TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise - Libâneo

Por:   •  6/8/2016  •  Artigo  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Análise: Didática – José Carlos Libâneo – Capítulo 06: Os Objetivos e Conteúdos de Ensino.

O autor nos mostra a importância dos objetivos educacionais, conteúdos de ensino e métodos. Os objetivos propiciam uma antecipação de resultados e processos de trabalho entre professores e alunos. Já os conteúdos formam a base da instrução e os métodos, por sua vez, são as formas com que estes objetivos e conteúdos serão ministrados na prática aos alunos.

A prática educacional se baseia nos objetivos por meio de uma ação intencional e sistematizada para oferecer a aprendizagem. Deste modo, os objetivos são fundamentais para determinação de propósitos definidos de acordo com as necessidades dos alunos.  Para a formulação dos objetivos, pode-se considerar três principais referências: valores e ideais (que constam na legislação educacional); os conteúdos básicos das ciências e as necessidades e expectativas de formação cultural. Desta forma entende-se que para a elaboração dos objetivos, o docente deve avaliar criticamente as referências utilizadas e levar em conta essas três referências citadas de forma conjunta e de acordo com a realidade escolar.

De acordo com Libâneo (2006), os objetivos são o marco inicial do processo pedagógico e social. Os objetivos gerais podem ser explicitados a partir de três níveis de abrangência: o primeiro nível é o sistema escolar que determina as finalidades educativas de acordo com a sociedade em que está inserido; o segundo é determinado pela escola que estabelece as diretrizes e princípios do trabalho escolar e o terceiro nível é o professor que concretiza tudo isto em ações práticas na sala de aula. Assim, alguns objetivos educacionais destacam-se como auxiliadores para os professores na elaboração dos objetivos específicos: colocar a educação no conjunto de lutas pela democratização da sociedade; oferecer a todos as crianças, sem nenhum tipo de discriminação cultural, racial ou política, uma preparação cultural e científica a partir do ensino das materiais; assegurar a estas crianças o desenvolvimento máximo de suas potencialidades; formar nos alunos a capacidade crítica e criativa em relação a matérias e sua aplicação; formar convicções para a vida futura; institucionalizar os processos de participação envolvendo todas as partes formadoras da realidade escolar.

Para o autor, as escolas têm como tarefa fundamental a democratização dos conhecimentos, garantindo uma base cultural para jovens e crianças. Desta forma, o ensino dos conteúdos deve ser visto como uma ação de reciprocidade entre matéria, ensino e estudo dos alunos. Sendo assim, não basta somente organizar e selecionar os conteúdos, mas adicionar neles vivências, significados, para que eles tornem-se mais vivos de forma que possam ser assimilados conscientemente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com