TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES INTERDICIPLINARES

Por:   •  15/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 6

1- INTRODUÇÃO

O caminho da Educação Especial no Brasil está retratado dentro dos Paradigmas Teóricos Vigentes e da Política Educacional em vigor dos dias atuais. Antigamente estava pautada no modelo de atendimento segregado e hoje se faz presente na educação Inclusiva que ganhou força graças à difusão da Declaração de Salamanca (UNESCO 1994) que garantiu o acesso de crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais nas escolas regulares e estas deveriam se adequar para atender esses alunos, tornando o ensino inclusivo, combatendo as discriminações e garantindo uma educação para todos.

2 - Faça um resumo em uma lauda (uma página) das principais ideias contidas no texto e destaque quais ideias lhe acrescentaram algum tipo de conhecimento.

A educação especial antes não contemplava as várias possibilidades de desenvolvimento intelectual dos indivíduos. Com o passar dos tempos, a educação especial procurou garantir acesso à escola aos portadores de deficiências, até mesmo aqueles que estavam em hospitais psiquiátricos, no caso dos deficientes mentais, pois suas deficiências eram tratadas por outras pessoas como doenças e não havia investimento nas áreas acadêmicas para esses pacientes.

Nos anos 70 é que houve maior investimento na institucionalização da educação, enfocando no aspecto comportamental, fazendo que acontecesse mudança no paradigma para o modelo educacional. Passou-se a ser dada ênfase no meio em que o indivíduo estava inserido, ou seja, se esse proporcionava condições necessárias para o desenvolvimento do mesmo.

A história da educação especial no Brasil passou a entrar em vigor nos anos 80, onde combateu as desigualdades e instituiu como Filosofia da Integração e Normatização. Desse modo, o modelo segregado passou a ser questionado e buscou alternativas pedagógicas de inserção, principalmente no sistema regular de ensino e este até nos dias atuais continua prevalecendo, auxiliando no preparo dos alunos que vieram das classes e escolas especiais para serem integrados nas classes regulares de ensino. Esse novo modelo de ensino foi muito bem visto, no processo de redemocratização e resultou na transformação das Políticas Públicas e dos objetivos e da qualidade da educação.

A partir disso, entrou em cena o construtivismo de Piaget e Emília Ferrero e o sociointeracionismo de Vigotsk que foram muito viáveis na construção do conhecimento da interação social. A outra vertente teórica está voltada para os aspectos psicossociais e investiga as relações interação social/ marginalização/ socialização que promovem e mantêm a segregação das pessoas com deficiências buscando entendê-las.

3- Elabore um texto de meia lauda apresentando a sua compreensão do texto, podendo tecer seus comentários e/ou críticas ao texto. Caso consulte sites, livros ou revistas (use acadêmicas ou científicas) cite-os de acordo com as normas da ABNT.

Analisando o texto compreende-se que após a difusão da Declaração de Salamanca (UNESCO 1994) que garantiu o acesso de crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais nas escolas regulares, muitas escolas passaram a adequar-se o seu ambiente físico para atender esses alunos, e também começaram a investir na formação de seus profissionais para tornar o ensino inclusivo dentro do ambiente escolar em uma homogeneização garantindo a educação para todos.

Observa-se que a educação especial deixou de ser vista apenas como um modelo médico, ou seja, a deficiência não é mais entendida como uma doença crônica em que não viam o indivíduo como um ser com capacidades que necessitava de um trabalho educacional. E, nos anos 70 o sistema educacional passou a garantir o acesso à escola aos alunos com necessidades especiais.

A inclusão é um desafio permanente nos nossos dias. Nesse sentido, trabalhar na perspectiva da inclusão de forma ampla significa oferecer múltiplas e sempre singulares condições para o crescimento e aprendizagem de cada aluno. É necessário formular políticas de inclusão e projetos político-pedagógico que contemplem a diversidade e incluam as crianças, jovens e adultos considerando as diferenças de todos os sujeitos e as especificidades de suas culturas e aprendizagens, garantindo a equiparação de oportunidades.

4- Faça uma pequena reflexão sobre a função social da escola (Unidade 2 do livro da disciplina de Sociedade, Educação e Cultura) e sobre qual a função da escola na questão da inclusão (escreva de 10 a 15 linhas).

A escola deve ser um espaço para construção do saber e integração do indivíduo na sociedade. Ela foi vista pelo filósofo Emile Durkheim como um ato social, ou seja, foi através dele que a escola deixou se vista como uma forma individualista e passou para uma perspectiva coletiva.

O papel social que a escola executa é favorecer situações de aprendizados aos indivíduos desenvolvendo neles um perfil de agente de integração e transformação social, presente, criativo, responsável, reflexivo e empreendedor, garantindo um futuro aos seus alunos.

Tratando-se da inclusão, a função social da escola para os alunos com necessidades especiais é fazer com que as diferenças sejam presenças harmoniosas e produtivas dentro do ambiente escolar, baseado na homogeneização, facilitam o desenvolvimento dos indivíduos. Ela deve estar preparada para receber esses alunos e garantir uma educação de qualidade para todos.

5- Descreva como se deu a educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com