TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme Rapa Nui

Por:   •  4/1/2016  •  Ensaio  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  1.487 Visualizações

Página 1 de 5

1) Faça um resumo da história do filme: apresente o contexto histórico, identifique o conflito central do filme e seu desfecho.

Este filme mostra as civilizações antigas que habitavam a Ilha de Páscoa, ele se passa num período anterior a chegada dos colonizadores europeus. O povo da ilha vivia dividido em duas tribos orelhas longas e orelhas curtas. Os orelhas longas eram considerados os ''nobres'', pois eles que impunham as regras e os orelhas curtas eram considerados uma classe escravizada pelos orelhas longas. Um dos integrantes dos orelhas longas se apaixona por uma integrante dos orelhas curtas, no qual era considerado um amor impossível e disperta brigas entre os dois grupos.

Anualmente ocorre uma competição entre os integrantes dos grupos, onde cada tribo escolhe um integrante para representar as clãs, para procurar o ovo de um pássaro, o primeiro que escalasse montanhas, nadasse no mar repleto de tubarões, encontrasse o ovo e retornasse com o ovo intacto, seria considerado o homem pássaro e seria o mais respeitado da comunidade. Um orelha curta ganha o direito de participar da disputa, mas foi imposta uma condição, se ele ganhasse teria a Ramana tambem integrante dos orelhas curtas, como sua esposa, colocando o romance dela e do componente dos orelhas longas em risco, mas se o orelha curta perdesse ele seria sacrificado.

No dia da competição o orelha longa ganha, e como havia sido combinado o orelha curta seria sacrificado, mas o orelha curta lidera uma revolução matando todos da classe superior. Mas o orelha longa consegue fugir, com a ajuda do pai de Ramana e recomeça uma nova vida com ela.

2) Que aspectos da vida econômica, social, política e cultural da atualidade estão expressos no filme? O filme levou a reflexão sobre a vida cotidiana?

A divisão das classes, que eram feitas entre orelhas longas e orelhas curtas, onde os orelhas longas eram considerados os nobres e tinham várias regalias em relação aos outros e os orelhas curtas eram considerados os discriminados e escravizados pelos orelhas longas, pois eram submetidos a uma quantidade muito grande de trabalho e tinham pouca comida, e a classe dos orelhas longas não se importavam com essa intensa discriminação que os orelhas curtas sofriam. Atualmente ainda é comum vermos essa divisão de classes, a maioria de uma população não tem oportunidades e a minoria tem muitas oportunidades de crescer na vida.

A desigualdade social é presente em todos os países, principalmente nos países subdesenvolvidos ou não desenvolvidos, ela é decorrente da má distribuição de renda, a falta de investimento na área social, a falta de educação de qualidade, de melhores oportunidades no mercado de trabalho e também da dificuldade de acesso aos bens culturais e históricos pela maior parte da população, a maioria fica a mercê da minoria que detém dos recursos, o que acaba gerando essa desigualdade. O capitalismo é em boa parte o responsável pelo surgimento dessa desigualdade, a mais valia gera um aumento na taxa de desempregos, pois o desemprego resulta deste maior investimento em capital constante em prejuízo do capital variável.

Antigamente as crenças religiosas eram muito valorizadas, onde tudo que acontecia era obra dos Deuses. Sabemos que desde os primórdios somos atravessados por conteúdos simbólicos constituintes de crenças, costumes, valores e religiões. Na Antiguidade, as religiões assumiam papéis importantes, regulando condutas, ética e moral, legislando, educando, ou seja, cumprindo funções de diferentes instituições que temos hoje. Atualmente a religião manifesta-se através da imposição de uma cultura sobre outra. Todos nós somos responsáveis para que no processo cultural as crenças religiosas, assim como os demais aspectos do processo multicultural se espalhem pelo mundo como verdades universais. Ou seja, o que é pregado deve ser seguido pelos seus membros, sendo assim, respeitadas e difundidas entre aqueles que consideram a religião como parte fundamental para o desenvolvimento humano, enquanto ser social. Hoje também é comum vermos a intolerância religiosa, ela é caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer  e respeitar as diferenças ou crenças religiosas de terceiros. Ela poderá ser originada nas próprias crenças ou ser motivada pela intolerância contra as crenças e práticas religiosas de outras pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com