TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BASES FILOSÓFICAS E SOCIOLÓGICAS DO MOVIMENTO HUMANO

Por:   •  14/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

BASES FILOSÓFICAS E SOCIOLÓGICAS DO MOVIMENTO HUMANO

Campinas

2017

BASES FILOSÓFICAS E SOCIOLÓGICAS DO MOVIMENTO HUMANO

Trabalho apresentado a Disciplina de , Bases Filosoficas e Sociologas do movimento humano,Docente Especialista Silas C. Teixeira, no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.

Campinas

2017

[pic 2]

Agon neste conceito  é aquela pessoa que  a todo momento esta ultrapassando e vencendo desafios, com um ideal de estar sempre se superando a si mesmo com ideal de sempre ir além do que estava determinado.Arete para os Gregos você tem que se superar sendo o melhor guerreiro possível.Ou seja, na pratica fisica você passa a superar e consequentemente passando obstáculos na medida de suas possibilidades cada dia se aprimoramdo na pratica fisica .E com isso a pessoa passa desenvolver  Arete você passa a ser um portador da  Aristeia,ou seja, sendo um dos melhores.Esses ideias busca  desenvolver e se aprimorar, como seu corpo fosse sua excelência.E com isso consegue o Kleos a gloria o renome de modo que o seu nome não seja esquecido.

Corpo ativo e filosofia

Na Grécia antiga os Gregos acreditavam que quando o indivíduo ao morrer sua alma saia do corpo em forma de borboleta.

Desde a antiguidade via uma questão de se entender se a alma humana era algo do organismo humano ou se era algo fora dela.Dando-se o nome de monismo e dualismo.

Platão então defendia que existia e num outro patamar a alma,ou seja,o mundo das idéias,como era chamado por ele e essas “ideias” essas “almas”ascessava o corpo através da cabeça.Se o corpo é imperfeito e mortal ,cumpre então que exercitemos a alma ,de modo a aproximarmos cada vez mais dessa perfeição que esta para além do fisico.

Arístoteles dizia que a alma esta dentro so ser humano.Alma e ser humano são á mesma coisa defendia (Monismo).Atribuia as questões de sentimentos,funcionamento do controle humano ao coração que é a teoria cardicentrista.Ele afirmava que a alma era resultado do funcionamento do corpo.Ou seja,quando o corpo humano morria a alma não existia.

Para Arístoteles á atividade fisica deve ser feita de forma consciente sem excesso e não de forma automática para evitar problemas e danos ao corpo fisico.

Ambos por vias distintas afirmavam a importâcia da saúde do corpo para o bom pensamento.

Para que facilite a compreesão sobre as abordagens a favor do corpo ativo.Pensar é dançar.O autor deixa claro que vivemos em um tempo onde não temos o autocontrole do nosso corpo,nos rendendo aos processos de hipercontrole,seja em aspectos físicos,fisiológicos,estéticos e tecnológicos.

Deparamos com abordagens que são conta o conceito de corpo ativo,principalmente no tempo medieval,com a alta do cristianismo,onde o corpo era visto como um pecado,prisão da alma e quanto menos ativo melhor,permitindo suas atividades somente para fins espirituais,ou seja,para aproximar o corpo da realidade espiritual.Na era moderna o ser humano foi dividido em duas partes:O corpo (matéria externa) e a Alma (substancia pensante),com a ideia de que o corpo era comandado,apesar de defender a ideia de que o corpo precisava ser ativo e estar sempre em “movimento”. Um trecho retirado do texto nos ajuda a justificar as informações: “Resistência a educação que recebemos,prática disciplinar e biopolitica de controle que nos leva ao corpo superexcitado,supermalhado,hiperativo.Eis os desafios para o corpo ativo nesses tempos hipermodernos ( Silvio Gallo,Seculo XXI: A era do corpo ativo,2015,pag.22). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (254.6 Kb)   docx (76 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com