TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BASES FILOSOFICAS E SOCIOLOGICAS DO MOVIMENTO HUMANO

Por:   •  18/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Bases Filosóficas e Sociológicas do Movimento Humano

Tarefa: atividade do ciclo 1

Nome: Raimundo Nonato Pereira Sales

RA: 1146604

Turma: DGEFB1401BAPA0S

Parecer do Tutor:

Descrição da atividade

Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:

1). Analise as frases motivacionais a seguir e que são utilizadas para estímulo à prática esportiva. Logo depois, selecione aquela que melhor exemplifica o conceito de ágon ou areté e justifique sua escolha.

2) Leio o texto “Corpo ativo e Filosofia”, produzido por Silvio Gallo e, logo depois, redija uma síntese apresentando as abordagens que o autor identificou como defensoras do corpo ativo e as abordagens que não realizam essa defesa. Ao fazer sua síntese, apresente uma citação oriunda desse texto na qual o autor justifica o seu posicionamento a respeito desse tema.

[pic 2]

Respostas:

1) Escolhi a frase número 2, pois nela está embutida um dos conceitos de Areté que é “superação, o aperfeiçoamento de si mesmo ou de uma situação”.

2) Vivemos em uma era de “superexposição” de tudo, onde a cada vez mais padronizamos a beleza, estética e, quase tudo vira objeto de marketing ou mercadoria, como falar de um corpo ativo sem relaciona-lo ao mercado onde a beleza pode ser comprada em centros de estética e clinicas?

Vários filósofos abordaram o tema do corpo ativo desde a origem da filosofia, muitos acreditavam que um corpo ativo, sadio, forte, era separado da alma, enquanto outros não acreditavam que um não poderia dissociar do outro.

Aristóteles pensava que a alma é aquilo que anima o corpo, ou seja, um completa o outro, o corpo executa o movimento, mas, isso só é possível, pela ação da alma.

Sendo assim, Aristóteles já corroborava com visão de um corpo ativo, pois o corpo é necessariamente um local de atividade, o que garante o dinamismo da vida.

Em sua obra A política, Aristóteles disse sobre a importância da atividade corporal na educação das crianças, e faz as seguintes recomendações:

(...) há dois tipos de hábitos, uns apaixonados, ou provindos da sensibilidade, outros intelectuais. E, assim como o corpo é gerado antes mesmo da alma, a parte carente de razão o é, igualmente, antes da razoável. Isto se observa pelos rasgos da cólera, pelos desejos e pelas vontades mostradas pelas crianças tão logo nascem. Mas o raciocínio e a inteligência só lhes vêm naturalmente com a idade. Convém, portanto, dar as primeiras atenções ao corpo, as segundas aos instintos da alma, recorrendo-se, todavia, ao intelecto ao tratar dos apetites e a alma, ao tratar do corpo.

(1991,p.50)

Platão também faz alusão a um corpo ativo, quando diz que devemos exercitar o corpo, antes mesmo da alma, de forma que isso possa exercer controle racional sobre ele.

Em sua última obra, As leis, Platão dá muita importância a educação no processo de construção social e, nessa educação o cuidado com o corpo sempre está em evidencia.

Seguem a seguir, trechos que confirmam tal importância.

Quando dizemos que a nutrição correta tem que ser decididamente capaz de tornar corpos quanto almas em todos os aspectos os mais belos e melhores possíveis falamos, presumo, imbuídos de verdade? (...) E suponho que, tomando o mais elementar dos aspectos, os corpos mais belos devem já dá mais tenra infância se desenvolverem com a maior normalidade possível? (...), Mas nós sabemos, não é mesmo, que quando o crescimento ocorre rapidamente desacompanhado de muito exercício adequado produz no corpo males incontáveis? (...) E que corpos que recebem o máximo de alimento requerem o máximo de exercício.

(Platão 1999, pp. 275-276

Já Descartes acreditava no dualismo, ou seja, corpo e alma separados, e para ele não fazia sentido a ideia de um corpo ativo, no máximo, um “corpo ativado”, que é movido, mas que não se move por si mesmo, o que de alguma forma nos remete a atitude contemporânea de tratar o corpo como “vitrine viva”, ou seja, tudo pode ser moldado de acordo com padrões impostos pela sociedade.

O trecho a seguir relata esse pensamento:

Alguns padres da Igreja estabelecem uma distinção, pelo menos no que se refere ao ser humano, entre corpo e matéria. Os mais influenciados pela tradição platônica e neoplatônica viram na matéria uma espécie de “mal”, muito afastado, se não infinitamente afastado, do “Ser”. O corpo humano, em contrapartida, pode ser transformado e, no limite, “transfigurado”. São Paulo falara (1 Cor. 15, 44) do “corpo espiritual”, não submetido à matéria. Essa noção de corpo espiritual foi objeto de especulação por parte de muitos teólogos cristãos. A maioria dos escolásticos concebeu o corpo como uma matéria formada, ou in-formada. O corpo é união de matéria e forma. Alguns falaram da corporeitas – corporeidade – como uma forma, ainda que uma forma “acidental”. (Ferrater Mora 2000, p. 584)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (338.4 Kb)   docx (516.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com