TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARADGIMAS ECOSISTÊMICOS E AS DIMENSÕES CONSTRUTIVISTAS, INTERACIONISTAS, SOCIOCULTURAL, AFETIVA E TRANSCEDENTE

Por:   •  12/9/2019  •  Seminário  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – CAMPUS I

CENTRO DE EDUCAÇÃO

FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

DR. PROF. EDSON CARVALHO GUEDES

DISCENTES: MARIA HELENA AZEVEDO MACEDO & THIAGO HENRIQUE MELO DE SÁ

PARADGIMAS ECOSISTÊMICOS E AS DIMENSÕES CONSTRUTIVISTAS, INTERACIONISTAS, SOCIOCULTURAL, AFETIVA E TRANSCEDENTE.

GRUPO 7 – DIMENSÃO INTERACIONISTA

RESUMO

A teoria construtivista parte da perspectiva da construção da inteligência elaborada por Piaget. Essa construção seria realizada através da interacionismo, teoria ao qual está atrelada. O interacionismo é o meio pelo qual o sujeito aprende através da interação com objeto. Segundo Piaget, o conhecimento não surge sozinho do sujeito e nem do objeto, mas somente através da interação entre ambos. Ou seja, o objeto não transmite conhecimento por si só e o indivíduo não possui ideias inatas ou platônicas que possa aprender sozinho. No entanto, através da ação que o sujeito realiza em cima daquele objeto, é possível conhecer.

Essa interação também pode se dar com outros sujeitos através da troca intelectual nos diálogos, fundamentais ao desenvolvimento do pensar e aprender. Para Vygotsky, o social desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e no processo de construção do conhecimento. O sujeito constrói significados por meio das interações que ocorrem nos processos de mediação quando ele utiliza instrumentos, ferramentas e signos. Para Piaget, os significados são construídos e emergem a partir da interação com o meio constituídos pelos objetos e pelas relações socioculturais.

Portanto, O conhecimento está intimamente ligado à ação e a experiência do sujeito revelada pela atividade que ele desenvolve com os objetos, revelada pelo movimento dialético que ocorre ente equilíbrios e desiquilíbrios, entre reorganizações individuais, coletivas e culturais. Assim, educar, a partir do pensamento ecossistêmico, é configurar um espaço de convivência desejável para que as atividades se desenvolvam.

Vamos interagir...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com