TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Por:   •  28/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

JAQUELINE MACHADO- RA 1140838

 Bacharelado em Educação Física

 

 3ª ATIVIDADE

ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA

CURITIBA
2014

        [pic 2]

Com base nas leituras realizadas,elabore uma dissertação de no mínimo duas paginas, apresentando a conceituação de humano e suas mudanças ao longo do tempo.

Com base nos estudos podemos dizer que o conceito humano também se trata de um movimento intelectual iniciado, rompendo assim a forte influência da Igreja e do pensamento religioso da Idade Média. O Teocentrismo (Deus como centro de tudo) cede lugar ao antropocentrismo, passando o homem a ser o centro de interesse. O humanismo procura o melhor nos seres humanos e para os seres humanos sem se servir da religião.

O conceito humano oferece novas formas de reflexão sobre a arte, a ciência e a política, revolucionando assim o campo cultural e social, marcando a transição entre a idade média e a idade moderna.

Através de suas obras, os intelectuais e artistas passaram a explorar temas que tivessem algum tipo de relação com a figura humana, inspirados pelos clássicos da antiguidade Greco–romana, como modelos de verdade, beleza e perfeição.

Na definição humana o humanismo representou através de obras, estudos de anatomia e funcionamento do corpo humano. Na ciência houve grandes descobertas em vários ramos do saber, como a física, matemática, engenharia, medicina e outras áreas mais. Isso tudo contribuiu para um levantamento concreto da historia da humanidade. O ser humano estabeleceu os fundamentos ideológicos do renascimento europeu.

O humanismo renascentista surgiu com uma nova postura com relação a doutrinas religiosas, ocorrendo assim um afastamento para que fosse possível uma avaliação mais realista dessas mesmas doutrinas.

Durante o renascimento, o humanismo também foi caracterizado por tentativas de libertar o ser humano da regras rígidas do cristianismo da era medieval, foi ai que nessa época surgiu uma luta contra a falta de claridade medieval, levando assim a criação de um comportamento livre de normas teológicas.

Podemos dizer que os seres humanos optam voluntariamente por viver em grupos, e acabam criando sobre si um estado o qual a função é ordenar a convivência coletiva. Conforme a coletividade evolui, os direitos são reconhecidos e criados, sendo assim a complexidade das relações cresce espontaneamente, entre os direitos essenciais esta a dignidade da pessoa humana, um valor fundamental nos dias de hoje, sem o qual a convivência seria inviável.

Até o momento busco identificar o que basicamente seria a dignidade de uma pessoa, e ai então eu diria que se limito a essa identificação, a razão pela qual não teria como possuir uma definição adequada.

O que posso dizer é que ao longo da vida as pessoas vão adquirindo características, assumindo responsabilidades, o que acaba as diferenciando das outras pessoas.

Podemos dizer que através de uma constituição federal conseguimos a evolução do estagio atual, no qual constam valores essenciais, garantias fundamentais e a estruturação objetivando a paz, a vida, a ordem, a liberdade, a justiça, a harmonia entre as pessoas, a prosperidade, dentre outros pilares muitos direitos foram reconhecidos e assegurados.

Hoje em dia podemos dizer que a corrente que aborda a justiça social, a razão humana e aética não são vistas como alicerces da moralidade e da tomada de decisões. A autonomia funcional o existencialismo, sendo assim a psicologia humanista ensina que o ser humano possui no seu interior um potencial de auto- realização.

Devemos saber que nós humanos somos dotado de razão e inteligência, mas que na maioria das vezes não sabemos usar.

Deus nos deu o mundo, a natureza e semelhantes para vivermos em harmonia, mas muitos por ambição estão destruindo determinados valores pensando assim em um proveito momentâneo, (porque desta vida nada se leva), deixando para as futuras gerações um legado de caos total.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (120.2 Kb)   docx (110.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com