TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO BASEADA NA ABORDAGEM SÓCIO-INTERACIONISTA NO FILME

Por:   •  14/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

        

Mariana Pereira Coutinho

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO BASEADANA ABORDAGEM SÓCIO-INTERACIONISTA NO FILME: “Hoje eu quero voltar sozinho”

        

Petrolina-PE

2018

Mariana Pereira Coutinho

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO BASEADANA ABORDAGEM SÓCIO-INTERACIONISTA NO FILME: “Hoje eu quero voltar sozinho”

Avaliação apresentada à disciplina Fundamentos da Psicologia Comunitária, ministrada pelo Professor Drº Daniel Henrique Espíndula, para a obtenção de nota.

                

Petrolina-PE

2018

Apresentação

O filme “Hoje eu quero voltar sozinho” apresenta um enredo de drama/romance que traz à discussão temas como a homossexualidade e o bullying sofrido por um adolescente com deficiência visual. A cena escolhida se passa nos minutos iniciais do filme e é sustentada no decorrer deste, quando, durante uma aula, o protagonista (Leonardo) é alvo de deboche dos colegas de classe ao fazer suas anotações na máquina para escrita Braille, devido ao barulho que ela causa. A professora tem a atitude de punir os estudantes agressores, repreendendo e mandando um deles para a diretoria. Todo o diálogo deu a entender que esta era uma situação cotidiana e natural, já que não causou surpresa na professora e nos estudantes presentes na sala de aula.

Como se sabe, a escola pode ser compreendida como uma instituição, assim, é importante definir que este espaço, segundo Nasciutti (1996), é “um espaço socialmente organizado no qual se dão as articulações entre os diferentes elementos sociais e os elementos psicológicos... lugar, portanto, de conflito inerente à vida coletiva e à inter-relação entre os indivíduos” (p. 102). Sendo assim, levando em conta a importância que a instituição tem na vida social e na vida individual do sujeito, e, sendo a escola o cenário em que se passam as questões de violência relatadas na cena descrita, é de grande importância que a proposta de intervenção se dê, a princípio, neste local.

Para proposta de intervenção de bullying na instituição escolar, é essencial que todos os atores sociais envolvidos em tal contexto sejam afetados, já que as relações entre indivíduo e instituição não são estáticas, mas se movem em todas as direções (Nasciutti, 1996). Segundo a abordagem sócio-interacionista, que se baseia na teoria de Vygotsky, o conhecimento se dá a partir da interação, na qual os artefatos culturais e a linguagem são transformados a partir da própria atividade dos grupos humanos em interação (Campos, 1996). Sendo assim, para primeira proposta de intervenção, sugere-se a promoção de atividades de discussão, por meio de grupos operativos. O primeiro grupo seria formado por todos os funcionários da instituição, desde os gestores a professores, porteiros e profissionais da limpeza, enquanto outros grupos seriam formados por alunos do colégio, dando preferência à formação de pequenos grupos, o que geraria reflexões e conscientizações acerca da temática do bullying e das pessoas com deficiência. É importante também que hajam rodas de conversa que, em sua metodologia, abarquem todos os atores sociais ao mesmo tempo, já que é essencial que o psicólogo proporcione oportunidades para o diálogo na interação em grupos, pois são nestas situações que novos significados aparecem (Campos, 1996).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (141.2 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com