TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BASES FISIOLÓGICAS E SOCIOLÓGICAS DO MOVIMENTO HUMANO

Por:   •  2/9/2017  •  Resenha  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivo:

• Descrever os conceitos de Kleos, Areté, Aristoia e Agôn.

• Demonstrar a influência do dualismo nas relações existentes entre mente e corpo.

Descrição da Atividade

1. Analise as frases motivacionais a seguir e que são utilizadas para estímulo à prática esportiva. Logo depois, selecione aquela que melhor exemplifica o conceito de ágon ou areté e justifique sua escolha.

2. Leio o texto “Corpo ativo e Filosofia”, produzido por Silvio Gallo e, logo depois, redija uma síntese apresentando as abordagens que o autor identificou como defensoras do corpo ativo e as abordagens que não realizam essa defesa. Ao fazer sua síntese, apresente uma citação oriunda desse texto na qual o autor justifica o seu posicionamento a respeito desse tema.

Resolução:

1. Escolhi o Areté pelo fato de sempre buscarem uma excelência e a necessidade de realizar as função. Achei a frase que melhor define a Areté é “Algumas pessoas querem que isso aconteça. Algumas desejam que isso aconteça. Outras fazem isso acontecer”, pois a Areté busca sempre uma melhor excelência e a necessidade de alcançar seus objetivos.

2. Nesse primeiro capítulo do livro consiste em falar por meio da filosofia para auxiliar no pensamento do corpo ativo. Segundo Gallo os estudiosos voltaram desde os antigos gregos para estudar e entender a forma de pensar sobre o corpo e a sua atividade. O corpo vem sendo estudado pela filosofia desde a sua origem, estudando o pensamento sobre o corpo e as formas de vive-la. Nessa mesma época os guerreiros precisavam ser fortes e belos para o combate, pois eles gostavam de disputar para mostrar o seus belos corpos.

Já o filósofo Aristósteles, desenvolveu uma teoria, a do hilemorfismo, onde afirmava que forma e conteúdo não poderiam ser separados pois um complementava o outro. Aristoteles preocupava muito com as gestantes, para não ficarem ansiosa, alimentar-se bem, exercitar o corpo mantendo a tranquilidade não só para ela mas para a criança também. Sempre recomendava para as mães a pratica de atividade física para as crianças mas sem exceder do limite.

Platão é muito bem conhecido no mundo dos filósofos e era um atleta que cultivava o corpo. Ele sempre foi muito bem influenciado por Sócrates e lançou uma linha de pensamento que contribui para a separação de corpo e alma. Segundo Platão o ser humano é formado por um corpo, no caso porção de material e por uma alma, que seria pertencente ao mundo ideal, para ele teria que ser a junção do corpo e alma para a realidade distinta.

Em termos psicológicos Platão afirmou que a alma possuía três temperamentos no qual o ser humano se enquadra, sendo um de caráter concupiscível onde as pessoas tomam decisões através do desejo; uma de caráter irascível onde a predominância é para o lado emocional e por ultimo o caráter racional quando a alma superior predomina e caracteriza pessoas que agem pela razão.

Platão segue uma tradição no qual deve-se educar o ser humano antes mesmo do seu nascimento(pré-natal) e após o seu nascimento, onde o primeiro ato seria a nutrição do bebê. E quando as crianças já estão um pouco mais desenvolvidas começam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com