TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS INFLUÊNCIAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO VOLEIBOL NAS ESCOLAS

Por:   •  16/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DA CIDADE DE SANTA LUZIA[pic 1]

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

TRABALHO DE VOLEIBOL

MÓDULO II

Gilberto Magno Ferreira da Silva

Santa Luzia, junho de 2017

1. INTRODUÇÃO

        O trabalho se refere ao esporte de voleibol e o que ele pode proporcionar aos alunos nas escolas com diferentes práticas pedagógicas.

        Busca-se entender sua relação com os alunos e suas influências nas aulas de Educação Física e na vida dos alunos que o praticam.

        Esse esporte é fundamental e quando trabalhado de forma correta, criam oportunidades para o aprendizado e autoconfiança, eliminando o sentimento de fracasso e medo, fazendo com que todos aprendam a ganhar e a perder, adquirindo o espírito de competidor. Fazendo com que os alunos tenham consciência de companheirismo e de jogo coletivo.

2. HISTORIA DO VÔLEI

        O vôlei surgiu nos EUA no ano de 1895, pelo professor de Educação Física Willian George Morgan, uma época em que o basquete era o esporte predominante. Sendo um esporte muito intenso e de alta intensidade o basquete não era apropriado para um público mais velho. Assim o pastor Lawrence Rinder pediu que se criasse um esporte para as pessoas com mais idade da associação Cristã de Moços.

        Colocou-se uma rede a 198cm do chão e uso-se uma câmara de ar da bola de basquete que era jogada de um lado para o outro. Assim surgiu o Mintonette (nome do Vôlei na época). O esporte ficou ali dentro do ginásio Morgan que ficou responsável por 1 ano e meio até que em uma conferência em Springfield's College com outros Educadores Físicos, o professor  Dr. A.T. Halstead sugeriu que o nome passasse de  mintonette  para VolleyBoll vendo que a ideia do jogo era jogar a bola por cima da rede de um  lado para o outro com as mãos.

         Depois de sair do país e estourar pelo mundo o vôlei se torna um esporte olímpico em 1962 e aparece no cenário olímpico de Tóquio com disputa de 10 países, o primeiro campeão olímpico masculino foi a Rússia e o campeão feminino foi o país sede, o Japão em 1968 .

        O vôlei no Brasil apresenta duas versões através de pesquisas, um lado diz que foi praticado em 1915 no Colégio Marista no estado do Recife e outros dizem que chegou no Brasil entre 1916 e 1917 por iniciativa da associação Cristã de Moços. O que se sabe de fato é que o primeiro clube a trabalhar o vôlei foi o fluminense em 1923. Em 1951 o Clube carioca promoveu um torneio Sul-Americano de vôlei em seu ginásio. Mas o esporte ganhou força quando se cria a Confederação Brasileira de Voleibol, também responsável pelas regras, onde se investiu em cursos e na difusão do esporte. Em 1964 o Brasil estreava junto com a modalidade no cenário olímpico em Tóquio.  

3. O VOLEIBOL NA ESCOLA

        Hoje em dia, os meios de comunicação vêm colocando o vôlei como destaque, fazendo que o interesse por esse esporte fique cada dia mais aguçado em nosso dia a dia, o vôlei sofreu varias alterações ao decorrer de sua história fazendo com que fique agradável ao lazer ou mesmo competições. Sendo um jogo coletivo usando para socioculturalmente promover o lazer e entretenimento dos alunos. Porem tem-se um lado preocupante, o ensino da atividade esportiva na escola sem método apropriado.

        A disciplina de Educação Física no ambiente escolar costuma ser um momento de lazer para os alunos, pois fora das paredes das salas, a relação entre os alunos é mais fácil e desenvolve a capacidade de socialização. O professor deve tomar os cuidados para que não aconteça algum tipo de exclusão, havendo interação e espírito de cooperação, pois o esporte é uma grande ferramenta para desenvolver o espírito coletivo, o vôlei é um esporte ideal para mesclar alunos de diferentes idades e sexos distintos por não acontecer contato direto entre os adversários.  

        O professor com seus conhecimentos práticos e teóricos no esporte deve facilitar o aprendizado dos alunos com seus conceitos psicológicos e biomecânicos, corrigindo e estimulando os alunos antes, durante e depois da atividade.

4. AS INFLUÊNCIAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO VOLEIBOL NAS ESCOLAS.

        

        A prática pedagógica é um planejamento escolar que busca objetivos compartilhados que promovem a educação do aluno, o preparando juntamente com outros meios sociais para sua formação e para o convívio na sociedade em que está inserido, agindo e interferindo nessa sociedade, mudando-a, adequando-a ás necessidades do tempo em que vive.

        Oliveira (1988) em sua definição de política educacional, também evidencia o valor da Educação Física ao colocar que:

“A educação, como processo contínuo e global, deve responder as imperiosas necessidades de formação harmoniosa e equilibrada do ser humano. Nesse sentido, deve-se buscar o desenvolvimento integrado de ações pedagógicas e culturais, aliadas ás práticas de Educação Física e desportos, para que o processo educativo não se restrinja aos aspectos cognitivos, ás disciplinas acadêmicas ou á simples transmissão de cultura”. (OLIVEIRA, 1988).

        Há escolas que consideram a prática desportiva como elemento da aula de Educação física. Nesse caso, o vôlei deve ser inclusivo e estar relacionado com a formação integral do aluno e o trabalho deverá ser interdisciplinar. Mas também há escolas que consideram o vôlei como “treinamento de equipe”, com fins de competição. Já nesse aspecto, o vôlei será seletivo, sempre resguardando o princípio educacional, mas visando as competições esportivas.

        O esporte como “vôlei-educação” interagindo com o “vôlei-participação” é a mais indicada, pois a possibilidade de exclusão de alunos será muito menor, ajudando nossos jovens a terem disciplina, companheirismo, organização, entre outras influências. Fora das paredes das salas, os alunos conseguem uma absorção maior da realidade com práticas das teorias bem implementadas pelo professor, que incentiva e corrige os erros, mostrando que sempre terá um vencedor e um perdedor, assim os alunos vão ganhando um instinto competitivo. Quando o voleibol é entendido e colocado no âmbito da cultura corporal de movimento é trabalhado com os alunos inclusivamente e não deve ser “excludente”, pois todos os alunos têm direito ao movimento, seja ele de qualquer natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (58.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com