TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VOLEIBOL NA ESCOLA: O Esporte de Forma Pedagógica

Por:   •  29/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.760 Palavras (12 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1] PAULO AUGUSTO WEBER

(1132775)

Licenciatura em Educação Física

 

 

   

 

VOLEIBOL NA ESCOLA:

o esporte de forma pedagógica

 

 

Orientador: Prof. Ms. Robinson Luiz Franco da Rocha

 

 

 

 

 

 

RIO CLARO

2014

VOLEIBOL NA ESCOLA.

O Esporte de forma pedagógica.  

 

RESUMO

O presente trabalho visa explorar a prática do voleibol nas escolas como forma pedagógica social sendo incrementado à realidade do aluno e da escola, mostrando sua importância quando usado como prática pedagógica nas aulas de educação física. É defendido no artigo a utilização do voleibol como elemento pedagógico através de uma revisão de literatura. 

Palavras-chave: (voleibol; esporte coletivo; escola).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

O esporte coletivo dentro da grade curricular proporciona vários estímulos aos educandos, como interação social, motivação, coletivismo, sem contar as capacidades físicas desenvolvidas nos praticantes como agilidade, coordenação motora, tempo de reação, além de ser uma ótima ferramenta para combater o sedentarismo.

Porém, mesmo o voleibol sendo o segundo esporte em popularidade em nosso país e sendo o esporte que mais se popularizou nas ultimas décadas com as conquistas internacionais das nossas seleções, o espaço ocupado na mídia, o surgimento de novos ídolos e o sucesso em termos de marketing esportivo, ele é um esporte pouco trabalhado nas escolas (BOJIKIAN, 2005).

 O esporte não é conteúdo único para ser tratado nas aulas de Educação Física, bem como seus objetivos não podem ser direcionados ao rendimento, e sim, para a integração e inclusão dos alunos no desenvolvimento das atividades esportivas, pois todos têm direito a ter acesso á vivência e ao conhecimento do esporte (FINCK, 2010).

 Sem duvida o esporte também promove a saúde, pois quem pratica alguma atividade física tem uma vida mais ativa e menos propícia a adquirir várias doenças, sempre lembrar dos benefícios da atividade física para a saúde.

 O professor de Educação Física deve tomar cuidado para que a prática esportiva trabalhada na aula não seja desmotivadora e excludente aos olhos do aluno, beneficiando apenas os mais aptos e negando alguns valores: éticos, morais, culturais e sociais proposto pela escola.

 Para obter sucesso nas aulas, é preciso que o professor tenha em mente a preocupação de passar todas as informações possíveis de forma a garantir ao aluno um melhor desempenho no aprendizado dos fundamentos básicos do jogo. Também deve conhecer a metodologia adequada desse esporte, para que os alunos obtenham um bom desenvolvimento e a correção imediata dos erros (SANTINI, 2007). Com isso, cabe ao professor mostrar ao seu aluno uma sequencia pedagógica correta de sua postura, com exercícios educativos que auxiliem o aluno na adaptação a esse esporte.

 Entretanto, quando utilizamos o jogo com o intuito de ensinar, devemos trazer ao seu conteúdo elementos que permitam a criança entender para que serve, sendo o professor o mediador desse processo. Ao adotarmos o jogo como ferramenta pedagógica, assumimos o compromisso de recriá-lo constantemente, visando um exercício crítico-criativo, permitindo àquele que participa do jogo conhecer e experimentar tanto o já existente como o que ainda estará para existir (MARTINEZ; GIL, 2003).  

 Brougère (1999) afirma que o jogo é um fim em si mesmo para a criança, porém, para educadores deve ser um meio, pois o jogo educativo é aquele em que a criança age, aprende e educa-se sem saber, por meio de exercícios que recreiam, estreitando a distância entre a criança e a educação.

 Por meio dos jogos, a educação física pode ensinar muito mais do que gestos, técnicas, táticas e outras habilidades específicas. Em nossos dias, deve promover e aperfeiçoar as “habilidades humanas essenciais” (BROTTO, 2001).  

 

         

METODOLOGIA 

 

 

Esse trabalho foi feito através de uma revisão bibliográfica, que segundo SEVERINO (2007), é um levantamento da literatura (artigos, revistas, livros, relatórios de pesquisas, monografias, teses, dissertações) para uma analise de tema escolhido, não sendo uma mera repetição do que já foi dito ou escrito sobre certo assunto, mas propiciando o exame de um tema sob novo enfoque ou abordagem.

Nisso, com o intuito de analisar e discutir pontos de vista de vários autores que publicaram na área, visando mostrar e tornar mais nítida a importância da utilização do voleibol enquanto ferramenta pedagógica no ensino fundamental.

 

DISCUSSÃO E RESULTADOS 

 

HISTORIA E CARACTERISTICAS DO VOLEIBOL

 

O voleibol foi originado de um jogo italiano difundido nos países latinos durante a idade média e que fora levado à Alemanha em 1983, onde ficou conhecido como faust-ball. Dois anos depois o esporte chega a América onde é adaptado e da origem ao volleyball, sendo criado por Willian George Morgan (BIZZOCHI, 2000).

Tendo sofrido diversas alterações ao longo de sua história, o voleibol é provavelmente o desporto que mais modificou suas regras sem se descaracterizar, evoluindo-se e adaptandose às exigências do mundo moderno.  

Inicialmente o jogo era jogado utilizando a câmara de uma bola de basquete e uma rede de tênis elevada a uma altura de 1,98m, possuindo dez regras previamente definidas (BIZZOCCHI 2000).

O ápice da modalidade aconteceu em 1915, quando através de uma resolução os órgãos governamentais recomendam a prática do esporte nos programas de educação física das escolas americanas. Em 1947 é fundada a Federation Internationale de Volleyball (FIVB), sendo que dois anos mais tarde ocorre o primeiro campeonato mundial e em 1964 o voleibol passa a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos (DAIUTO, 1964; BIZZOCHI, 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (178.3 Kb)   docx (79.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com