TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ATIVIDADES FÍSICAS E O DIABETES

Por:   •  17/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 6

AS ATIVIDADES FÍSICAS E O DIABETES

Resumo:

1. INTRODUÇÃO

O diabetes é uma doença característica do sistema endócrino, na qual o pâncreas, que é responsável pela produção do suco pancreático que age no processo digestivo, da insulina e de outros hormônios, passa a produzir de forma irregular ou a falta de produção do hormônio insulina podendo ocasionar à doença.

São inquestionáveis os benefícios que os exercícios podem trazer às pessoas, e, se bem monitorada, podem demandar grandes benefícios no organismo e no tratamento do diabético. A prática de atividades físicas apresenta melhor eficácia na redução do colesterol, no controle glicêmico, na redução de gordura corporal bem como melhoria da frequência cardíaca entre outros benefícios, tanto em indivíduos saudáveis como em diabéticos, por isso é uma alternativa que pode contribuir na melhoria da qualidade de vida e no tratamento de muitos portadores de doenças crônicas, promoção de saúde e prevenção de doenças.

.

1.1 JUSTIFICATIVA

A atividade física faz bem para qualquer indivíduo, mas para o diabético traz benefícios ainda maiores, como:

• Diminuição da mortalidade: com a pratica de atividade física e alimentação saudável o diabético tende a viver mais e melhor.

• Diminuição da glicose sanguínea: na pratica de atividade física, a glicose é fonte predominante de energia, nos 30 primeiros minutos. Então há o aumento de utilização de glicose pela célula.

• Captação de glicose pós - exercício: após a atividade física o corpo entra em hipoglicemia, sendo explicado pela reposição de glicogênio pelas células e o gasto energético pela recuperação do organismo, fenômeno que pode durar ate 48 horas após o exercício. “A atividade física torna mais eficiente e abundante a absorção de glicose pelos tecidos na hora do treino e até 48 horas depois”, informa a educadora física Sonia de Castilho, da associação de diabetes Brasil.

• Benefícios tardios: alem dos já citados a cima, a atividade física, traz melhorias na qualidade de vida que podem ser notadas com o passar do tempo e fidelidade aos planos alimentares e atividades físicas prescritas, como o aumento da massa muscular, aumento do vo2 Maximo, diminuição da gordura corporal, melhora na auto-estima e etc.

1.2 OBJETIVOS

O presente estudo tem como objetivo mostrar que mesmo com a diabete é possível manter uma vida plena e dentro da normalidade. Esse estudo mostra os efeitos positivos que a atividade física pode trazer quando incluído na vida do diabético.

2. DESENVOLVIMENTO

O QUE É O DIABETES?

Segundo a SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLÓGIA E METABOLICA, o Diabetes é caracterizado pela elevação da Glicose no sangue, também denominada de Hiperglicemia. A Hiperglicemia pode ocorrer por um problema na secreção ou na ação da Insulina, que é um hormônio produzido pelo pâncreas pelas células beta. A Insulina é responsável pela entrada da Glicose nas células para que seja aproveitada nas diversas atividades celulares. A falta de Insulina ou algum problema em sua ação é que resulta no acumulo de Glicose no sangue causando a Hiperglicemia.

Existem dois grupos de Diabetes, o Diabetes Tipo 1 (DM1) que é o processo de destruição das células beta pancreáticas por causa imunológica, ou seja, o organismo cria anticorpos contras a células e leva a insuficiência de Insulina. Alguns sintomas como: sede, diurese e fome excessivas, emagrecimento importante, cansaço e fraqueza, caracterizam o início relativamente rápido desse quadro clinico do Diabetes Tipo 1, a morosidade do tratamento pode vir a causar outros sintomas como a desidratação severa, vômitos, dificuldades respiratórias, sonolência e coma. Nesse caso mais grave conhecido como Cetoacidose Diabética tem de ser tratado com o paciente em situação de internação

Diabetes Tipo 2 (DM2). Nesse tipo, em cerca de 90% dos pacientes, as células beta produzem a Insulina, porem sua ação e dificultada, causando uma condição chamada de resistência insulínica. Esse tipo de Diabetes é que tem associação com o aumento de peso e obesidade, e ataca principalmente adultos a partir dos 50 anos, porém tem se observado um desenvolvimento expressivo em adultos jovens e até em crianças, fato que se deve a má alimentação e a falta de Atividades Físicas. De certa forma os endocrinologistas mais que qualquer outro especialista, tem a oportunidade de diagnosticar esse tipo do Diabetes em sua fase inicial, devido a grande procura desse profissional por causa da obesidade.

Outros Tipos de Diabetes:

Outros tipos bem mais raros, procedem de defeitos genéticos na formação das células beta, doenças do pâncreas e defeitos genéticos na ação da Insulina.

Diabetes Gestacional:

Pode ser transitório ou não, ao termino da gravidez a paciente deve ser monitorada, na maioria das vezes é detectado no 3° trimestre de gestação e deve ser dada atenção especial no diagnostico durante a gestação. É detectado através de um teste de sobrecarga de Glicose. Gestantes com histórico prévio de diabetes gestacional, perdas fetais, má formações fetais, hipertensão arterial, obesidade e histórico familiar de diabetes não devem esperar o 3º trimestre para realizarem o teste de sobrecarga de Glicose, pois sua chance e maior de desenvolver a doença.

Tratamento da Hiperglicemia:

Importante aos portadores do Diabetes e realizar a aferição dos índices de Glicose no mínimo duas vezes por semana antes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com