TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ATIVIDADES VOLTADAS PARA O TREINAMENTO DE DEFESA OU ATAQUE NO VÔLEI

Por:   •  3/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

Atividades voltadas para o treinamento de defesa ou ataque no vôlei

- Defesa com passe: essa atividade pode ser realizada sem sair do lugar. Sem sair do lugar, um aluno deve ficar entre a linha de fundo e a linha de três metros. Nesse caso, ele ficaria mais ou menos na posição 6. Outro aluno vai ficar de frente para o parceiro (seria na posição 3), lançando a bola na direção do colega, que está na posição 6. O aluno que está na defesa, fica na posição de expectativa (para que possa executar uma boa manchete) e preparado para fazer a recepção, devolvendo a bola com passe alto para o parceiro. Devendo fazer essa atividade de 3 a 5 vezes, aumentando a intensidade e a potência nos lançamentos.

           - Defesa em movimento: Um aluno basicamente vai fazer a posição 1, 6 e 5 e o outro segue na 3, porém o que está na posição 3 vai estar em cima de um banco. O da posição 3 vai fazer uma série de 3 batidas, há mais ou menos 1,5 metros da sua posição: sendo primeiro à esquerda, segunda à frente e terceira à direita. A cada ataque o aluno que está na defesa, deve se movimentar rápido para conseguir chegar à bola e mandar novamente para o parceiro. Para variar o exercício, pode mandar a bola em direções diferentes, antes o aluno que está lançando deve apontar em qual vai mandar a bola. Durante o exercício, deve variar novamente a intensidades dos lançamentos.

            - Defesa de ataque: Com o ataque longo. Um aluno vai se posicionar na linha de fundo ao centro (realizar as posições 1,6 e 5) e o outro vai ficar em frente (posição 3) em cima de um banco. O que está na posição 3, vai fazer uma série de batidas fracas, porém direcionadas, há mais ou menos três metros do aluno que está no fundo. Ele vai lançar a bola, primeiro à esquerda, segunda à frente e terceira à direita. O que está na defesa, vai correr para fazer a defesa, devolvendo a bola por cima, por baixa ou mergulho se precisar na mão do aluno que está na 3. Repetir a sequência, tentando mandar a bola de volta da melhorar forma possível.

           - Defesa de ataque: Em reposicionamento. Um aluno vai se posicionar na linha de fundo ao centro (realizar as posições 1,6 e 5), porém agora ele vai ficar de costas para o colega. O aluno, que está na posição 3 vai fazer uma serie de 6 ataques, próximos ou distantes do outro aluno. Antes do aluno, fazer o lançamento ele deve avisar em qual área vai à bola. Os ataques devem ser direcionados e poucos potentes. O aluno que está no fundo vai virar para a rede correndo ou saltando, para realizar a defesa com manchete ou mergulho e tentando devolver a bola na mão do colega.

          - Exercício envolvendo ataque. Um aluno fica na posição 3, fazendo o levantamento (próximo à rede). O outro aluno, vai ficar antes da linha dos três metros (na posição 2 ou 4), para que possa fazer o ataque. O aluno que está na posição 3, vai lançar á bola à frente, do aluno que está realizando o ataque. O aluno que está fazendo o ataque vai tentar atacar e mirar, tentando encontrar o tempo certo de sua corrida e seu impulso. Colocar na quadra adversária três alvos para que o aluno tente acertar nas posições 1, 6, e 5 (pode ser uma cadeira), mudando sempre o alvo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com