TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano

Por:   •  14/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

        ATIVIDADE DO PORTIFÓLIO

Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina Comercio Exterior

BELO HORIZONTE – MG.

2018

Barreiras Tarifárias – Basicamente ocorre uma taxação dos produtos importados.

Uma das desvantagens é o preço final dessas mercadorias, que sofrerá um aumento onde poderá diminuir o interesse do consumidor por elas. Com aumento do preço nasce também a limitação as importações, com aumento das limitações nasce Falta de competitividade a nível internacional que acarreta pouco crescimento. A indústria nacional é desestimulada a melhorar os seus produtos, ou seja, nasce a falta de inovação, com a baixa competitividade forma-se um monopólio onde poderá ter abusos no preço.

As vantagens das Barreiras Tarifárias é que protegem alguns sectores domésticos das concorrências externas, fazendo com que haja o renascimento, nascimento e crescimento das indústrias locais. E serve também como fonte de arrecadação de receita, onde serão utilizados em prol da população. Permite a redução de desemprego nacional no curto prazo e aumenta o consumo de produto local.

Barreiras não tarifárias – São consideradas qualquer tipo de mecanismo ou instrumentos de política econômica que acabam por influência mercado internacional sem o uso do mecanismo tarifário. Um exemplo disso são as cotas de importação, que é um        limite de quantidade de mercadoria importada. Também as barreiras técnicas.

Uma das vantagens é que podemos manter o controle do que entra na nossa nação, seja para defender a sociedade como um todo, seja por questões de segurança nacional, pela prevenção contra práticas enganosas, para garantir a saúde das pessoas de animais ou plantas, entre outros. É o caso da proibição da entrada de carne produzida onde haja alguma epidemia animal, como já ocorreu com a carne bovina brasileira após a descoberta da febre aftosa em algumas regiões do país.

Uma das desvantagens é que em alguns casos não há clareza quanto ao que pode e o que realmente não pode ser importado. Tornando as proibições muito subjetivos, podendo levar ao erro. Um exemplo disso é restringir um produto alegando a não importação por base científica, criando, assim, uma barreira fitossanitária. Mas o que exatamente quer dizer essa base cientifica?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com