desfrutar, liberar-se... Convidar para dançar é animar, quebrar preconceitos, medos, vergonhas... O movimento é comunicação; comunicar uma mensagem é utilizar uma linguagem. A linguagem corporal, o movimento é o instrumento dessa linguagem. Para enviar essa mensagem, não se requer nenhuma condição, nem idade, nem sexo, todos os indivíduos aceitarão, com ilusão e interesse, o gesto da comunicação corporal”. (Marques 1999, p. 54).

A dança é uma arte que leva o estudante ao desenvolvimento das suas competência e habilidade, precisa ter essa arte inclusa no seu cotidiano. A dança necessita ser levada para a sala de aula, logo na inserção da criança na escola, pois se trata de metodologia lúdica que irá distrair a criança que acaba de entrar num mundo até então desconhecido. A música certamente não lhes será desconhecida, pois é um método que permite lidar com o corpo, a cultura e o lúdico e consequentemente o desenvolvimento do ensino aprendizagem.

A educação física escolar é um rico instrumento pedagógico, que a dança é uma forma de comunicação que se utiliza da linguagem corporal, podendo expressar ideias, sentimentos e emoções através de seus gestos, os professores percebem também que é de essencial a importância de ser trabalhado no contexto escolar, pois a dança envolve diversos aspectos importantes para a formação integral do estudante.

No Brasil temos as classificações das danças por região onde cada uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com