TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividadade de educaçação física

Por:   •  18/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.385 Palavras (14 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6][pic 7][pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

MENEGUSSI JUNIOR, Valdinei Vieira. A importância dos esportes no Ensino Fundamental – Anos Iniciais2018. 15p. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Cachoeiro de Itapemirim-ES, 2018.[pic 12]

RESUMO

o ser humano busca equilibrar seu corpo e sua mente, numa busca dual, para que seja alguém melhor, e, assim, participante e contribuinte de uma sociedade mais justa. Assim, o esporte pode ajudar nessa equilibração por meio de seus conteúdos que trazem regras, respeito às regras, respeito e valorização do outro, habilidade para lidar com sentimentos, emoções, ganhos e perdas, situações que fazem parte do dia a dia das pessoas. Então, é preciso que a prática de esportes dentro da escola tenha, por parte dos professores, um planejamento não somente voltado para a cultura do corpo, do movimento, do equilíbrio, mas como componente constituinte e colaborador da formação cidadã do aluno. Por isso, começar um trabalho consciente desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental é importante para que os alunos entendam o esporte não somente como momento de lazer e, sim, como parte integrante de sua formação.

Palavras-chave: Esporte. Sociedade. Ensino Fundamental. Formação. Cidadão.


SUMÁRIO[pic 13][pic 14]

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        TEMA DO PROJETO        5

1.2        JUSTIFICATIVA        5

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        6

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        7

1.5        OBJETIVOS        7

2        REVISÃO DE LITERATURA        8

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        11

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA        12

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

6        REFERÊNCIAS        14


  1. INTRODUÇÃO

O esporte é um produto da cultura e seu aparecimento acontece quando jogo surge e, somente com sua institucionalização é que ficou assim conhecido, como essa terminologia. Assim, qualquer esporte tem origem a partir de um jogo e, partindo dessa premissa, fica fácil entender o uso de jogos como metodologia para o ensino de esportes. O desenvolvimento da atividade física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é um instrumento importante e essencial para o desenvolvimento integral do aluno. Além disso, a atividade física é tida como elemento indispensável para que o organismo funcione bem, visto que, quando se pratica alguma atividade física, a pessoa desenvolve-se em diversos aspectos, tais como: afetivo, cognitivo e social.

O esporte, então, como manifestação da cultura precisa do incentivo da sociedade para se desenvolver. A escola, como instituição que faz parte da sociedade e como instrumento que forma opinião dos alunos precisa também investir na educação corporal.

Assim, o esporte nas Anos Iniciais do Ensino Fundamental é um conteúdo que necessita de valorização por parte dos educadores da área e das demais, não pode ser visto como momento de recreação ou de passatempo sem utilidade. Para tanto, os profissionais de Educação Física necessitam promover e elaborar estratégias pedagógicas que contribuam e auxiliem no desenvolvimento pleno dos discentes.

É preciso enfatizar, inclusive, que o esporte dá oportunidade aos alunos de desenvolverem habilidades corporais e de realizarem e participarem de atividades envolvendo atividades culturais múltiplas. No contato com o esporte e na prática dele, os discentes podem expressar emoções, sentimentos, pensamentos, assim como participar de eventos de lazer que proporcionem ao indivíduo interação e socialização.

Como se pode notar, a prática pedagógica referente à ministração do ensino de esportes nas escolas para alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental requer mudanças de postura dos professores de Educação Física, que precisa entender sua ação como ato pedagógico, ação promotora de qualidade de vida.

Ao ministrar aulas voltadas para o ensino de esportes, o professor precisa ter ciência de que essa prática é uma ferramenta que possibilita o desenvolvimento de hábitos e rotinas que conduzem os alunos a utilizar, de maneira mais eficaz e eficiente, o intelecto e a criatividade.

O esporte, também, é um promotor da cooperação, da determinação e da capacidade de ser resiliente, de se erguer, encontrar novas formas de vencer os obstáculos e desafios, atitudes imprescindíveis para saber contornar os problemas dentro da escola e na vida.

A ciência moderna revela que as questões de autoconhecimento, autoestima e resolução de conflitos e problemáticas podem ser trabalhados com o ensino de esportes dentro dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Isso acontece devido o fato de que a coordenação motora e as operações cerebrais cognitivas estão ligadas totalmente.

A discussão sobre o potencial esportivo e sua utilidade dentro do meio escolar, dos benefícios que essa prática produz para o desenvolvimento físico, social e afetivo dos alunos tem sido ampla. Todavia, as justificativas para a inserção do esporte dentro do contexto escolar, em muitas situações, acontecem embasadas no senso comum e isso intensifica a ideia de que o esporte ajuda a criança a fazer nova amizades, a sair das ruas, entre outros pensamentos. Para esclarecer melhor o potencial do esporte como ferramenta educacional que contribui para o desenvolvimento global do aluno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (214.8 Kb)   docx (38.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com