TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Construtivista e Interacionista

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.591 Palavras (7 Páginas)  •  1.124 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Disciplina: Didática Geral

Titulo do trabalho:

Abordagem Construtivista e Interacionista.

Conteúdo

Abordagem Interacionista e construtivista 3

Liberdade 3

O Desenvolvimento Motor 3

Signo e Significado 3

Criança e Professor 4

Ab. Interacionista 4

Zona de desenvolvimento proximal 4

Ab. Construtivista 4

BRINCADEIRAS CONSTRUTIVAS E INTERATIVAS 5

AMARELINHA 5

QUEIMADA 5

CABO DE GUERRA 6

PEGA-BANDEIRA 7

DANÇA DAS CADEIRAS 7

Bibliografia 8

Abordagem Interacionista e construtivista.

Liberdade

A criança e sua mobilidade, a grande maioria das crianças são muito ativas por natureza e nos sete primeiros anos de vida elas são muito ativas, brincam, correm não param um minuto se quer, e quando entram na escola todas elas são submetidas a imobilidade (ficarem quietas, sem mexer), o que a escola quer é, que a criança entre em uma sala de aula e fica imóvel, mas... Quem falou que a criança aprende assim? Quieta, Imóvel, em Silencio absoluto? Não seria um primeiro dia de aula muito violento para essa criança?

Ex: pegar um idoso e fazer ele dar 50 pique de 100 metros, algo de ruim vai acontecer não?

Acredito que a criança tem que ter uma aprendizagem com espaço e liberdade, aprendizagem teoria sim, aprendizagem pratica sim isso sim eu posso chamar de aprendizagem real.

Existe um rico e vasto mundo de cultura infantil repleto de movimentos, de jogos, da fantasia, quase sempre ignorado pelas instituições de ensino. Pelo menos até a 4º série do 1º grau, a escola conta com alunos cuja maior especialidade é brincar.

O Desenvolvimento Motor

O Papel da Educação Fisica no desenvolvimento infantil, não pode ser padronizado, porque nenhuma criança é igual a outra, podem ser parecidas mas não igual. A psicomotricidade dedicaram parte de seus trabalhos a descrição dos movimentos que as crianças realizam ao longo de seu desenvolvimento, muitas vezes, contudo, desconsiderando aspectos fundamentais desse desenvolvimento como o cultural e o social. Constato, isso sim, a manifestação de esquemas motores, isto é de organizações de movimentos construídos pelos sujeitos, em cada situação construções essas que dependem, tantos dos recursos biológicos e psicológicos de cada pessoa, quanto das condições do meio ambiente em que ela vive.Boa parte das descrições sobre o desenvolvimento infantil referem-se aos atos de pegar, engatinham sugar, andar,correr, saltar, girar,rolar, e assim por diante. E bem possível que estejamos procurando definir maneiras corretas de movimentação das crianças sem sequer entende-las como seres que vivem em sociedade num determinado mundo. Em relação ao seu papel pedagógico, a Educação Física deve atuar como qualquer outra disciplina da escola e não desintegrada dela.

Signo e Significado

Palavras com duplo sentido para atletas, esses exemplos construtivistas é muito usado, para motivação, informação em atletas: Quebra ele! Sangue no Olho! Pra cima dele!! Cavalo puro sangue- Larri Passos . Com essas palavras e chaves podemos motivar, informar algo para seu atleta.

Criança e Professor

A criança precisa a partir de seu corpo como referencia, saber definir direções, é uma questão de organização espacial e de conhecimento do próprio corpo.O professor tem como obrigação conseguir com que essa criança tenha uma adaptação saudável como o meio de transformação de relacionamento com o mundo, corpo e mente.

O professor deve conhecer o aluno tanto no ambiente escolar como fora, usa dos objetos dos brinquedos no desenvolvimento do aluno. Deve-se usar a própria cultura do aluno para que o ensino no dia a dia seja CONSTRUTIVO. O professor deve ser criativo e aproveitar o Maximo do espaço da escola usar do ambiente, e se identificar o crescer do aluno através das atividades construtivas.

Ab. Interacionista

Desenvolvimento da linguagem e do pensamento tem origens sociais,externas ,nas trocas comunicativas entre aluno e professor .

A fala e o pensamento deve ser estudados sob um mesmo prisma,com a ajuda da fala ,a criança controla o ambiente e o próprio comportamento.

Zona de desenvolvimento proximal

“O que a criança consegue fazer sozinha e o que ela está perto de conseguir fazer sozinha.” (VIGOTSKY APUD FREIRE, p., 2003).

Portanto, identificar e trabalhar esse percurso é o grande papel do professor, segundo Vygotsky.

Ab. Construtivista

Trabalha com a educação física escolar visando a melhora da coordenação motora, física e psíquica do aluno. Desse modo, há a utilização de brincadeiras e jogos lúdicos sempre com uma metodologia de ensino do mais fácil para o mais difícil.

Ex:

Corrida do jornal

Os participantes devem ir colocando jornal por jornal a sua frente com o intuito de alcançar a linha de chegada, a frente dos outros competidores.

Barrigão

Com o jornal apoiado na barriga e as mãos para traz ,o aluno deve correr até a linha de chegada sem deixar o jornal cair.

BRINCADEIRAS CONSTRUTIVAS E INTERATIVAS

AMARELINHA

 COMO BRINCAR

 Desenhe o diagrama com o giz sobre a calçada ou asfalto. O traçado tradicional é um retângulo grande dividido em dez retângulos menores – as ‘casinhas’ – numerados de 1 a 10. Na parte superior do diagrama, faça uma meia-lua e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (138.6 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com