TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Práticas Corporais Alternativas

Por:   •  15/4/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

LICENCIATURA

Disciplina:     Práticas Corporais Não Convencionais e Alternativas

Tarefa: Portfólio (3. Atividade Ciclo 4 - Projeto Prática de Ensino)

Nome: Erica Vanessa Cardoso de Lima

RA: 1148487

Turma:DGEFL2202BHOA4D (Calendário: C1)

Parecer do Tutor:

 Projeto de Prática

a) Descrição do Projeto

Você desenvolverá a Atividade de Prática da disciplina Práticas Corporais Não Convencionais e Alternativas.

Nesta atividade de prática, elabore um Plano de Aula voltado para a Educação Física Escolar (Ensino Fundamental), elegendo um esporte não convencional, fazendo uma breve pesquisa em uma instituição de ensino.

Importante!!

Se achar necessário verifique com seu tutor se o esporte escolhido para elaboração do plano de aula se enquadra no conceito de Esportes Não Convencionais – exemplos: Pique- bandeira, queimada, capoeira, brincadeiras diversas NÃO são esportes não convencionais.

b) Objetivos

Proporcionar ao aluno situações diversas para que pratique a compreensão do ensinar, do aprender, do pesquisar e do avaliar.

Incentivar o aluno a praticar a elaboração de Planos de Aula.

Identificar e apresentar uma ação com o conteúdo: esportes não convencionais.

ETAPA 1

Elaboração de um Plano de Aula que aborde algum conteúdo de uma modalidade de Esporte Não Convencional, com base nas propostas estudadas nesta disciplina. Seu Plano de Aula deverá conter os seguintes itens:

• Título da aula: Conhecendo o Badminton

• Público alvo: Ensino Fundamental

• Objetivos: Introduzir uma nova pratica esportiva, trabalhar o espirito de cooperação e trabalhar o condicionamento físico.

• Materiais ou recursos didáticos (podem ser adaptados ou confeccionados com materiais recicláveis): Material impresso com a história do Badminton para despertar o interesse dos alunos, para que eles tenham informação de toda a trajetória do esporte até a atualidade, as regras e objetivo do jogo.

 Usaremos também a raquete e a peteca, visto que a escola dispõe desse material, todavia, se não houvesse os materiais necessários poderia ser usado cabide de metal e meia fina para moldar a raquete e confeccionar a peteca de tampinhas de garrafa pet e penas.

• Aquecimento: Para o aquecimento iniciaremos com corrida ao redor da quadra, aumentando a velocidade gradativamente, daremos duas voltas; após concluir essa fase, continuaremos a corrida em uma velocidade moderada com os joelhos elevados até fazer uma volta completa, continuar mais uma volta com as mãos para trás, trazendo os calcanhares na altura do quadril até tocar as mãos, fazer 15 polichinelos, rotacione os membros superiores dez vezes para dentro e dez vezes para fora, rotacione os membros inferiores dez vezes para dentro e dez vezes para fora, alternando os lados.

• Parte principal ou desenvolvimento (De forma detalhada). Para a pratica da atividade selecionarei três alunos para cada time; o badminton pode ser praticado entre 2 jogadores adversários na modalidade simples ou entre 4 jogadores na modalidade duplas; porem trabalharemos na escola com trios para trabalhar o espirito de equipe e o máximo de alunos que possa estar em quadra para otimizar o tempo, enquanto os demais observam e vãos opinando sobre o desenvolvimento das partidas. Para iniciar a partida usaremos o sistema de par ou ímpar para indicar qual time irá começar. Com o saque inicial o jogo se desenvolve com diversos movimentos de ataque e defesa. É importante que a peteca não ultrapasse as linhas da quadra pois isto dará pontos ao time adversário, pois a objetivo é fazer com que a peteca caia dentro dos limites da quadra do adversário e defender para que a peteca não caia, um sistema de ataque e defesa. Os sets terminam com 21 pontos, entre o segundo e o terceiro set há um pequeno intervalo. No jogo de badminton, é considerado falta se a peteca encostar no corpo, o jogador encostar na rede, ou ocorrer invasão do espaço adversário. Não é permitido dar dois toques consecutivos na peteca no mesmo lado da quadra, vencerá a equipe que fizer dois sets. Faremos a iniciação ao esporte de forma gradativa e simples com os movimentos básicos, empunhaduras básicas para que com o tempo e a pratica possamos aplicar a vasta gama de táticas que o jogo dispõe.

 A medida que uma equipe vence, vamos mudando os times, para que seja dois times distintos por vez, para que não seja uma competição e sim a pratica entre os alunos, pois o objetivo primário é que o todos os alunos tenham contato com o esporte, mas não descartando uma possível competição entre os alunos da mesma turma e interclasse.

• Volta à calma. Os alunos fazem uma caminhada ao redor da quadra e vai diminuindo a marcha gradativamente até parar, assim que parar faz alongamentos guiados.

• Considerações finais. Para finalizar, como o jogo é bem dinâmico é importante receber um feedback dos alunos com relação a dificuldade, se objetivo da aula foi alcançado, como poderíamos melhorar na próxima aula, se a aula pratica foi satisfatória e passar uma atividade de casa onde os alunos assistam jogos de badminton e tragam na próxima aula algumas técnicas do jogo diferente das que foram propostas na primeira aula.

ETAPA 2

Entre em contato por e-mail, telefone ou preferencialmente de maneira presencial, com um professor de Educação Física que atue ou já tenha atuado no âmbito escolar.

Escolha o profissional priorizando um, no qual você possa ter um diálogo aberto (de fácil acesso).

Após a escolha e concordância do professor, apresente (por escrito, pode ser e-mail) seu Plano de Aula ao professor e faça as seguintes perguntas:

•. Os dados pessoais: nome, número do telefone, e-mail. (Pergunte ao profissional se estes dados podem constar no seu projeto de pratica).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (394.6 Kb)   docx (266.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com