TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases Filosóficas e Sociológicas do Movimento Humano

Por:   •  10/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Centro Universitário Claretiano

Curso de Graduação em Educação Física

ATIVIDADE 1

Auto Rosa do Nascimento Neto

RA - 1142276

BELO HORIZONTE

2017

[pic 2]

Centro Universitário Claretiano

Curso de Graduação em Educação Física

ATIVIDADE 1

Trabalho apresentado a Disciplina de Bases Filosóficas e Sociológicas do Movimento Humano, Docente Especialista Claudemir Gonçalves de Oliveira, no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.

BELO HORIZONTE

2017

1) Analise as frases motivacionais a seguir e que são utilizadas para estímulo à prática esportiva. Logo depois, selecione aquela que melhor exemplifica o conceito de ágon ou areté e justifique sua escolha.

A frase escolhida foi: “Vencer não é tudo mas fazer todo possível para isso é”.

Na minha opinião essa frase representa melhor os conceitos de ágon e/ou areté, pois esses conceitos falam sobre a disputa e competição agonística onde o que mais importa para o competidor é seu melhor desempenho, ou seja, é a busca da afirmação da excelência humana e seu aprimoramento.

2) Leia o texto “Corpo ativo e Filosofia”, produzido por Silvio Gallo e, logo depois, redija uma síntese apresentando as abordagens que o autor identificou como defensoras do corpo ativo e as abordagens que não realizam essa defesa. Ao fazer sua síntese, apresente uma citação oriunda desse texto na qual o autor justifica o seu posicionamento a respeito desse tema.

Quando se fala em corpo ativo nos dias de hoje onde tudo é comércio é bem diferente e divergentes dos tempos. A definição de corpo passou por épocas e em desenvolvimento. Corpo hoje nesses tempos hipermoderno, onde tudo é mercadoria, tudo é aceleração, servem para reflexão de acordo com as palavras do filósofo Francês Gilles Lipovestsky, onde a vivência do corpo numa época em que práticas cirúrgicas como a redução de estômago, a lipoaspiração e outras intervenções corpóreas (dietas rigorosas e treinamentos exagerados), revelam a ditadura do padrão único de beleza presente em nossa sociedade. Não podemos esquecer que o corpo não está interligado a essa série de coisas, a essas transformações que vem acontecendo com a evolução do tempo e das sociedades. Cada sociedade e cada cultura criam seus próprios padrões em relação ao seus corpos, destacando determinados atributos em detrimento de outros e criando seus próprios padrões.

O filósofo Aristóteles criou a teoria do Hilemorfismo, uma teoria onde que a forma e conteúdo não podem ser compreendidos separadamente, que soma e psique (corpo e alma) são aspectos distintos, mas inseparáveis. Para este filósofo todos os seres vivos possuíam alma que estariam presentes as funções de nutrição, reprodução e sensitivas. “[...] todas e cada uma dessas faculdades só são possíveis na relação da alma com o corpo” (GALLO, 2006, p.12). Para Aristóteles a alma está diretamente ligada à vida, “aquilo que tem alma tem vida e vice versa”. Aristóteles já defendia os cuidados com o corpo desde quando as crianças eram recém nascidas. Se preocupava com uma boa alimentação e exercícios físicos moderados para as mulheres durante a gravidez e na prescrição do que deveria ser ensinado às crianças. Aristóteles criticava muito o modelo espartano onde as crianças eram submetidas a prática de ginástica excessiva desde a infância, com objetivo único de formar guerreiros fortes e viris. Aristóteles ressaltava a importância dos exercícios, desde que estes fossem realizados com cuidado e sem exageros para não causar danos à criança. Assim “[...] é importante que o corpo esteja ativo e para isso devemos ser educados desde a infância” (GALLO, 2006, p.14).

Outro filósofo de suma importância foi Platão, definiu o ser humano a partir do inteligível da alma e o sensível do corpo. Onde o primeiro condiz à realidade ideal, captada pelo intelecto e o segundo à realidade captada pelos sentidos, mundo da fragilidade, composto de matéria dado as imperfeições, à corrupção. Platão afirma que o ser humano é composto por um corpo, pedaço de matéria corruptível fadado ao desaparecimento; e por uma alma perfeita e eterna (GALLO, 2006). Segundo Platão, a sociedade deveria ser organizada a partir das diferenças entre os dois mundos. O interessante dessa organização sugerida por Platão, é que assim como Aristóteles, ele pensou no cuidado com as crianças antes mesmo de seus nascimentos. Em Platão também havia características de um corpo ativo. “[...] o processo educativo começa antes mesmo do nascimento, com cuidados pré-natais, e após o nascimento o primeiro ato educativo é a nutrição do bebê.” (GALLO, 2006, p.16).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com