TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Interdiciplinar

Por:   •  7/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.002 Palavras (9 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


CONTEXTO EMPRESARIAL – ASPETOS RELEVANTES NA FORMAÇÃO DE UMA EMPRESA.

O conhecimento sobre os diversos mecanismos e aspectos que envolvem as organizações se torna primordial para um planejamento eficiente e eficaz na formação de uma empresa. Além de tempo e dinheiro, o empreendedor precisa de preparo, suporte e planejamento.

O primeiro passo na criação de um empreendimento sem dúvida é o planejamento e a delimitação dos objetivos que se pretende alcançar. Em seguida cumpre obter os recursos necessários para transformar os objetivos em realidade, equipando o espaço físico com materiais necessários e empregando funcionários que possuem conhecimento, disposição, habilidades e talento para desempenhar com afinco as tarefas necessárias para o pleno desenvolvimento do negócio.

A estrutura deve estar de acordo com a estratégia e irá refletir como ocorrem as relações funcionais e pessoais da empresa. A direção está relacionada com a hierarquia, o monitoramento e a utilização de instrumentos necessários para guiar, orientar e conduzir as pessoas que compõem o empreendimento em suas atividades. A liderança potencializa a motivação dos indivíduos e grupos através da comunicação, do envolvimento e orientação.

O controle empresarial, por sua vez, irá assegurar que o objetivo planejado seja atingido. A partir da observação, as variações ou desvios poderão ser corrigidos.

Outro fator que interfere diretamente no contexto empresarial, quando se pretende criar um novo empreendimento, compreende o cenário econômico e a realidade financeira que circunda o país. Esses fatores revelam as tendências do mercado e influenciam diretamente no consumo e na aquisição de serviços por parte da população.

No cenário econômico brasileiro, as variáveis que afetam positivamente o mercado acionário são o crescimento econômico, a taxa de câmbio, bem como o desempenho do mercado internacional. Em contrapartida, as variáveis que afetam negativamente o mercado nacional são as altas taxas de juros e o risco financeiro do país.

Mais especificamente, maior atividade macroeconômica, desvalorização do real em relação ao dólar e o desempenho positivo das bolsas internacionais, favorecem o aumento do Ibovespa. Por outro lado, aumentos na taxa de juros domésticos e aumento no risco país provocam queda neste índice. (MEDEIROS E RAMOS, 2004 P.14).

Como se sabe, os juros são rendimentos de uma aplicação financeira, decorrente do atraso de uma prestação ou se trata de quantia paga pelo empréstimo de um capital. Já a inflação, compreende um fator que potencializa o risco país, ocasionando o aumento prestativo e generalizado no valor dos preços. Para conter tais variáveis o país precisa buscar o equilíbrio no balanço de pagamentos, evitando o déficit permanente, de modo a manter suas reservas estabilizadas.

Dentre as variáveis que interferem positivamente no mercado destaca-se o crescimento econômico e a taxa câmbio. O crescimento econômico refere-se à expansão da produção do país de modo a disponibilizar maior quantidade de serviços e produtos à população. O crescimento da produção é medida pelo PIB – Produto Interno Bruto, que representa a soma de tudo o que foi produzido no país.

A taxa de câmbio, por sua vez, consiste em uma operação de troca de moeda nacional por moeda estrangeira ou vice-versa. Na economia internacional utiliza-se o dólar como moeda de referência. Em nosso país, a taxa de câmbio determina quantos reais são necessários para conseguir um dólar no mercado, afetando principalmente a inflação e os preços dentro da economia.

 As matérias primas que negociadas em todo o mundo, como petróleo, milho, soja, arroz, café, por exemplo, tem seus preços determinados em dólar. Ou seja, se há pouca oferta de algum destes produtos, o preço sobe internacionalmente e o mercado brasileiro, mesmo que não afetado por esta queda na oferta, vai reajustar seus valores também.

A indústria é um dos setores mais afetados, se o dólar sobe, os preços dos produtos nacionais ficam mais baratos e os importados mais caros, beneficiando a indústria nacional.

Questionado sobre os principais elementos que sustentam as empresas nacionais, o Presidente do SEBRAE nacional, Luiz Barreto, defende que além do aquecimento da economia brasileira, os principais impulsionadores da sobrevivência das empresas nacionais foram: o avanço da legislação, o aumento na escolaridade dos empreendedores e o forte crescimento do mercado consumidor interno.

Não há como ignorar que, assim como todos os fatores gradativamente relatados, a atuação do profissional contábil também agrega e condiciona o progresso empresarial, diagnosticando problemas, fomentando a produção, dando a visibilidade necessária ao empreendedor na superação de suas expectativas.

A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomada de decisões. Na verdade ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobre maneira para tomada de decisões.

A Contabilidade mede os resultados das empresas, avalia o desempenho dos negócios, traçando importantes diretrizes para as tomadas de decisões.

Há uma preocupação crescente com a qualidade de suas informações, e esta qualidade só pode ser aprimorada com o desenvolvimento de critérios de avaliação do patrimônio e do resultado das entidades, o que permitirá uma adequada mensuração dos eventos econômicos. Essa premissa é fundamental para o entendimento de que a contabilidade, enquanto instrumento operacional é um sistema de informação, avaliação econômica e financeira que tem por objetivo primordial fornecer demonstrações e analises com o propósito de orientar o tomador de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com