TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia do Aparelho Motor

Por:   •  28/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso:

Bacharel em Educação Física

Disciplina:

Anatomia do Aparelho Neuromotor

Tutor:

Alexandre Marcucci Miotto

RA:

1138636

Aluno (a):

Edcarlos Santos da Silva

Turma:

DGEB1401FDS1N

Unidade:

01

Atividade da 4ª semana

                Questionário

  1. O que é a posição anatômica e qual sua importância para a disciplina de Anatomia do Aparelho Neuromotor?

A descrição da posição anatômica do corpo humano se dá através de um individuo adulto em posição ortostática (ereta), com os membros superiores pendendo naturalmente pra cada lado, encostados ao tronco, os olhos fixos olhando para o horizonte, com a face e as palmas das mãos e as pontas dos dedos do pé dirigido para frente.    

Conhecer a posição anatômica é importante, pois ela é utilizada como referencia para identificarmos seus planos delimitadores, sendo possível visualizar os planos e eixos do corpo humano.

  1. Quais são os movimentos (ou movimentação) que ocorrem nos eixos anatômicos do corpo humano?

Eixo sagital/anteroposterior: está unido o centro do plano ventral ao centro do plano dorsal. É um eixo héteropolar, pois suas extremidades tocam em porções não correspondentes do corpo humano. É responsável pelos movimentos de abdução e adução.

Eixo longitudinal/craniocaudal: une o centro do plano cranial ao centro do plano caudal. É um eixo héteropolar, pois suas extremidades tocam em poções não correspondentes do corpo humano. É responsável pelos movimentos de rotação lateral e rotação medial.

Eixo transversal/laterolateral: une o centro do plano lateral direito ao centro do plano lateral esquerdo. Este é homopolar, pois suas extremidades tocam em pontos correspondentes do corpo humano. É responsável pelos movimentos de extensão e flexão.

  1. Dê a classificação anatômica e funcional do ombro, cotovelo e punho.

O ombro é anatomicamente composto pelas articulações, esternoclavicular, acromioclavicular e genoumeral, são classificadas funcionalmente como triaxial, o seja que permite movimentos em torno de três eixos (3 graus de liberdade), como flexão e extensão, adução e abdução, e rotação e circundação.

O cotovelo é anatomicamente composto pelas articulações, úmero-ulnar, úmero-radial e rádio-ulnar proximal, que são funcionalmente classificadas como monoaxiais, ou seja, permite o movimento apenas em um eixo (1 grau de liberdade), flexão e extensão.

O punho é composto anatomicamente pelas articulações do radio-ulnar distal e rádio-cárpica, são classificadas funcionalmente como biaxiais, ou seja, permitem movimentos em torno de dois eixos (2 graus de liberdade), flexão e extensão, adução e abdução.

  1. Cite os músculos que formam o manguito rotador e a ação desses músculos.

Músculo supra espinhal fossa supra-espinhal tubérculo maior, abdução do braço nervo supra escapular.
                        Músculo infra- espinhal fossa-infra-espinhal tubérculo maior rotação externa do baço nervo supra escapular.
                        Músculo redondo menor borda lateral tubérculo maior, rotação externa do braço nervo axilar.
                        Músculo subescapular fossa subescapular tubérculo menor rotação interna do úmero nervo subescapular.

  1. O que é um músculo bi articular e monoarticular? Cite exemplo.

Músculos bi articulares: são músculos que atravessam duas articulações, como por exemplo, o reto femoral (musculo que faz parte do quadríceps), tem origem na espinha ilíaca e inserção na tíbia, ou seja, atravessa e movimenta a articulação do quadril e do joelho.

Músculos monoarticulares: são músculos que movimentam apenas uma articulação como, por exemplo, o musculo braquial anterior.

  1. O que é um músculo agonista e antagonista? Dê exemplo.

Músculo agonista: é o musculo ou grupo muscular onde a tensão esta diretamente ligada à execução de um movimento é conhecido como motor principal.

Exemplo: são divididos em motores primários os que participam mais intensamente da execução do movimento, como o bíceps do braço e o bráquio radial em relação à flexão do cotovelo.

Músculo antagonista: é o musculo ou grupo muscular que se opõe ao trabalho de um agonista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (143.6 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com