TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano

Por:   •  11/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.431 Palavras (10 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 10

GRASIELLI CRISTINA BATISTA DE SOUZA

8014733

PORTFÓLIO 7ª SEMANA

Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina de Fisiologia Humana.

CURITIBA- PR.

2017

Fisiologia Celular

1) As organelas estão no interior das células e são delimitadas por membranas formadas, principalmente, por lipídeos, proteínas e, dependendo do tipo, desempenham diferentes funções. Explique qual a principal função dos: retículo endoplasmático liso e rugoso, complexo de Golgi, lisossomos e mitocôndria.

- Retículo endoplasmático liso: é responsável pela síntese de substâncias lipídicas.

- Retículo endoplasmático rugoso: responsável pesa síntese de proteínas.

- Complexo de Golgi: é onde as substâncias que saem do retículo endoplasmático serão processadas para formar os lisossomos, vesículas secretórias e outros componentes citoplasmáticos.

- Lisossomos: são organelas que contem enzimas hidrolíticas responsáveis pela quebra de estruturas celulares danificadas, partículas de alimentos ingeridos pela célula e materiais indesejados.

- Mitocôndria: organela onde ocorre a biossíntese aeróbia de ATP

2) São quatro tipos de transporte que ocorrem na membrana celular. Cite quais são, explique cada um e dê exemplos de substâncias que são transportadas em cada tipo de transporte.

- Difusão Simples: processo que não inclui gasto energético no qual as moléculas transitam através da membrana celular. Ex: água, gases, moléculas pequenas.

- Difusão Facilitada: também não inclui gasto energético, porém para a passagem das moléculas pela membrana, é necessário um canal proteico. Ex: glicose e aminoácidos.

- Osmose: transporte apenas de água do meio de maior concentração para o de menor concentração. Também é considerado um transporte passivo. Ex: água.

- Transporte ativo: responsável por regular o sódio e potássio entre os líquidos intra e extracelular, e para manter a polaridade das células excitáveis gera gasto de energia e necessita de um transportador específico. Ex: íons cálcio, sódio e potássio, ferro, cloreto, etc.

3) O potencial de ação é uma alteração na voltagem da membrana celular diante de um estímulo. É através dos potenciais de ação que os sinais nervosos são transmitidos por toda a membrana da fibra. Para a condução do impulso nervoso, esse potencial de ação deve percorrer toda a fibra nervosa. Quais as fases do potencial de ação? Explique cada uma.

Despolarização: ocorre quando o potencial da membrana está em -70mV (repouso), então um estímulo chega tornando a membrana celular permeável aos íons sódio. Com a entrada do sódio na célula, a polaridade torna-se neutra, chegando em 0, ou ocorrendo a inversão de cargas fazendo com que a célula fique com cargas positivas.

Repolarização: após o aumento da permeabilidade da membrana, os canais de sódio fecham-se e de potássio se abrem, ficando a membrana mais permeável ao potássio, existindo um excesso de carga positiva, e com a difusão dos íons potássio para fora da célula a polaridade se restabelece.

Hiperpolarização: ocorre devido à grande atividade da bomba de sódio e potássio. Com o excesso de sódio no interior da célula, a bomba trabalha eficientemente para restabelecer o equilíbrio, enviando íons de sódio para fora e íons de potássio para dentro da célula. A hiperpolarização dura até a bomba de potássio e sódio voltarem ao seu ritmo normal.

4) Mais de 40 substâncias neurotransmissoras já foram descobertas. Quais as mais conhecidas? Para responder, divida em: neurotransmissores periféricos e neurotransmissores centrais.

Neurotransmissores periféricos: Acetilcolina, Adrenalina e Noradrenalina.

Neurotransmissores centrais: GABA, Glutamato, Glicina, Serotonina, Substância P, Encefalinas, Hormônios Peptídicos.

Sistema Nervoso

1) O Sistema Nervoso Central (SNC) é capaz de realizar inúmeras atividades complexas. Qual é a sua função básica? E quais as suas funções superiores?

Ele tem como função básica receber informações sobre as variações externas e internas e produzir respostas por meio dos músculos e glândulas. Suas funções superiores incluem: memória (capacidade de armazenar informações e, depois, resgatá-las), aprendizado, intelecto, pensamento, personalidade.

2) A organização do Sistema Nervoso (SN) pode ser classificada, morfológico e funcional, em três vias. Quais são estas vias? Explique cada uma.

Vias aferentes: trazem as informações ao SNC.

Vias eferentes: vias que levam a resposta que foi elaborada pelo SNC ao órgão responsável pela resposta, podendo ser um músculo ou uma glândula;

Vias de associação: analisam as informações, armazenando-as como memória para elaborar os padrões de respostas ou as respostas espontâneas.

3) A manutenção do equilíbrio corporal é de responsabilidade do cerebelo e é devido a ele que ações complexas podem ser executadas. Quais são estas ações? Por que isso ocorre?

Andar de bicicleta, tocar violão. Ocorre pois ele é responsável por captar as informações sensoriais que chegam ao cérebro.

4) Uma diferença entre os nervos simpáticos e parassimpáticos é a secreção de hormônios pelas fibras pós-ganglionares. Os neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso parassimpático secretam qual substância? E, por isso, como é chamado? E qual substância o Sistema Nervoso Simpático secreta? E por isso, como é chamado?

Os neurônios pós-ganglionares secretam acetilcolina, sendo chamado de colinérgicos.

Do Sistema Nervoso Simpático é secretado noradrenalina, sendo chamado de neurônios adrenérgicos.

5) A parte responsável pela análise dos estímulos internos e externos ao organismo é o Sistema Nervoso Sensorial. Essas informações são utilizadas para atender quais funções?

Essas informações atendem a percepção e interpretação, controle do movimento, regulação de funções de órgãos internos e manutenção de consciência.

6) O que é fadiga sináptica? Por que ela é importante?

É um meio que o Sistema Nervoso permite que uma reação nervosa desapareça para dar lugar a outras, e se faz importante pois através dela o excesso de excitabilidade do cérebro durante uma convulsão epilética pode ser finalmente superado para que acabe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (132 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com