TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PORTFÓLIO

Por:   •  19/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CLARETIANO – REDE DE EDUCAÇÃO

LUÍS FERNANDO MARQUES SOARES

8127308

 POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

PORTFÓLIO - CICLO II

PELOTAS

2021

ATIVIDADE        

  1. Apresente as principais características das políticas educacionais em cada período da história republicana do Brasil.

O período republicano no Brasil teve início em 1889, a partir desta data fica  estabelecido que o ensino superior e secundário ficariam sob responsabilidade da união enquanto que os ensinos elementar e profissional ficariam a cargo do Estado. Na década de 20 junto a uma industrialização em São Paulo surge a Escola Nova onde a educação era vista como uma forma de democratização da sociedade, havia a defesa da escola gratuita como forma de dar oportunidades iguais a todos, o principal idealizador da Escola Nova foi  Anísio Teixeira.

Já na década de 30 começa a se ouvir falar em um plano nacional de educação, com a iniciativa dos educadores do movimento Escola Nova, então em 1934 é criado o CNE e fica a seu cargo elaborar o PNE, porém devido ao golpe de 1937 ele não é elaborado. Na era Vargas fica estabelecida a reorganização do ensino secundário em ginásio (4 anos) e colegial (3 anos), ocorre o incentivo ao ensino técnico profissionalizante e é criado o Ministério da Educação.

Após a queda de Vargas em 1945 fica estabelecido que a educação é direito de todos; a obrigatoriedade e a gratuidade do ensino primário; a liberdade de oferta de ensino escolar à iniciativa privada; e manutenção do ensino religioso nas instituições de ensino. Prevê a possibilidade de legislação própria (LDB). Até enfim chegarmos a constituição de 1988.

 

  1. Apresente as concepções de educação expressas na Constituição Federal de 1988, dos artigos 205 a 214, com uma crítica pessoal ao final.

De acordo com a constituição de 1988 a educação é direito de todos, é através  dela  que serão formados os futuros cidadãos, estando assim preparados para o mercado de trabalho.

São abordados diversos itens  entre os artigos 205 a 214,oque mais chama atenção é quando se fala em igualdade, é através da educação que todos estariam equiparados, afinal oque mais se fala é na igualdade sociocultural, porém na prática nem tudo é feito da forma que deveria, infelizmente a desigualdade ainda prevalece.

  1. Numa forma de síntese, desenvolva os seguintes tópicos:

  1. Retrospecto do processo de tramitação da LDB no Congresso Nacional (Câmara Federal e Senado Federal);

            Logo após a promulgação da Constituição Federal de 1988 (05.10.1998), deu entrada no Congresso Nacional o Projeto de Lei (PL. 1258/88), de autoria do Deputado mineiro Octávio Elísio, (exSecretário da Educação no Governo Tancredo Neves), que à época integrava a bancada do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro).

Este projeto refletia as mais diferentes discussões havidas desde o início dos anos 1980, em diferentes congressos de educação (CBE, ANPED, CNTE, entre outras).

Já em agosto de 1989 surgia o primeiro substitutivo de autoria do Deputado Jorge Hage (PDT/Bahia) que incorporava num só texto, 13 outros projetos. A partir de então foram realizados vários simpósios temáticos com a finalidade de aprofundar a discussão em torno da nova lei da educação.

Em fevereiro de 1990 aparece o 2º substitutivo Jorge Hage, que aproveitou nada mais nada menos, que 978 emendas e mais de 2.000 sugestões originárias de diferentes instâncias da sociedade civil organizada. No Plenário da Câmara, o substitutivo Jorge Hage, em 1991 recebeu 1.263 emendas e em consequência retornou às Comissões da Câmara Federal (Educação, Constituição e Justiça e Finanças).

Em 1992, parlamentares ligados ao Governo Collor de Melo, com apoio do Ministério da Educação, iniciam um processo de obstrução do projeto na Câmara Federal; paralelamente, os Senadores Darcy Ribeiro (PDT/RJ), Marco Maciel (PFL/PE) e Maurício Correia (PDT/DF) dão entrada no Senado Federal de um novo projeto de LDB.

Com a renúncia de Fernando Collor de Mello, o Vice-Presidente Itamar Franco assume a Presidência da República e nomeia para o Ministério da Educação, Murílio Avelar Hingel, que se declara favoravelmente ao projeto da Câmara Federal, que agora tendo como relatora a Deputada Angela Amin (PFL/SC), é aprovado naquela Casa, em 13 de maio de 1993, sendo em seguida encaminhado ao Senado Federal, como determina o ritual processual de uma lei no Congresso Nacional.

No Senado, o projeto será relatado pelo Senador Cid Sabóia, que terá seu Parecer de nº 250, aprovado na Comissão de Educação, em novembro de 1994, portanto, já no final do ano legislativo e do fim do Governo Itamar Franco, que em 1ª de janeiro de 1995, dará posse ao Presidente Fernando Henrique Cardoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com