TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano

Por:   •  25/3/2020  •  Dissertação  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

Kervelin Nascimento Souza

        ATIVIDADE – CICLO 2

Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina Comunicação e Linguagem, sob a orientação da Profª. Drª. Amanda Raiz.

Feira de Santana –BA

2020

 Texto é a ciência que estuda a linguagem verbal humana tanto escrito como oral, na parte sociocomunicativa a relação de se comunicar com outras pessoas ou grupos ao seu redor é muito importante e  tem a função de interagir de diferentes jeito tanto na fala quanto na postura e isso vai de acordo com as pessoas e com a região onde ela se encontra e isso acontece devido ao processo sociocultural.

A textualidade é o que caracteriza um texto, não existiria um texto se não fosse os principais conceitos que o define ,por isso é tão importante ler e analisar o que irá ser dito para que  possa ser  cumprido os sete fatores que são os responsáveis pela textualidade.

Para podermos ter uma análise completa do que é um texto temos que entender por completo como são esses fatores que contribuem para a textualidade e são sete fatores que contribuem e o primeiro é a coerência que é a harmonia que constitui um texto, relacionando, organizando e interpretando informações como opiniões,fatos e argumentos no ponto de vista de cada um, o segundo é a coesão responsável pela construção de argumentações, o terceiro é a intensionalidade o que faz um discurso coerente que é capaz de satisfazer o objetivo do texto, o quarto é a informatividade que é o grau de formalidade de um texto quanto mais previsível menos informativo será, o quinto é a aceitabilidade que diz respeito a expectativa de quem está lendo se é útil e relevante, o sexto é a situacionalidade e diz respeito à adequação do texto em uma situação e o sétimo é a intertextualidade é a relação entre textos,, pois ao produzirmos um texto, deixamos nele, marcas de outras leituras como referência de sites,livros e autores.

Referências:

COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Disponível em:
_TEXTUALIDADE.pdf>. p. 1-5.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com