TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ante projeto de monogafia

Por:   •  7/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.541 Palavras (15 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO - “Sociedade Nilza Cordeiro Herdy de Educação e Cultura S/S Ltda.”

UNIGRANRIO - ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO SUPERIOR EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Elaine Cristina Serio Gomes

Jaqueline de Alvarenga Rodrigues

 Viviane Rodrigues dos Santos

ANTEPROJETO DE MONOGRAFIA

CUSTOS TRABALHISTAS NAS INDÚSTRIAS BRASILEIRAS

ORIENTADOR: PROF.:

Virgílio de Oliveira Souza

Duque de Caxias – RJ

2014

Elaine Cristina Serio Gomes

Jaqueline de Alvarenga Rodrigues

Viviane Rodrigues dos Santos

CUSTOS TRABALHISTAS NAS INDÚSTRIAS BRASILEIRAS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade do Grande Rio – “Prof. José de Souza Herdy” como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis.

Orientador: Virgílio de Oliveira Souza

Duque de Caxias – RJ

2014


Grato a Deus pelo dom da vida, pelo seu amor infinito sem ele nada somos, e aos nossos amados pais que nos apoiaram todo o tempo para que esse sonho se tornasse realidade.

AGRADECIMENTOS

Quero agradecer, em primeiro lugar, a Deus, pela força e coragem durante toda esta longa caminhada. Sem Ele não teríamos força nessa longa jornada, quando pensávamos em desistir, o Senhor renovava nossas forças.

A nossa família que sempre nos apoiou nos estudos e nas escolhas tomadas, compreendendo nossas ausências, em especial os nossos pais pela paciência e capacidade de nos trazer paz na correria de cada semestre; se conseguimos foi porque vocês nos deram as mãos e muitas das vezes colo, carinho e não mediram esforços para que chegássemos até esta etapa de nossas vidas.

Ao nosso orientador Professor Virgílio de Oliveira Souza, por demonstrar tanta paixão pelo conhecimento e trazer isso para sala de aula, pela paciência e incentivo na orientação que tornaram possível a conclusão desta monografia.

Ao professor Francisco Viana pelo apoio, por todas as dicas e toques para o bom desenvolvimento desse trabalho e por se importar com nossa formação, nos incentivando e apoiando.

A todos os professores do curso, que foram tão importantes em todo nosso trajeto.

Aos nossos amigos que por tantas vezes nos ajudaram, nos auxiliaram, pelos incentivos e apoio constante, pelas alegrias, tristezas e dores partilhadas, com vocês as pausas entre um parágrafo e outro de produção melhora tudo o que tenho produzido na vida, em especial nossa colega de classe Carolina da Silva Seixas, pela paciência, pelo incentivo, pela força e principalmente pelo carinho valeu a pena esperar... Hoje estamos colhendo, juntos, os frutos do nosso empenho.

Enfim, a todos que contribuíram direta ou indiretamente em nossa formação acadêmica.


“A persistência é o caminho do êxito.” (Charles Chaplin)


RESUMO

Conhecer o impacto das porcentagens cobradas em cada obrigação trabalhista é de grande relevância para os empresários, uma vez que esses encargos, somados aos demais impostos, impactam diretamente na sustentabilidade da empresa.

Os encargos trabalhistas correspondem aos valores pagos ao empregado em cada mês ou ao término do contrato, a saber: Férias, Adicional de Férias,
13º salário, Adicional de remuneração (hora extra, hora noturna, insalubridade, periculosidade), Ausência remunerada, Licenças, Repouso remunerado (também conhecido como Descanso Semanal Remunerado – DSR), Feriado, Rescisão contratual e Vale-transporte. Os encargos sociais não vão diretamente para o bolso do empregado, mas trazem benefícios indiretos já que as taxas e contribuições recolhidas pelas empresas financiam políticas públicas e serviços de educação, saúde e lazer.

Fazem parte dos encargos sociais: INSS ou PSS, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Salário Educação, Sistema S (composto por Senar, Senac, Sesc, Sescoop, Senai, Sesi, Sest, Senat, Sebrae, DPC, Incra e Fundo Aeroviário).

As empresas são livres para oferecer aos seus empregados outros benefícios e que podem elevar o custo do empregado, tais como vale-refeição, assistência médica, gratificações, participações no lucro, auxílio creche, entre outros.

Ou seja, o custo com encargos trabalhistas é particularmente alto, onerando principalmente as empresas intensivas em mão de obra.

Palavras-Chave: Custos, Encargos, Empregado, Indústria, Benefício, Impacto, Empresas, Obrigação.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO…………………………………….………………………………………….8
  1. Objetivo………………………………………….…………………………...…………….9
  1. Objetivo Geral……………………………………………………..……….……….9
  2. Objetivo Específico……………………………………………….……….............9
  3. Delimitação do Estudo…………….…………………………….……………….10
  1. Justificativa……………………………………………………………………………….10
  1. REFERENCIAL TEÓRICO..…………………………………………...….……………....10
  1. Custos básicos para a contratação de funcionário…..………………………..…….10
  2. A Tributação do Trabalho no Brasil…………….……….…….……………………....11
  3. Metodologia de mensuração do custo da legislação trabalhista…..……..…..……12
  4. Encargos incidentes na folha de salário da Indústria de Transformação……...….13
  5. Custos Trabalhistas……………………………………………………………………..14
  1. CONCLUSÃO.………………………………………..…………………………………..15
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS……………………………………………...…....17        

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é analisar os principais custos trabalhistas nas indústrias brasileiras, tais custos abrangem os encargos sociais e os encargos trabalhistas. Esses encargos se referem a tributos incidentes sobre a folha salarial e despesas com previdência e seguridade social arcadas pelo empregador.

O alto nível dos encargos trabalhistas no Brasil aumenta o custo da mão de obra, e, consequentemente, os custos de produção de bens e serviços. Esse problema é mais grave na indústria de transformação, cujos bens em geral competem em mercados com escala global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (209.2 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com