TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TECNOLOGIAS ALISADAS À EDUCAÇÃO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.859 Palavras (12 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE PARATI/RJ

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA

Lucas Rocha de Oliveira – RA: 2854187882

Alcir Marcos Pereira – RA: 2848224612

Anderson do Espírito Santo – RA: 2848227991

Paulo Henrique Nedina – RA: 1709123509

Mateus Moraes dos Santos – RA: 2807851171

DESAFIO PROFISSIONAL

LÍNGUA BRAISLEIRA DE SINAIS

TECNOLIGIAS ALICADAS À EDUCAÇÃO

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

                                                       PARATI / RIO DE JANEIRO

2015

SUMÁRIO

Introdução                                                                                          3

Desenvolvimento                                                                                 4

Recomendações Finais                                                                          9 

Referências                                                                                          10


INTRODUÇÃO

Este desafio tem em foco sobre a língua brasileira de sinais, a tecnologia na educação e o desenvolvimento pessoal e profissional. De maneira articulada, promoveu a discussão, reflexão e concepção sobre meios de uso tecnológico nos ambientes escolares e não-escolares, a aprendizagem e importância do uso das LIBRAS, e sobre o desenvolvimento profissional e pessoal. Também nos colocamos em devida posição no qual expandimos todos os ângulos visuais, conceitos e debatemos sobre os diferentes meios de ensino, sobre a tecnologia e a mediação entre a vida pessoal e profissional.

A seguir segue o desenvolvimento no qual é dividido em três passos.  

 

DESENVOLVIMENTO

Passo 1

A novas tecnologias aplicadas a área da educação devem ser utilizadas com objetivos específicos, considerar a capacidade cognitiva e a faixa etária dos usuários, as estratégias didáticas e a capacidade de operacionalização. A ONG Esperança conta com ambientes/salas temáticas, que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento de competências e habilidades específicas das crianças e adolescentes e cabe a você propor como será este espaço. Visualize um ambiente/sala temática (brinquedoteca, sala de artes, oficina de música, etc), relacionada a sua área de formação profissional, defina quem serão os usuários, quais tecnologias devem compor este ambiente/sala temática. Justifique sua escolha, as estratégias de uso, os objetivos e especifique como as tecnologias assistivas devem ser utilizadas.

Ambiente/Sala Temática: Auditório

Usuários: Alunos da escola

Recursos Tecnológicos

Justificativa e estratégias de uso

Objetivos

Aplicação de Tecnologias assistivas para surdos

Projetor de Imagem

O aparelho é de custo acessível e tem uma grande extensão de compartilhamento de informações visuais. Para melhor aproveitamento, incluindo caixas de som, assim podendo usar vídeos. Onde também pode se ter aulas agregadas e diversificadas, buscando maior interesse nos alunos, que também podem usar os aparelhos para apresentação de trabalhos escolares.

Poder compartilhar informações em uso coletivo com a ajuda do projetor, onde pode ser ter uma clara visão das imagens, e também passando aprendizagem para um maior número de alunos.

As aulas com essa tecnologia irão passar informações visuais como as próprias imagens e o uso de LIBRAS nas apresentações para pessoas com deficiência auditiva, assim não atrapalhando o aprendizado.

Caixas de Som

As caixas de som possibilita um recurso a mais junto do projetor, oferecendo não só o meio da aprendizagem visual, mas também auditiva.

A função da caixa de som possibilita o uso coletivo e auditivo para aprendizagem nos vídeos escolares. Usando o modo visual e auditivo juntos para ter maior aproveitamento.

O uso das caixas de som será juntamente com o projetor, no qual serão usadas imagens, legendas e a LIBRA, assim o usuário também podendo usufruir do uso coletivo e das atividades propostas.

Passo 2

A ONG Esperança possui uma espaço amplo especialmente destinado para a aplicação de tecnologias nas práticas educativas. Como este ambiente será de uso coletivo, todas as crianças, adolescentes, professores das diversas áreas do conhecimento e demais colaboradores terão acesso aos recursos tecnológicos disponibilizados. Considerando as especificidades de uso deste espaço, desenvolva um texto explicando as razões pelas quais o projeto “Esperança com tecnologias para a educação” vai contribuir para a formação das crianças e adolescentes atendidos pela ONG Esperança. O texto deve ser elaborado em no mínimo 5 mil e máximo de 10 mil caracteres, com espaço.

Esperança com Tecnologia para a Educação

O projeto “Esperança com Tecnologias para a Educação” usará seu espaço e recursos tecnológicos para contribuir com o aprendizado e educação das crianças e adolescentes atendidos pela ONG Esperança, com o objetivo de oferecer para os professores ferramentas e meios de formar aulas dinâmicas, produtivas, críticas e que remeta melhor aos alunos reflexões sobre a temática aplicada pelos professores.

Ao longo do tempo, percebe-se que a tecnologia é algo presente no dia-a-dia dos alunos, nos quais costumam ter aparelhos como celular, tablet, câmeras digitais, aparelhos sonoros, etc. Esses são os alunos da Geração Z, os nativos digitais, no qual são familiarizados com a tecnologia desde pequenos. Ao longo dos anos, desenvolvem uma capacidade que os tornam mais rápidos no manuseio de aparelhos tecnológicos, assim então, usando tal instrumento para ter acesso a milhares de informações em apenas alguns cliques. No entanto, os jovens costumam usar os aparelhos eletrônicos e a internet para si mesmos no uso pessoal, onde compartilham fotos, aproveitam os games e novidades sobre os famosos. Com esse fácil manuseio dos alunos da Geração Z (os alunos nativos digitais), seria um bom meio de encaminha-los para a aprendizagem de acesso rápido e já familiarizado, no qual se encaixa o princípio de maior interesse dos alunos. O essencial é que as aulas obedeçam a uma cadeia de ideias que deixe o aluno orientado em relação ao que está aprendendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (270.9 Kb)   docx (844.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com