TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Portfólio da Disciplina de Ginásticas,

Por:   •  9/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.709 Palavras (7 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 7

MARCONDES SANTOS ROCHA

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO CICLO 2

Atividade de Portfólio da Disciplina de Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas professora MS.  Marciana Roberta de Oliveira.

 

VITÓRIA DA CONQUISTA

2018


1-Comente os objetivos dos exercícios físicos ao longo da história do homem. 

Ao longo da história da humanidade percebe-se a presença da atividade física associada à cultura do movimento, os objetivos das atividades físicas sempre estiveram associados a atender as necessidades do homem. Nos primórdios, quando o homem se colocou de pé, e passou a utilizar os movimentos como correr, nadar, saltar, arremessar, movimentos estes utilizados tanto para a busca de alimentos, quanto para fugirem de situações de perigo.

2-Discorra sobre o Método Ginásticos Calistenia e sobre as escolas Alemã, Sueca e Francesa. 

Método Ginástico Calistenia: Corresponde a uma série de exercícios físicos realizados sem aparelhos cuja finalidade pode ser correções pedagógicas e fisiológicas, além de produzir saúde, força e elegância.

Escola Alemã - Teve inicio no século 19, buscava o desenvolvimento corporal de forma saudável, por meio de “bases cientificas” biologia, anatomia e fisiologia.

Escola Sueca- Criado por Pier Henrich Ling, esse método tem por objetivo a saúde do corpo através da ginástica. Com a finalidade de restabelecer a saúde do povo sueco, que estava sendo consumido por doenças como tuberculose, raquitismo e o alcoolismo.

Escola Francesa- Surgiu baseada na ciência e voltada para a vida civil, porém tinha um espírito militar marcante. Além do caráter moral e patriótico, buscava o desenvolvimento da força física, agilidade e resistência.

3-Conceitue ginástica, segundo a obra Ginástica Geral (ISHIBASHI, E. T.; SILVA, A. D., 2013).

A definição de ginástica geral é bem abrangente, pois é caracterizada por um conjunto de manifestações corporais, podendo ser realizado com ou sem o auxilio de aparelhos, cujos objetivos podem ser de cunho pedagógico, recreativo ou competitivo.

4-Abordar o universo da ginástica é a tentativa de caracterizar, mapear e organizar essas práticas, identificando suas peculiaridades, assim como as semelhanças que as tornam parte desse mundo. Segundo Souza (1997, p. 25), é possível fazer uma classificação desse amplo universo a partir de cinco campos de atuação da ginástica. Como são classificadas as modalidades de ginástica atualmente, e quais são os campos de atuação?

São classificadas como modalidades competitivas e não competitivas, sendo dividida em cinco campos de atuação são eles: condicionamento físico, competitivas, terapêuticas ou corretivas, de demonstração e de conscientização corporal.

5-Para Gaio (2006), o universo da ginástica subdivide-se somente em dois grupos: das práticas competitivas e não competitivas. Quais são as modalidades competitivas?

As modalidades da ginástica que são consideradas esportes.

6-Segundo o conteúdo estudado até aqui, o movimento de valorização do esporte nessas aulas toma impulso a partir da chegada do método desportivo generalizado. O método foi criado no Instituto Nacional da França e divulgado por seu precursor, Augusto Listello, que veio ao Brasil dar cursos sobre a técnica, a convite do professor Antonio Boaventura da Silva. De acordo com Listello (apud BETTi, 1991, p. 98), o método tinha quais objetivos?

De acordo com Listello (apud BETTI, 1991, p. 98), o método tinha como objetivos: iniciar, nos diferentes esportes; orientar para as especializações através do desenvolvimento e aperfeiçoamento das atitudes e gestos; desenvolver o gosto pelo belo, pelo esforço e performance, e provocar as necessidades de higiene.

7-Na Unidade 2 do CRC de Ginástica Geral (ISHIBASHI, E. T.; SILVA, 2013) estudamos sobre a escola e os aspectos históricos. Escolha um período histórico mencionado nos textos de Tesche (2002) e Vago (2001) e disserte sobre sua relação com aspectos da atualidade, no que concerne ao ensino da ginástica na escola e fora dela.

Vago (2001), discorre sobre o processo de escolarização da ginástica nos cursos de formação do professorado de Minas Gerais, apresentando à ginástica como um componente curricular tendo como premissa a primeira lei mineira que promove o estabelecimento da ginástica como componente curricular, até o momento da estruturação de programas educacionais voltados para ela.

        Ressalta-se que o programa da cadeira de Ginástica, não ficou restrito à ginástica sueca, pois teve a inserção de atividades lúdicas com jogos, danças e brinquedos infantis já nas classes primárias.

        Percebe-se uma relação entre a prática descrita por Vago e a grade curricular das escolas atualmente, pois elas utilizam de atividades lúdicas corporais, como brincadeiras, esportes, danças.

8-Quais as partes de uma aula de ginástica? Discorra brevemente sobre cada uma delas.

Aquecimento, cuja finalidade é preparar o individua fisicamente e psicologicamente para a atividade que vai realizar.

Parte principal, correspondendo a 4/6 do tempo disponível para a atividade a ser realizada, é a parte mais importante da atividade, pois e durante esse período que os grandes músculos são trabalhados de forma intensiva, aumentando significativamente os parâmetros fisiológicos.

Volta à calma, caracterizada por exercícios de alongamento de pouca intensidade, buscando a desaceleração cardíaca. Neste momento da aula geralmente os exercícios são realizados deitados ou sentados.

9-Conceitue ginástica laboral e hidroginástica.

Ginástica laboral consiste na realização de exercícios físicos como alongamento, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações, realizados no local de trabalho com o objetivo de promover a saúde dos funcionários, trabalhando na prevenção de lesões devidos aos esforços realizados.

A hidroginástica é um tipo de exercício aquático, indicado para pessoas de qualquer sexo ou idade, sendo muito praticada por atletas, gestantes, pessoas que estão abaixo ou acima do peso e pessoas que estão em fase de reabilitação. A prática da hidroginástica promove melhoras na capacidade aeróbica e cardiorespiratória, alem da flexibilidade e do bem-estar para quem o pratica.

10-Conceitue ginástica escolar e indique, segundo o conteúdo estudado, o que é importante para uma aula de ginástica.

Além de possuir uma perspectiva abrangente em todos os níveis de ensino, por considerar todas as fases do desenvolvimento motor e características do processo pedagógico e da cultura corporal dos alunos. Faixa etária, sexo, instalações, tempo disponível, número disponível, número de integrantes, habilidades e atitudes, objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com