TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Determinantes Biomecânicos do Movimento Humano

Por:   •  4/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

BIOMECÂNICA

Rodrigo do Vale Ferreira

4° Período / Educação Física

Determinantes Biomecânicos do Movimento Humano

Conceitos da Biomecânica, Breve Histórico e Tecnologia Para a Biomecânica Escolar.

A biomecânica é vista por muitos, como uma disciplina a ser estudada e compreendida por técnicos que lidam com o desporto de alto rendimento ou por profissionais que tenham profundo conhecimento de física e matemática.

Mas se esse entendimento inadequado da biomecânica está presente em diversos setores da Educação Física, e parece que na escola é ainda mais perceptível.

Com isso, a biomecânica é vista por muitos professores como um conjunto de fórmulas matemáticas e de equações que nada acrescentam ao conhecimento necessário para a intervenção profissional dentro da escola. Lentamente essa visão equivocada sobre a biomecânica está sendo modificada.

O conhecimento da biomecânica deve ser considerado relevante não apenas para o professor, mas também para o aluno. A importância desse conhecimento é enfatizada nos Parâmetros Curriculares Nacionais e podem ser classificadas em procedimentais, conceituais e atitudinais.

O conteúdo procedimental é composto pelo conjunto de técnicas, habilidades ou procedimentos que devemos saber executar, ou seja, é um “saber fazer” (FREIRE,1999).

A dimensão conceitual é composta de fatos, princípios e conceitos que devem ser compreendidos, caracterizando um “saber sobre” ensinado na escola. Na Educação Física, esse conteúdo conceitual é composto de conhecimentos sobre o movimento (FREIRE, 1999).

Em sala de aula, exemplos desses conceitos de movimento em que usualmente são empregados blocos apoiado sem mesas, explicações mostrando a relação entre o tempo que um trem demora a encontrar outro ou até a trajetória de uma bala de canhão podem ser muito mais claramente vistos com movimentos esportivos.

Por conhecimentos de natureza atitudinal identificar normas, valores e atitudes que o professor quer ensinar a seus alunos durante as aulas. Esse tipo de conhecimento tem sido relegado a segundo plano nos planejamentos elaborados pelos professores, mas, de forma implícita, está sempre presente no relacionamento    interpessoal que acontece no ambiente de aprendizagem. A forma com o esses conhecimentos aparecem na Educação Física ainda não foi suficientemente estudada. Para que a biomecânica esteja presente como conteúdo da Educação Física na Educação Básica, é preciso que os professores compreendam, valorize e aplique os conhecimentos dessa disciplina.

Não podemos afirmar que o professor não seja competente para utilizar a biomecânica em seu trabalho. No ensino superior, eles podem auxiliar na visualização dos conteúdos de disciplinas como Fisiologia do Exercício, Biomecânica e Aprendizagem Motora, além de possibilitar a iniciação esportiva e o ensino de diferentes esportes. A tecnologia digital, para os nativos digitais, não é vista como algo novo; ao contrário, faz parte do cotidiano e incorporá-la aos métodos educacionais é o mesmo que reconhecê-la como cultura digital. Muitos professores ensinam seus alunos a executar uma habilidade motora e, para isso, recomendam que execute o movimento de forma mais rápida ou pedem que mantenham uma postura que aumente o equilíbrio e estabilidade durante a execução. A biomecânica não é uma disciplina fácil para os alunos de graduação. Muitos reclamam que não têm base de física e matemática e que o docente se perde em equações e em conceitos da física incompreensíveis para o ser humano normal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com