TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Portfólio da Disciplina de Esportes de Lutas Professor Ms.

Por:   •  22/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

ESPORTES DE LUTAS

Atividade de Portfólio da Disciplina de Esportes de Lutas Professor Ms.

Evandro Marianetti Fioco, curso da Graduação em Educação Física.

2020

________________

1) De acordo com Breda et al., (2010) a origem das lutas, aconteceu por meio de um processo evolutivo sociocultural e não no desenvolvimento pontual de determinados grupos. Portanto, seu surgimento temporal é muito difícil de descobrir, porém, as necessidades iniciais e evolução com o passar dos anos é possível identificar. De acordo com essa afirmativa, descreva essa necessidade inicial e suas associações com o passar dos anos.

Essa primeira necessidade citada por Breda et al., (2010), foi para a defesa pessoal e dos seus territórios, com os passar do tempo, foi utilizada aprimorar os exércitos para as guerras na Grécia Antiga e no Oriente, já os indígenas usavam com rituais e manifestações sociais, na Europa como exercício físico e jogo. Mostrando assim q a luta foi se diversificando entre as culturas, hoje a luta sendo vivida em todos campos, trabalho, lazer, esporte.

2) O parque indígena do Xingu está localizado as aldeias Kalapalo. Geralmente, na estação da seca, são realizados rituais públicos, que costumam contar com muita música e a participação de membros de outras aldeias e o Ikindene faz parte desses rituais públicos. De acordo com o material estudado, qual é o objetivo do Ikindene?

De acordo com HERRERO e NETO (2006), o objetivo do Ikindene é fazer com que o adversário caia e tocar os pés do outro lutador com as mãos, ganha tem derruba o oponente ou toca nos pés dele.

3) Segundo Tzu (2012), autor do livro A Arte da Guerra, para alcançar a glória e o sucesso, não se pode perder de vistas alguns fatores. Cite e descreva cada um desses fatores.

Com certeza não podemos esquecer desses fatores para conquistar a glória e o sucesso:

* Doutrina: conjunto de pensamentos e crenças, que desenvolvemos que rege nosso modo de viver e morrer, tornando-nos mãos preparados para momentos de dificuldades.

* Tempo: conhecermos bem o tempo, aproveitarmos ele, e usar a nosso favor criando oportunidades.

* Espaço: Atentarmos ao espaço, para ter a noção do longe, perto, alto, baixo. E usar isso a nosso favor.

* Comando: Ter a arte de comandar uma equipe, não desacatar as ordens da sua hierarquia, e fazer essas ordens serem cumpridas, ter consciência de seus deveres e de cada um de seus comandados.

* Disciplina: Entender e obedecer a hierarquia, tratar as pessoas que estão tanto acimo ou abaixo de mim com honra usando assim o princípio da equidade.

4)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com