TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTE PROJETO INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por:   •  20/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  6.683 Palavras (27 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 27

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ANDERSON MACHADO ANDRÉ

KELVIN WENDEL DA SILVA OURIQUES

RAWLLISON GOMES DA SILVA RAMOS

INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

RESENDE

2020


ANDERSON MACHADO ANDRÉ

KELVIN WENDEL DA SILVA OURIQUES

RAWLLISON GOMES DA SILVA RAMOS

INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Educação Física, da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da Associação Educacional Dom Bosco, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciatura em Educação Física.

ORIENTADORA: ROMANA ROSAS ALMADA

RESENDE

2020


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        OBJETIVO GERAL        6

1.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

1.3        JUSTIFICATIVA        6

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        7

2.        REFERENCIAL TEÓRICO        7

2.1        HISTÓRICO DA DEFICIÊNCIA VISUAL NO BRASIL        8

2.2        O QUE É A DEFICIÊNCIA VISUAL?        9

2.2.1        CLASSIFICAÇÃO        9

2.2.2        CAUSAS        10

2.3        INCLUSÃO        11

2.3.1        QUEM SÃO OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA?        13

2.4        EDUCAÇÃO INCLUSIVA        14

2.5        EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA        15

2.6        EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DEFICIENTE VISUAL        15

3.        REFERENCIAL METODOLÓGICO        17

3.1        TIPO DE PESQUISA        17

3.2        AMOSTRA E POPULAÇÃO        18

3.3        3.3 MÉTODOS        18

3.4        ÉTICA        18

3.5        ANÁLISE DOS DADOS        18

4.        CRONOGRAMA        19

5.        ORÇAMENTO        20

REFERÊNCIAS        21


  1. INTRODUÇÃO

Nesta pesquisa apresentaremos o processo de inclusão de alunos com deficiência visual (DV), nas aulas de Educação Física Escolar para o Ensino Fundamental II, na rede pública brasileira.

Devido à experiência dos pesquisadores durante os estágios supervisionados, foi observado que esse fator precisa ser amplamente disseminado, pois algumas instituições podem não estar preparadas para receber esses alunos, por conta de suas instalações serem muito antigas e por não cumprirem os requisitos estipulados por lei.

Conforme o artigo 206 do Capítulo 3 da Constituição Federal Brasileira: “o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber”, na prática percebe-se que a situação brasileira não é completamente acessível.

A Educação Física é um tema muito importante, pois ajuda a incluir, adaptar e integrar o conhecimento físico do esporte aos alunos, visto que a educação física é um campo fértil para a socialização e a superação de desafios.

A Educação Física enfatiza o conhecimento e domínio corporal e busca, através de atividades lúdicas e esportivas, servir como importante elemento de desenvolvimento geral, aumentando o potencial de experimentação corporal de situações de aprendizagem e de aquisição de conceitos básicos. Desenvolve a autoconfiança, a auto iniciativa e a autoestima, além de atuar como elemento facilitador de um desenvolvimento motor adequado e propiciador de situações de interação social.(SOUZA, 2007, pg. 01)

Quando falamos sobre o futuro de Pessoas com Deficiências (PCD), a prática da educação inclusiva deve atrair uma total atenção, é importante garantir que esse objetivo seja essencial para os alunos e que benefícios e progressos fluirão para os que frequentam escolas regulares.Segundo (ROGALSKI, 2010, pg. 03)

A prática da educação inclusiva merece cuidado especial, pois estamos falando do futuro de pessoas com necessidades educacionais especiais. Antes mesmo de incluir, é importante certificar-se dos objetivos dessa inclusão, para o aluno, quais os benefícios/avanços, ele poderá ter, estando junto aos alunos da rede regular e produzir transformações.

Mesmo que a lei garanta os direitos das pessoas com deficiência, o mais importante é que elas tenham o direito à educação em grande parte, mas devido à falta de estrutura física, a escola não possui recursos educacionais inclusivos ou profissionais treinados. De acordo com a autora GREGUOL (2009):“a inclusão pode ser vista como um motivo que levará ao aprimoramento da capacitação profissional de professores, constituindo uma ferramenta para que a escola se modernize em prol de uma sociedade sem espaço para preconceitos, discriminações ou barreiras sociais”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.8 Kb)   pdf (265.2 Kb)   docx (240.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com