TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA

Por:   •  1/8/2017  •  Seminário  •  2.271 Palavras (10 Páginas)  •  1.029 Visualizações

Página 1 de 10

APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA

        

INTRODUÇÃO

A ginástica artística é um esporte de alta complexidade, sendo também conhecida como ginástica olímpica. Este esporte surgiu na Alemanha no início do século XIX, onde se desenvolveu e passou a ser denominado de ginástica artística em 2006 (NUNOMURA, 2008; NUNOMURA et al., 2009; apud DENARDI E CORRÊA, 2016). É exigido dos praticantes o domínio das habilidades motoras para a eficiência no esporte, contudo, o ensino da ginástica artística através de profissionais capacitados ajuda o indivíduo a desenvolver as suas habilidades motoras aumentando assim o seu desempenho.

Para um melhor entendimento sobre o tema, se faz necessário entender, quais são os fatores que influenciam o desenvolvimento motor no ensino da ginástica artística? E compreender os processos para a aprendizagem das habilidades motoras na iniciação da GA.

Para Santos et al. (2009), o desenvolvimento da criança está relacionado a vários fatores biológicos, socioambientais e hereditários, respectivamente está relacionado com a idade gestacional e peso ao nascer, condição socioeconômica e educação dos pais, e  a bagagem genética, onde são passíveis de alterações ao longo da vida por situações adversas ou favoráveis, além desses fatores a aprendizagem motora se dar pelos domínios interdependentes como sensório-motor, cognitivo e socioemocional, sendo também influenciados nos primeiros anos de vida decorrentes de intensos eventos no desenvolvimento do sistema nervoso e modulados pelas qualidades do ambiente.

Segundo Magill (1989) apuld Pellegrini (2000), a aprendizagem motora se dar através da realização de tarefas, onde ocorrem mudanças na capacidade do indivíduo em função da prática, desenvolvendo desta forma, uma bagagem motora permanentemente. Contudo, a prática é uma atividade necessária, porém não suficiente para que aconteça a aprendizagem motora.

O objetivo do presente estudo foi investigar a aprendizagem motora e o ensino da ginástica artística compreendendo os processos que levam o indivíduo a desenvolver as habilidades motoras durante a prática, assim como o entendimento das capacidades físicas de um ginasta, os tipos de habilidades necessárias para a melhoria do desempenho e as etapas do ensino da ginástica artística.

O ensino da ginástica artística depende quase que exclusivamente de um profissional capacitado durante o processo de desenvolvimento motor do praticante, no entanto, muitos profissionais não estão capacitados o suficiente para o ensino da ginástica artística, fazendo com que o iniciante se submeta a treinamentos exaustivos e repetitivos, além do treinamento precoce dos alunos. Um treinamento sistematizado pode aperfeiçoar o potencial do indivíduo através da prática específica acompanhados das fases de desenvolvimento motor para que o praticante chegue ao alto nível.

        É necessária a compreensão do ensino da ginástica artística, tendo em vista a oportunidade de melhorar a performance dos praticantes e explanar ainda mais os estudos na literatura, afim de ser útil essas informações para a sociedade e a ciência.

        Para atender o objetivo proposto foi desenvolvido um estudo de pesquisa bibliográfica, que procura explicar os processos da aprendizagem motora no ensino da ginástica artística, a partir de referências teóricas publicadas em artigos, livros, dissertações e teses. Para o levantamento dos dados a pesquisa foi realizada através dos sites: Scielo e bireme. Foi utilizado como palavras chaves: aprendizagem motora – ginástica artística – desenvolvimento motor – ensino. O idioma utilizado foi o português e os anos de referência das publicações foram de 1980 a 2016.

OBJETIVOS

Geral

Compreender os processos que levam o praticante a desenvolver as habilidades motoras no ensino da ginástica artística

Específicos

  • Observar quais são as capacidades físicas de um ginasta
  • Entender os tipos de habilidades necessárias para a melhoria da prática na ginástica artística.
  • Aprender sobre as etapas do ensino da ginástica artística.

DESENVOLVIMENTO

A ginástica artística é um esporte de alto desempenho que é disputado individualmente tanto no masculino através de seis provas: solo, cavalo com alças, argolas, salto sobre a mesa, paralelas simétricas e barra fixa. Quanto no feminino com quatro provas: salto sobre a mesa, paralelas assimétricas, trave e solo. (SMOLEVSKIY E GAVERDOVSKIY, 1996; APUD, NUNOMURA; PIRES; CARRARA; 2009). Sendo esta uma modalidade bastante complexa que depende parcialmente das habilidades motoras e que segue uma sequência combinada em série para a obtenção de uma pontuação, variando de acordo com o grau de dificuldade e o nível de qualidade de execução de cada atleta individualmente (DENARDI E CORRÊA, 2016).

      Segundo Tesche e Fiorin (2002), meados do séc. XIX havia grupos de ginástica alemãs na região sul e sudeste. Grupos esses que constituíram associações, com o passar dos séculos. Teve a aparição da primeira federação de ginástica, em 1942. Logo, se organizou o primeiro campeonato, tendo a participação apenas masculina, pela Federação Internacional de Ginástica (FIG). Após um ano, em 1952, ocorreu o II Campeonato Brasileiro de Ginástica, agora com a participação das mulheres.

De acordo com Leguet (1987) e Nunomura (2008), apud Denardi e Corrêa (2016), a prática da ginástica artística necessita a coordenação dos movimentos, exigindo do indivíduo muita agilidade, força e potência, seguidas das habilidades de equilíbrio, flexibilidade, deslocamentos em bipedia, passagens pelo solo ou trave, rolamentos, volteios, saltos, aterrissagens, giros sobre os eixos transversal, anteroposterior e longitudinal, balanceios em apoios e em suspensão, passagens por apoio invertido e por suspensão invertida. Podendo ter variações de movimentos em algumas dessas habilidades de maneira estendida, grupada, carpada e selada. Para as mulheres é incluída a dança através da música, onde envolve muita harmonia e beleza dos movimentos. A execução de todas essas habilidades depende dos elementos que foram trabalhados anteriormente e que aumentam sua complexidade progressivamente de acordo com que cada praticante domine suas habilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (139.5 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com