TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONTRIBUIÇÕES DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Por:   •  4/6/2018  •  Artigo  •  5.354 Palavras (22 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 22

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ

AS CONTRIBUIÇÕES DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

CURITIBA/PR

2017

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ

WELLINGTON BENDER

AS CONTRIBUIÇÕES DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Trabalho entregue à Faculdade de Educação São Braz, como requisito legal para convalidação de competências, para obtenção de certificado de Especialização Lato Sensu, do curso de Educação Física, conforme Norma Regimental Interna e Art. 47, Inciso dois, da LDB 9394/96.

Orientador: Francisco Carlos Somavilla

CURITIBA/PR

2017

RESUMO  

O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre as contribuições das aulas de Educação física no processo de ensino-aprendizagem, pois além de ser uma disciplina teórica a educação física trabalha com a prática, buscando colaborar no desenvolvimento motor, na saúde física e mental dos alunos, proporcionando aprendizagem e qualidade de vida na vida dos envolvidos, por meio de praticas esportivas. As aulas de Educação Físicas não são passa tempo no contexto escolar, por isso, faz se necessário conhecer a História da Educação física e o contexto de inserção, tanto da teoria quanto da prática das atividades físicas proporcionadas por essa disciplina âmbito Escolares. Nesse contexto buscam-se informações relevantes por meio de autores que abordam o assunto, tendo por finalidade analisar o contexto histórico, social e esportivo da educação física no processo de ensino aprendizagem no espaço escolar e suas contribuições para a formação do sujeito. A Educação física, como parte integrada da grade curricular, desempenha com sucesso seu papel, aparada por uma bibliografia vasta nas diversas áreas de desenvolvimento social, físico e intelectual, apresenta que é possível brincar, aprender e ter qualidade de vida, dentro do espaço escolar, com a orientação de um profissional de educação física. Assim, o resultado obtido por meio deste artigo cientifica fica evidente que a educação física é um meio eficaz em todo o processo de ensino aprendizagem, desde a educação infantil ao ensino médio e principalmente, quando passa a ser desenvolvida na educação infantil, por meio das práticas de atividades físicas, apresentando valores e atitudes de respeito, para o bem-estar pessoal e coletivo.

 

Palavras - chave: Educação Física. Aprendizagem. Desenvolvimento Motor.

1. INTRODUÇÃO

Ao longo da Historia a Educação Física, apresenta-se como uma disciplina, voltada para a realização das atividades físicas, na antiguidade os homens buscavam resistência físicas para as guerras e jogos, como também na historia mais recente, pois durante a Ditadura militar no Brasil, o ensino da Educação física, era voltado para a preparação física dos militares para as lutas e guerras civis. Além do aspecto da preparação física a Educação física, possui uma grande curricular vasta, que possibilita além do desenvolvimento físico o desenvolvimento cognitivo e motor, que auxilia no processo de ensino aprendizagem, de todos os envolvidos no processo educacional. A Educação não se restringe apenas a cuidar do corpo físico, mas seu principal objetivo e despertar o sujeito para o conhecimento criticam da realidade na busca de sua formação intelectual, nada melhor que no processo de educação, principalmente na área da educação física, trabalhar a mente e o corpo, para que assim o sujeito, além do conhecimento intelectual, tenha também um desenvolvimento físico, que possibilite uma qualidade de vida, não apenas durante o seu tempo no processo escolar, mas para a sua vida.

No processo ensino aprendizagem, a Educação Física, propõe a envolver o sujeito, no mundo do conhecimento intelectual, do movimento corporal e da cultura corporal, de forma em conjunto, pois quando se tem saúde e disposição, a interesse em aprender torna-se mais prazeroso e atraente para o sujeito da aprendizagem.

As aulas de educação física favorecem o desenvolvimento motor, a integração entre alunos e professor, possibilitando autoconfiança, autoestima, reduzindo o stress e assim contribuindo para o desempenho escolar, sendo de suma importância para ao processo de ensino aprendizagem a disposição física e mental dos alunos. Um dos papeis fundamentais das aulas de educação física, principalmente na atualidade é conscientizar as crianças, adolescentes e jovens, público do ensino infantil, fundamental e médio, a necessidade de buscar uma vida ativa, mediante o sedentarismo que impera no mundo desses jovens e orientarem a terem uma prática de exercício físico correto, para produzir os resultados esperados sem prejudicar a saúde, seja no presente ou na vida futura.

Dessa forma, faz se necessário aprofundar nos conhecimentos sobre a educação física, devido a sua importância na vida do sujeito, embora a sociedade apresente uma educação física voltada para estética, e esse conceito sempre se faz presente no espaço escolar, ou seja, com objetivos distorcidos em relação a disciplina educação física, tornando assim um desafio ao profissional de educação para desmitificar e apresentar uma educação física comprometida com todo o desenvolvimento do ser humano.

Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar a educação física, como promotora de qualidade de vida e fundamental no processo de ensino aprendizagem, por meio de uma referência bibliografia que apresenta as vertentes do ensino de educação física, principalmente na educação infantil, que auxilia no desenvolvimento motor e intelectual das crianças, apresentando valores e atitudes, despertando o senso crítico e a valorização do seu corpo e do convívio em sociedade.

2.  EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO ESCOLAR

A escola tem um papel importante na formação do sujeito, após o contexto familiar, o sujeito é inserido no contexto social por meio do âmbito escolar, é na escola que a criança começa a interagir com outras crianças, que possui um contexto social, familiar e cultural diferente. De acordo com Bracht (1992) mostra que:

A socialização do individuo ou da criança se dá exatamente através da internalização de valores e normas de conduta. A escola é uma das instituições que promove tal socialização. Portanto, o fenômeno da socialização ou a aprendizagem do social também ocorre nas aulas de educação física (p. 74).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (237.1 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com