TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS INTERVENÇÕES PEDAGOGICAS

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.127 Palavras (9 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 9

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

INTRODUÇÃO

O presente estudo é descritivo e visa ampliar os conhecimentos e a reflexão sobre “Intervenção pedagógica e as progressões dos movimentos de atletismo”.  A intervenção pedagógica é uma interferência que um profissional, sobre o processo de desenvolvimento ou aprendizagem. Entende-se que na intervenção o procedimento adotado interfere no processo, com o objetivo de compreendê-lo, explicitá-lo ou corrigi-lo.

Observa-se que é preciso introduzir novos elementos para que o sujeito, pense, elabore de uma forma diferenciada, quebrando padrões anteriores de relacionamento com o mundo das pessoas das ideias.

Sendo que a Educação Física Escolar é entendida como uma disciplina que introduz e integra o aluno na Cultura Corporal de movimento, formando o cidadão que vai reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças, das lutas e das ginásticas em benefício de sua qualidade de vida. (PCNs, 1998).

Percebe-se que o educador deve ter como objetivo principal norteador a Intervenção Pedagógica, como localizar em cada um dos principais eixos temáticos da Educação Física e potencializar seus benefícios humanos e suas possibilidades de utilização como instrumentos de comunicação, expressão, lazer e cultura.

Compreende-se que para a intervenção pedagógica, é preciso enfim levar o aluno a descobrir os motivos para praticar uma atividade física, favorecer o desenvolvimento de atitudes positivas para com a atividade física, levar à aprendizagem de comportamentos adequados na prática de uma atividade física, levar ao conhecimento, compreensão e análise de seu intelecto todas as informações relacionadas às conquistas materiais e espirituais da cultura física, dirigir sua vontade e sua emoção para a prática e a apreciação do corpo em movimento.

Conforme a historicidade as progressões dos movimentos de atletismo é um conjunto de atividades esportivas como a corrida, saltos e arremessos tiveram origem nas primeiras olimpíadas realizadas na Grécia Antiga, tendo progressões amplas e em diversas modalidades.

DESENVOLVIMENTO

Percebe-se que a intervenção deve estar associada às relações sociais e aos efeitos de desenvolvimento, o que implica transformações como a restauração, formação e integração dos indivíduos. Assim a potencialidade pedagógica pode auxiliar na construção de uma discussão acerca da legitimidade do conhecimento, de modo a desenvolver a capacidade crítica do aluno.

Pois no Brasil, o ensino escolar atua conforme especificações das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL; LDB - Lei 9394/96). Paralelamente, foram desenvolvidas propostas educacionais que contemplam as especificações da LBD - Lei 9394/96 e norteiam a atuação dos educadores no âmbito escolar intitulado: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

E de acordo com o PCN (BRASIL, 1996), o conhecimento escolar deve ser aplicado atendendo os pressupostos dos blocos de conteúdos esportivos da Educação Física Escolar que devem ser aprofundados além da perspectiva do esporte, que são esperados das aulas de Educação Física escolar, o Atletismo como promotor de qualidade de vida, lazer e bem-estar.

 O atletismo inserido no contexto escolar, isso é ser utilizado na escola deve ser considerado como o "pré-atletismo", onde, numa primeira fase, faz-se através dos gestos motores básicos correr, saltar, lançar e arremessar; e numa segunda fase, mantêm-se os da primeira, avançando-se para as tarefas que exigem uma maior codificação dos gestos motores básicos, aproximando progressivamente a criança do Atletismo. (COSTA, 1992).

No contexto do atletismo as progressões dos movimentos de atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que teve origem nas primeiras olimpíadas realizadas na Grécia Antiga, isso é nos primeiros jogos olímpicos, realizados em 776 a.C, eram realizadas provas de corridas e arremessos de peso.

Como grande parte das provas de atletismo era realizada em estádios fechados, nestes estádios, existem as demarcações específicas para cada prova e também os equipamentos como, por exemplo, no salto com varas, em algumas competições como, por exemplo, a maratona.

O atletismo possui quarenta e duas modalidades atualmente, sendo vinte e oito olímpicas disputadas por homens e mulheres em campo, ao ar livre ou em espaço fechado, também esta presente em competições olímpicas, nos Jogos Pan-Americanos, são realizados também campeonatos mundiais, regionais e encontros de atletismo.

Observa-se que a corrida de São Silvestre, realizada todos os anos em São Paulo no dia 31 de dezembro, foi criada em 1925, e era inicialmente disputada apenas por brasileiros, porém tornou-se uma prova mundial e popularizou o esporte no país. Evolução e as principais modalidades do atletismo:

A Corrida de pista que é a mais tradicional competição do atletismo e envolve várias provas.  As corridas disputadas em pistas ovais (cada atleta corre numa faixa): 100 metros rasos, 200 metros rasos e 400 metros rasos. As corridas de Meio Fundo (os atletas não precisam ficar na raia): 800 metros e 1.500 metros. As corridas de Fundo (dentro da pista): 5.000 metros e 10.000 metros.

A Maratona (disputada nas ruas): percurso de 42,19 km. Como também as corridas com obstáculos. Isso é são realizadas dentro dos estádios e se dividem em quatro modalidades: 100 metros (feminino), 110 metros (masculino), 400 metros (masculino e feminino) e 3.000 metros (feminino e masculino).

As provas de revezamento são disputadas por grupos compostos por quatro atletas cada. Cada atleta corre um quarto da pista e passa um bastão para o atleta seguinte de sua equipe.

O Salto em distância: o atleta corre numa pista, de no mínimo 40 metros, e deve efetuar o salto antes de uma tábua de 20 cm de largura. Ao cair na areia é feita a medição da distância obtida. Vence o atleta que conseguir o salto com maior distância.

Também o Salto em altura: nesta competição o atleta deve percorrer uma pista (mínimo de 20 metros) e com uma vara saltar por cima do sarrafo (barra horizontal). O atleta pode tocar o sarrafo, porém o mesmo não pode cair. A altura vai aumentando a cada salto positivo. Vence o atleta que conseguir saltar maior altura sem derrubar o sarrafo. Dentre outras modalidades evolutivas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Para concluir este estudo observamos que na Educação Física, as ações empreendidas até então, abrem novas possibilidades e maiores responsabilidades do educador, contribuindo assim para motivá-lo a redimensionar sua prática pedagógica. Pois para o acadêmico do curso de educação física, a relevância das ações empreendidas está na possibilidade de sua participação em atividades educativas, que poderão contribuir para ampliar os conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com