TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Medidas e Avaliações

Por:   •  11/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

DIEGO ROSETTI QUADROS

ATIVIDADE DO PORTFÓLIO 1

Medidas e Avaliação da Atividade Motora professor Evandro Marianetti Fioco

.

                                                          Porto Alegre

2022

1) O que está relacionado a uma boa postura e quais são os fatores que contribuem para os problemas posturais?

A boa postura está associada ao equilíbrio adaptado em todas as articulações, no qual os músculos entram em situações de contração e relaxamento, permitindo um alinhamento dos segmentos corporais, relacionando-se de maneira estática e dinâmica com a força da gravidade. Problemas posturais é o mau hábito: por exemplo, pessoas que mantêm a mesma postura, em pé ou sentadas, por longos períodos de tempo e também por problemas anatômicos.

2) O que você entende sobre postura defeituosa? Descreva com suas palavras após a leitura do conteúdo.

 Postura defeituosa está relacionado a forma que as pessoas acabam compensando, de alguma maneira sua postura, o que provoca um aumento de sobrecarga em determinada região do corpo, por alongamento ou contração excessiva, alterando o alinhamento dos segmentos corporais.

3) Quais são os anatômicos relevantes que possam afetar uma postura correta?

Contornos ósseos (exemplo: hemivértebra), Frouxidão ligamentar, Contração fascial ou musculotendínea (exemplo:

Tensor da fáscia lata), Tônus muscular (exemplo: glúteo máximo, abdômen e eretores da espinha), Ângulo pélvico (normal: 30°), Posição e mobilidade articular e Efluxo e influxo neurogênico.

4) Defina com suas palavras as curvaturas fisiológicas acentuadas e suas possíveis causas que contribuem para que ocorram essas alterações?

A hiperlordose é uma curvatura excessiva da coluna vertebral no sentido anterior, normalmente associada a músculos abdominais fracos e à inclinação anterior da pelve, ocasionando uma protrusão abdominal.

 A hipercifose é uma alteração postural relevante, caracterizada pela curvatura excessiva da coluna vertebral torácica no sentido posterior. A principal causa é a ausência de alongamento nos músculos peitorais, por conta de posturas adotadas no dia a dia ou em treinos.

 a escoliose é um problema postural caracterizado por curvatura lateral da coluna vertebral, tendo como possível causa desequilíbrio muscular, postural, histeria, irritação de raízes nervosas, inflamação ou compensação e posição antálgica, que pode estar relacionada a uma discrepância do comprimento do membro inferior.

5) De que maneira podemos realizar uma avaliação postural? Leia o conteúdo e escreva com suas palavras.

A avaliação da postura pode ser feita mediante uma avaliação visual, em que são analisadas, dentro de uma perspectiva subjetiva, assimetrias dos segmentos corporais: cabeça, ombros, coluna, tronco, tórax, abdômen, quadril, joelho, calcanhares e pés.

6) Descreva com suas palavras como nós, profissionais de educação física, podemos utilizar a Escala de New York e o método Portland State University (PSU).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com